Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - CEQIL

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) - USP estabeleceu em 2016, o Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - (Ceqil), em colaboração com a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, em laboratório associado a CEMMO coordenada pelo Prof. Dr. Noberto Peporine Lopes, seguindo determinação da FAPESP. Assim, o Ceqil é uma instalação (facility) bi-institucional que permite o acesso de pesquisadores ao uso do equipamento Nexera-TripleTOF® 5600+ (LC-MS/MS), que é um equipamento sofisticado e de alta performance para a realização de pesquisas na área de lipídios. Tal equipamento está instalado na sala 430, bloco 5, do Departamento de Química da FFCLRP-USP; enquanto que a sala Pré-Analítica para purificação e preparação de amostras, e a Sala de Bioinformática, para o tratamento dos dados obtidos no Espectrômetro de Massas estão nas salas 93 e 93A, do terceiro andar do Bloco S da FCFRP-USP. Estas três salas foram adaptadas e/ou equipadas com a reserva técnica o EMU-2015/00658-1, de modo a criar um ambiente propício para realizar todos os passos necessários para quantificação e identificação de lipídios. O sistema de LC-MS/MS foi solicitado como EMU vinculado ao projeto Temático “Novos Aspectos Funcionais dos Eicosanoides” (processo n. 2014/07125-6), coordenado pela Profa. Dra Lúcia Helena Faccioli, tendo como vice-coordenador o Prof. Dr. Luiz Alberto Beraldo de Moraes. No Ceqil temos como colaboradores técnicos responsáveis o Dr. Carlos A. Sorgi e a Ms. Alyne Fávero Galvão Meirelles, ambos da FCFRP-USP.

A utilização do equipamento é aberta preferencialmente aos docentes e alunos de pós-graduação da FCFRP e demais unidades da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a disponibilidade de horários, a utilização poderá ser expandida a outros usuários externos, como docentes e alunos de outras instituições de ensino e pesquisa, além de laboratórios diversos, empresas ou industrias interessadas. O acesso é realizado perante pagamento (conforme Formulários e Tabelas de Valores anexadas) na tesouraria da FCFRP- USP. Deve-se ressaltar que todos os dados obtidos serão analisados pelos usuários externos, não sendo autorizado a qualquer membro da central analítica fornecer a interpretação dos resultados.

Comitê Gestor Superior do Ceqil:

Profa. Dra. Lucia Helena Faccioli – FCFRP-USP - Presidente.
Prof. Dr. Luiz  Beraldo de Morais – FFCLRP-USP – Vice Presidente
Prof. Dr. Jonas A. R. Paschoal – FCFRP-USP
Profa. Dra. Priscyla D. Marcato Gaspari – FCFRP-USP
Profa. Dra. Elaine Del Bel Guimarães - FORP-USP

Comitê de Usuários do Ceqil:

Profa. Dra. Lusiane Maria Bendhack – FCFRP-USP
Profa. Dra. Vania L. D. Bonato - FMRP-USP
Prof. Dr. João Santana da Silva – FMRP-USP
Profa. Dra. Alexandra I. de Medeiros – FCF-UNESP
Profa. Dra. Raquel Fernanda Gerlach – FORP-USP

Trabalhos publicados:

1. High-Resolution Multiple Reaction Monitoring Method for Quantification of Steroidal Hormones in Plasma.
Peti APF, Locachevic GA, Prado MKB, Moraes LAB, Faccioli LH.
J Mass Spectrom. 2018 Mar 1. doi: 10.1002/jms.4075.

2. Dormant 5-lipoxygenase in inflammatory macrophages is triggered by exogenous arachidonic acid.
Sorgi CA, Zarini S, Martin SA, Sanchez RL, Scandiuzzi RF, Gijón MA, Guijas C, Flamand N, Murphy RC, Faccioli LH.
Sci Rep. 2017 Sep 8;7(1):10981. doi: 10.1038/s41598-017-11496-3.

Dados depositados em repositórios

Banco de dados MetaboLights em estudo identificado pelo código MTBLS641 e link de acesso http://www.ebi.ac.uk/metabolights/MTBLS641. Autoria: Sorgi CA, Peti APF, Moraes LAB e Faccioli LH.

Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e 14
às 17h.

Calendário de horários disponíveis para uso do sistema Nexera-TripleTOF® 5600+(LC-MS/MS)

Agendamento e Informações: Entrar em contato com o Dr. Carlos A. Sorgi pelo telefone (16) 3315-9219 ou pelo e-mail ceqil@fcfrp.usp.br

Para obter maiores informações sobre estrutura e propriedades dos lipídios o site
http://www.lipidmaps.org/ pode ser consultado.

CLIQUE E BAIXE OS ARQUIVOS

Nome do Arquivo Tamanho Download