Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - CEQIL

 

       A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) - USP estabeleceu em 2016, o Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - (CEQIL), em colaboração com a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP. Assim, o CEQIL é uma instalação (facility) bi-institucional que permite o acesso de pesquisadores ao uso do Nexera-TripleTOF® 5600+ (LC-MS/MS), que é um equipamento sofisticado e de alta performance para a realização de pesquisas na área de lipídios e metabólitos. Tal equipamento está instalado na sala 430, bloco 5, do Departamento de Química da FFCLRP-USP; enquanto que a sala Pré-Analítica para purificação e preparação de amostras, e a Sala de Bioinformática, para o tratamento dos dados obtidos no Espectrômetro de Massas estão nas salas 93 e 93A, do terceiro andar do Bloco S da FCFRP-USP. Estas três salas foram adaptadas e/ou equipadas com a reserva técnica do EMU-2015/00658-1, de modo a criar um ambiente propício para a realização de todos os passos necessários para quantificação e identificação de lipídios e metabólitos. O sistema de LC-MS/MS foi solicitado como EMU vinculado ao projeto Temático “Novos Aspectos Funcionais dos Eicosanoides” (processo n. 2014/07125-6), coordenado pela Profa. Dra Lúcia Helena Faccioli, tendo como vice-coordenador o Prof. Dr. Luiz Alberto Beraldo de Moraes. No CEQIL temos a Dra. Viviani Nardini Takahashi como técnica responsável e o Dr. Carlos A. Sorgi como especialista colaborador, ambos da FCFRP-USP.

A utilização do equipamento é aberta preferencialmente aos docentes e alunos de pós-graduação da FCFRP-USP e demais unidades da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a disponibilidade de horários, a utilização poderá ser expandida para outros usuários externos, como docentes e alunos de outras instituições de ensino e pesquisa, além de laboratórios diversos, empresas ou industrias interessadas.

Em geral, para obtenção de dados são necessárias três etapas:

1.   Purificação e preparação das amostras;

2.   Injeção das amostras no equipamento Nexera-TripleTOF® 5600+ (LC-MS/MS);

3.   Análise dos dados obtidos por bioinformática.


Os dados brutos (.wif) serão entregues em CD ou DVD (fornecidos pelo usuário) mediante pagamento. Não é permitida a utilização de pen drive ou outros dispositivos de armazenamento de dados USB. O pagamento será realizado através da quitação de boleto bancário gerado pelo CEQIL com os dados previamente fornecidos pelo usuário, como por exemplo, nome, CPF e dados de projetos (CNPq, FAPESP, etc). 

É importante ressaltar que os dados adquiridos serão mantidos em nossos computadores por 2 (dois) meses após a entrega dos resultados e as amostras extraídas serão mantidas em freezer -80oC por 1 (um) mês. Após isso, os dados serão excluídos e as amostras descartadas.

Para envio das amostras e solicitação de qualquer análise é obrigatório o preenchimento do formulário I (clique aqui para baixar Formulário I). Não receberemos as amostras sem o formulário I corretamente preenchido.

O CEQIL disponibiliza as seguintes análises:

1)           Quantificação absoluta de eicosanoides, sendo eles: LTB4, 6-trans-LTB4, 20-OH-LTB4, LTC4, LTD4, 11-trans-LTD4, LTE4, LXA4, RvD1, RvD2, TXB2, PGB2, PGE2, PGD2, 15-keto-PGE2, 20-OH-PGE2, PGD2, PGJ2,15-deoxi-PGJ2, 6-keto-PGF, PGF, 19-OH-PGB2, PGG2, maresina, 5-HETE, AA, 5-oxo-ETE, 20-HETE, 5,6-DIHETE, 12-HETE, 8-HETE, 11-HETE, 12-oxo-ETE, 12-oxo-LTB4, 15-oxo-ETE, 11,12-DIHETRE, 14,15-DIHETRE, EPA, DHA, 15-HETE, 5,6-DIHETRE. Para solicitar essa análise, preencher Formulário II, além do Formulário I.

2)           Identificação e quantificação relativa por MS/MSall das classes de lipídios: PA, PC, PE, PG, PI, PS, CL, DGPP, MMPE, DMPE, PIP, PIP2, PIP3, CDP-DAG, NAPE, EE, ME, FFA, CE, CER, SM, HEX-CER, CER-P, CER-PE, IPC, DAG, MAG, TAG, MGMG, DGMG, LCB, OAHFA, GM, GD, GT. Para solicitar essa análise, preencher Formulário III, além do Formulário I.

3)           Quantificação absoluta de hormônios esteroidais, sendo eles cortisol, cortisona, corticosterona, 11-dehidrocorticosterona, progesterona, aldosterona. Para solicitar essa análise, preencher Formulário IV, além do Formulário I.

4)   Quantificação absoluta de fator de ativação de plaquetas (PAFS) e endocanabinoides, sendo eles AEA, 2-AG e PAF. Para solicitar essa análise, preencher Formulário V, além do Formulário I.

5)           Identificação e quantificação relativa de metabólitos (Metaboloma com cerca de 600 moléculas anotadas em biblioteca). Para solicitar essa análise, preencher Formulário VI, além do Formulário I.

 

Para o uso da sala de bioinformática para as análises a serem realizadas pelo próprio usuário o preencher o Formulário VII. Temos disponíveis os seguintes softwares: PeakView®, Muti-QuantTM, MarkerViewTM, LipidViewTM e biblioteca de fragmentação Accurate Mass Metabolite Spectral utilizando o aplicativo Library View.

Observação: Em situações onde o usuário necessite da análise e interpretação dos dados obtidos pela equipe do Ceqil, por favor, entrar em contato com a Profa. Dra. Lúcia Helena Faccioli (telefone: 16-3315.4303).

 

Comitê Gestor Superior do CEQIL:

Profa. Dra. Lúcia Helena Faccioli – FCFRP-USP - Presidente.
         Prof. Dr. Luiz  Beraldo de Morais – FFCLRP-USP – Vice Presidente
         Prof. Dr. Jonas A. R. Paschoal – FCFRP-USP
         Profa. Dra. Priscyla D. Marcato Gaspari – FCFRP-USP
         Profa. Dra. Elaine Del Bel Guimarães - FORP-USP


Comitê de Usuários do CEQIL:
 

Profa. Dra. Lusiane Maria Bendhack – FCFRP-USP
         Profa. Dra. Vania L. D. Bonato - FMRP-USP
         Prof. Dr. João Santana da Silva – FMRP-USP
         Profa. Dra. Alexandra I. de Medeiros – FCF-UNESP
         Profa. Dra. Raquel Fernanda Gerlach – FORP-USP

 

Equipe Técnica do CEQIL: 
         Dra. Viviani Nardini Takahashi – Técnica Responsável
  Dr. Carlos A. Sorgi – Especialista Colaborador

 

OBSERVAÇÃO: todos os usuários devem incluir nas dissertações, teses e publicações agradecimento à FAPESP (EMU-2015/00658-1).


 Trabalhos publicados empregando análises realizadas no Ceqil :

 

1. High-Resolution Multiple Reaction Monitoring Method for Quantification of Steroidal Hormones in Plasma.
Peti A.P.F., Locachevic G.A., Prado M.K.B., Moraes L.A.B., Faccioli L.H.
J Mass Spectrom. 2018 Mar 1. doi: 10.1002/jms.4075.

2. 
Dormant 5-lipoxygenase in inflammatory macrophages is triggered by exogenous arachidonic acid.
Sorgi C.A., Zarini S., Martin S.A., Sanchez R.L., Scandiuzzi R.F., Gijón M.A., Guijas C., Flamand N., Murphy R.C., Faccioli L.H.
Sci Rep. 2017 Sep 8;7(1):10981. doi: 10.1038/s41598-017-11496-3.

3.
Comprehensive high-resolution multiple-reaction monitoring mass spectrometry for targeted eicosanoid assays
Sorgi C.A., Peti A.P.F., Petta, T., Meirelles A.F.G., Fontanari C., de Moraes L.A.B., Faccioli L.H. Scientific Data 2018 5:180167 doi: 10.1038/sdata.2018.167

      




CLIQUE E BAIXE OS ARQUIVOS

Nome do Arquivo Tamanho Download
Formulário I - envio de amostras CEQIL 101,5 KB
Formulário II - quantificação de eicosanóides CEQIL 115,5 KB
Formulário III - MS MS all CEQIL 117,0 KB
Formulário IV - quantificação de hormônios esteroidais CEQIL 116,5 KB
Formulário V - quantificação de endocarnabinóides CEQIL 105,5 KB
Formulário VI - metaboloma CEQIL 104,5 KB
Formulário VII - sala de bio-informárica CEQIL 106,5 KB