Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Apresentação

Departamento de Ciências Farmacêuticas

A missão do Departamento de Ciências Farmacêuticas, DCF, é congruente com a missão maior da FCFRP e desta Universidade, que é a formação de profissionais da saúde capacitados para enfrentar os desafios de um mundo globalizado, em constante transformação e em um grau de reciclagem nunca antes visto pela humanidade. Assim, propõe-se propiciar aos alunos não somente conhecimentos técnico-científicos voltados para os aspectos multidisciplinares das Ciências Farmacêuticas, envolvendo as áreas de assistência farmacêutica, farmácia magistral, biotecnológica aplicada à farmácia, indústrias farmacêutica e cosmética, mas, também, desenvolver o pensamento crítico, habilidades e competências que os capacitem ao sucesso como profissionais da saúde, bem como, valores éticos que os tornem cidadãos plenos. Além disso, a grande demanda de profissionais para atuarem na área de saúde, desde o desenvolvimento e produção de insumos, medicamentos e demais produtos médicos, até o seu uso por meio da Assistência e Atenção Farmacêuticas, exige que estes profissionais tenham uma formação ampla, generalista e humanista. Destaca-se também a missão de formação de Mestres e Doutores, com especial atenção na área de Fármacos e Medicamentos, para exercerem suas competências de ensino e pesquisa em Universidades de todo o País e do exterior, coordenar projetos de inovação/incorporação tecnológicas na área de Pesquisa & Desenvolvimento de Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas, bem como atuar em Agências Regulatórias, desta forma, atendendo parte da enorme demanda da sociedade. Não menos importante é a missão deste departamento, delegada pela própria sociedade, que é a produção e a divulgação de conhecimentos científicos prioritários à saúde da população por meios das pesquisas desenvolvidas pelos docentes, não docentes e discentes do DCF.

O DCF conta com 32 docentes ativos, sendo 05 professores titulares, 13 professores associados, 14 professores doutores e 37 servidores técnico-administrativos, sendo 04 secretárias e 33 técnicos de laboratório, dos quais 24 possuem formação de nível superior e os demais de nível médio.

O Departamento possui uma grande diversidade de pesquisas dentro das Ciências Farmacêuticas, representada pelas suas atividades de pesquisas em química farmacêutica, farmacognosia e produtos naturais, tecnologia de cosméticos, desenvolvimento e controle de qualidade de sistemas de liberação e nanotecnologia farmacêutica e biotecnologia farmacêutica. Na área de química farmacêutica, desenvolvem pesquisas no planejamento, síntese ou semissíntese de fármacos e a avaliação de suas atividades in silico. Na área de farmacognosia e produtos naturais, são realizadas pesquisas em botânica de plantas, extração, isolamento, identificação e avaliação biológica de produtos naturais e de biotransformação por fungos endofíticos. Em tecnologia de cosméticos, são realizadas pesquisas de desenvolvimento, estabilidade e avaliação de produtos cosméticos com ênfase em estudos de eficácia clínica por técnicas de biofísica e de análise de imagem da pele. No desenvolvimento e controle de qualidade de sistemas de liberação, pesquisam em sistemas de liberação e métodos analíticos, e atualmente com grande avanço na área de nanotecnologia. Há significativa produção científica em biologia molecular, enzimologia e biotecnologia industrial e o Departamento vem investindo na contratação de novos docentes para a implementação da área de Biotecnologia e Biofármacos. Novas linhas de pesquisa em ciências farmacêuticas também têm crescido no DCF, nas áreas de Gestão de Inovação Farmacêutica e de Assistência Farmacêutica.

Dois docentes do Departamento foram contemplados com três prêmios Capes de Melhor Tese na área de Farmácia, o que comprova sua excelência em pesquisa.