Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Aluno Especial


Juntamente com o formulário, disponível abaixo, preenchido e com todas as assinaturas solicitadas apostas, o aluno especial deverá incluir:

- Cópia do Diploma de Graduação;

- Cópia da Carteira de Identidade e CPF;

- 01 foto 3 x 4;

- Declaração de matrícula, se for pós-graduando da UNESP ou UNICAMP.

Para o aluno especial se matricular em disciplina, é cobrada uma taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) por disciplina. Caso o aluno se matricule em mais de 1 (uma) disciplina no semestre, a taxa será cobrada por disciplina. 

Não haverá devolução do valor pago, se o aluno solicitar o cancelamento de matrícula. Se ocorrer indeferimento da matrícula, o valor correspondente será devolvido ao interessado.

  • Alunos das Universidades Estaduais Paulistas ficam isentos da cobrança de taxas para matrícula em disciplinas.
  • Alunos de outras unidades da USP devem ser matriculados como alunos regulares.

* * * * * *

Do Aluno Especial

Art. 57 – Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP.

§ 1º - Os alunos especiais terão direito a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela CPG.

§ 2º - A aceitação do aluno especial deve ser aprovada pela CCP, ouvido o docente responsável pela disciplina.

§ 3º - A critério do orientador, poderão ser aproveitados créditos em disciplinas cursadas na condição de aluno especial, nos 36 meses anteriores à data da matrícula inicial como aluno regular.

Art. 58 – Podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP, desde que sejam encaminhados por orientadores credenciados em Programa de Pós-Graduação da USP e que estejam participando de atividades de iniciação científica.

Parágrafo único – Os créditos assim obtidos, nos últimos 36 meses, poderão ser computados no conjunto necessário para a obtenção do título de Mestre ou Doutor, desde que o aluno seja admitido, após aprovação no processo seletivo, em um desses cursos.