Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - CEQIL

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) - USP estabeleceu em 2016, o Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - (Ceqil), em colaboração com a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, em laboratório associado a CEMMO coordenada pelo Prof. Dr. Noberto Peporine Lopes, seguindo determinação da FAPESP. Assim, o Ceqil é uma instalação (facility) bi-institucional que permite o acesso de pesquisadores ao uso do equipamento Nexera-TripleTOF® 5600+ (LC-MS/MS), que é um equipamento sofisticado e de alta performance para a realização de pesquisas na área de lipídios. Tal equipamento está instalado na sala 430, bloco 5, do Departamento de Química da FFCLRP-USP; enquanto que a sala Pré-Analítica para purificação e preparação de amostras, e a Sala de Bioinformática, para o tratamento dos dados obtidos no Espectrômetro de Massas estão nas salas 93 e 93A, do terceiro andar do Bloco S da FCFRP-USP. Estas três salas foram adaptadas e/ou equipadas com a reserva técnica o EMU-2015/00658-1, de modo a criar um ambiente propício para realizar todos os passos necessários para quantificação e identificação de lipídios. O sistema de LC-MS/MS foi solicitado como EMU vinculado ao projeto Temático “Novos Aspectos Funcionais dos Eicosanoides” (processo n. 2014/07125-6), coordenado pela Profa. Dra Lúcia Helena Faccioli, tendo como vice-coordenador o Prof. Dr. Luiz Alberto Beraldo de Moraes. No Ceqil temos como colaboradores técnicos responsáveis o Dr. Carlos A. Sorgi e a Ms. Alyne Fávero Galvão Meirelles, ambos da FCFRP-USP.

A utilização do equipamento é aberta preferencialmente aos docentes e alunos de pós-graduação da FCFRP e demais unidades da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a disponibilidade de horários, a utilização poderá ser expandida a outros usuários externos, como docentes e alunos de outras instituições de ensino e pesquisa, além de laboratórios diversos, empresas ou industrias interessadas. O acesso é realizado perante pagamento (conforme Formulários e Tabelas de Valores anexadas) na tesouraria da FCFRP- USP. Deve-se ressaltar que todos os dados obtidos serão analisados pelos usuários externos, não sendo autorizado a qualquer membro da central analítica fornecer a interpretação dos resultados.

Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e 14
às 17h.

Agendamento e Informações: Entrar em contato com o Dr. Carlos A. Sorgi pelo telefone (16) 3315-9219 ou pelo e-mail ceqil@fcfrp.usp.br

Para obter maiores informações sobre estrutura e propriedades dos lipídios o site
http://www.lipidmaps.org/ pode ser consultado.

CLIQUE E BAIXE OS ARQUIVOS

Nome do Arquivo Tamanho Download