Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Central de Espectrometria de Massas de Micromoléculas Orgânicas (CEMMO)

A Central de Espectrometria de Massas de Micromoléculas Orgânicas (CEMMO) do Departamento de Física e Química da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto é equipada com 5 espectrômetros de massas utilizados para pesquisa e ensino bem como disponível para a obtenção de dados pelo setor produtivo, dois desses equipamentos foram cedidos pela FAPESP através de projetos multiusuário (EMU – Processos: 04/09479-8: ion trap e 2009/54098-6: MALDI-MS). Os outros foram auxílios individuais a pesquisa junto a FINEP (convênio FUSP 222708: GC-MS), um pelo CNPq (INCT_if: Single TOF) e um auxílio Temático FAPESP (2009/51812-0: LC-MS/MS).

A partir de Janeiro de 2016 o acesso a central passa a ser custeado pelos usuários (ver tabela de preços abaixo). A solicitação das análises deverá ser realizada ao técnico responsável. O pagamento poderá ser realizado diretamente na tesouraria da FCFRP-USP ou preferencialmente através de depósito/transferência bancária na conta da unidade - Banco do Brasil, Agência 1964-X, Conta-corrente 130.005-9, Titular FCFRP/USP. Os recibos de comprovação de pagamento para prestação de contas serão fornecidos pela tesouraria da FCFRP-USP.

Além de fornecer análises rotineiras de espectrometria de massas, o laboratório de espectrometria de massas é também o local de desenvolvimento de aplicações avançadas e análises não muito usuais. Todos os dados obtidos são elucidados pelos usuários externos não sendo autorizado a qualquer membro da central analítica fornecer a interpretação dos resultados e/ou identificação estrutural. Dentre os 5 Espectrômetros de Massas existentes, 3 deles são de Alta Resolução sendo 2 equipados com fontes de ionização electrospray (ESI) e um com fonte de MALDI. Também possuímos um equipamento de ionização por elétron (EI) para a análise de constituintes voláteis. Todos os equipamentos estão configurados para

trabalharem com substâncias de baixa massa molecular (inferior a 2000u).


        



Serviços da Central:

Ionização por el

etronspray

Dados de ESI-MS podem ser realizados com baixa ou alta resolução. Por favor, selecione seu interesse específico antes de submeter a amostra junto com o arquivo específico.
As amostras devem estar livres de sais e detergentes, solúveis em água ou em um solvente volátil tal como metanol ou acetonitrila. Solventes polares tais como DMSO ou DMF não são permitidos.

 

Espectrometria de Massas de Alta Resolução (HRMS)

Este serviço é tipicamente usado para pequenas moléculas. Para análises de rotina o analito deve possuir massas na faixa de m/z entre 50-2000, bem como formar íons em solução. Esses requisitos são essenciais tanto para os sistemas de Time of Flight (TOF). Caso não se enquadre nestes quesitos, favor contatar o Prof. Norberto Peporine Lopes pelo e-mail: npelopes@fcfrp.usp.br.

 

Cromatografia Líquida acoplada a Espectrometria de Massas (LC-MS)

Este serviço permite acesso aos equipamentos com analisador TOF ou “Ion Trap” (quando fragmentações são requeridas), acoplados com um sistema de cromatografia líquida de alta performance. Este análise é normalmente aplicada para análises de extratos brutos de metabólitos. Os analisadores acima não permitem estudos quantitativos seguros, portanto não desenvolvemos protocolos de quantificação. Para outro uso específico favor contatar o Prof. Norberto Peporine Lopes pelo email: npelopes@fcfrp.usp.br.

 

 “Matrix Assisted Laser Desorption Ionization” (MALDI):

Apesar deste serviço ser tipicamente utilizado para peptídeos, proteínas intactas ou outras macromoléculas, o sistema adquirido foi configurado para trabalhar com moléculas de baixa massa molecular. Para análise de proteínas favor entrar em contato com o laboratório de Química de Proteínas da FMRP. Solventes polares tais como DMSO ou DMF não são permitidos.

Ionização por elétron

Dados de EI-MS podem ser realizados em nossa central apenas em baixa resolução através de inserção direta ou através de sistema de cromatografia em fase gasosa. Por favor, selecione seu interesse específico antes de submeter a amostra junto com o arquivo específico.
As amostras devem ser termoestáveis e voláteis, solúveis em diclorometano ou em um outro solvente volátil. Solventes polares tais como Metanol, DMSO ou DMF não são permitidos.

 .

 Como submeter amostras

Dados de rotina de HRMS para compostos estáveis (procurando por dados de formula molecular de um único composto) podem ser diretamente submetidos para nossa central analítica após preenchimento do formulário específico (abaixo). Para outros serviços recomenda-se o contato antes da submissão das amostras para orientações quanto à necessidades científicas especiais. O contato pode ser pelo telefone +55 16 3315-4168 ou +55 16 3315-0319.

* Tabela de preços encontra-se em anexo junto com o formulário de encaminhamento

Colaboradores Técnicos:

Isabel Cristina Casanova Turatti (email: izcristu@usp.br)

Jacqueline Nakau Mendonça (email: jacquelinenm3@gmail.com)

José Carlos Tomaz (email:jctomaz@usp.br)


Infraestuturas relacionadas

Centro de Excelência de Quantificação e identificação de lipídeos

 


CLIQUE E BAIXE OS ARQUIVOS

Nome do Arquivo Tamanho Download
Formulário de Análise de Espectrometria de Massas - PDF 59,6 KB
Formulário de Análise de Espectrometria de Massas - 42,9 KB
Tabela de Preços 2016 - atualizada em 28/04/2016 16,8 KB