Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Pesquisadores

Coordenador

Leonardo Régis Leira Pereira

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Associado do Departamento de Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP. Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Ribeirão Preto (1998), Mestre e Doutor pela FCFRP-USP, Pós-Doutorado junto ao Departamento de Medicina Interna e Terapia Médica da Università degli Studi di Pavia-Itália e Livre-Docência junto ao Departamento de Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP. Docente da FCFRP-USP (desde 2004) responsável por disciplinas da área de Farmácia Clínica & Terapêutica. Credenciado como orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP e Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Rede Brasileira de Assistência Farmacêutica e Vigilância de Medicamentos. Atua na Linha de Pesquisa de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica & Terapêutica, onde desenvolve trabalhos sobre Cuidado Farmacêutico, Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância e Farmacoeconomia, com mais de 70 artigos científicos publicados em Periódicos Nacionais e Internacionais.

Membro da Equipe

Ana Maria Rosa Freato Gonçalves

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Atualmente é aluna de mestrado do programa de Ciências Farmacêuticas área de concentração Fármacos e Medicamentos da FCFRP-USP. Atua na área de educação farmacêutica e validação de instrumentos de estudo. Também é Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica - CPAFF. Além disso, é docente em curso técnico em farmácia da instituição Centro Paula Souza.

Membro da Equipe

André de Oliveira Baldoni

Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Divinópolis-MG.Graduado em Farmácia, modalidade Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG) em 2006. Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) (2010), na área de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica. Organizador do livro Farmacoterapia: Guia terapêutico de doenças mais prevalentes (2013). Orientador de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa "Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde" da UFSJ. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e da Comissão de Iniciação Científica da UFSJ/CCO. Membro da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG). Coordenador do PET Farmácia Clínica da UFSJ. Atua na área de Farmacoterapia, Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica, Cuidado Farmacêutico, Farmacoepidemiologia, Geriatria. Researcher ID B-3219-2016.

Membro da Equipe

Andrea Fontoura

Doutoranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Possui graduação em Ciências Farmacêuticas com habilitação em Farmácia Industrial pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (agosto de 2000), especialização em Farmácia Clínica pela Faculdade Cambury - Goiânia - GO (2005) e mestrado em Ciências na área de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica, pela Faculdade de Ciências Farmacêutica de Ribeirão Preto - USP (2009).

Membro da Equipe

Anna Paula de Sá Borges

Possui graduação Bacharel em Farmácia formação generalista pelo Centro Universitário do Triângulo (2005), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2008) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo-Fac Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2012). Atualmente é docente do curso de farmácia da Universidade Estadual de Goiás Campus Itumbiara. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Assistência Farmacêutica, Saúde Coletiva e Cuidados Farmacêuticos.

Membro da Equipe

Beatriz Maria Pereira Girolineto

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP (2007), mestrado (2009) e doutorado (2015) em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É especialista em Logoterapia aplicada à educação pela Faculdades Claretianas de Batatais (2015). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Farmácia atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados Farmacêuticos, Farmácia Clínica e Terapêutica e Assistência Farmacêutica.

Membro da Equipe

Bruna Forte Aguiar

Mestranda no programa de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) na área de concentração Medicamentos e Cosméticos. Pesquisadora no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF). Desenvolve projeto que avalia a efetividade e segurança dos novos fármacos de ação direta indicados no tratamento da hepatite C. Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara (2016). Desenvolveu projeto de Iniciação Científica no Laboratório de Imunologia - FCFAR, Departamento de Ciências Biológicas, com ênfase na polarização de macrófagos M1/M2, financiado pela FAPESP (2015).

Membro da Equipe

Camilo Molino Guidoni

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Mestre (2009) e Doutor (2012) em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Participou do XVII Curso Latinoamericano de Farmácia Clinica da Universidad de Chile (2009). Editor do livro Farmacoterapia: Guia terapêutico de doenças mais prevalentes (1ª edição: 2013; 2ª edição: 2017). Atualmente é (I) docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), (II) coordenador do Centro de Informações Toxicológicas da UEL (CIT/HU/UEL), (III) orientador de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEL e (IV) do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica - Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica, Uso Racional de Medicamentos, Farmacoepidemiologia, Estudo de Utilização de Medicamentos, Farmacovigilância, Toxicologia Clínica.

Membro da Equipe

Fabiana Angelo Marques

Graduada em Farmácia Bioquímica, pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) em 2006, tornou-se especialista em Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) em 2012. No ano de 2015 obteve o título de Mestre em Ciências pelo Departamento de Ciências Farmacêuticas na área de concentração de medicamentos e cosméticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (FCFRP-USP),onde realizou um estudo de monitorização terapêutica em pacientes com epilepsia farmacorresiste. Atualmente doutoranda pela mesma instituição e realizando o seu estudo no Centro de Terapia Intensiva do HCFMRP-USP, avaliando os fatores de risco para o desenvolvimento de reações adversas a medicamentos em idosos. Atua nas áreas de Farmácia Clínica e Terapêutica, Atenção Farmacêutica e Farmacovigilância.

Membro da Equipe

Helen Palmira Miranda de Camargo Souza

Pesquisadora no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF) e mestranda pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP. Graduada em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2011), especialista em Farmácia Hospitalar com introdução a Farmácia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2013), e em Farmacologia Clínica pelo Instituto Racine (2014). Atua na Linha de Pesquisa de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica, onde desenvolve trabalhos sobre Farmácia Hospitalar, Farmacovigilância, Acompanhamento Farmacoterapêutico e Cuidado Farmacêutico.

Membro da Equipe

Iahel Manon de Lima Ferreira

Farmacêutica; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (Ribeirão Preto/2011-presente); Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (2011); Mestre em Ciências Médicas, área Clínica Médica, opção Investigação Biomédica, Divisão de Nutrologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ? USP (Ribeirão Preto/2008-11); Aprimoramento em Farmácia Clínica pela Facultad de Ciencias Químicas y Farmacéuticas de Universidad de Chile (Santiago/2009); Especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (Ribeirão Preto/2007-8); Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada ? USP (São Carlos/2007-8); Programa de Aprimoramento Profissional em Farmácia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina ? USP (Ribeirão Preto/2007-8); Graduação em Farmácia Industrial pela Fundação Hermínio Ometto - Uniararas (Araras/2001-4). Possui experiência em docência e em mercado de trabalho como farmacêutica. Atualmente trabalha como farmacêutica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (desde 2013).

Membro da Equipe

João Paulo Vilela Rodrigues

Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (MG). Experiência em saúde publica, foi farmacêutico responsável por farmácias de unidades de atenção básica e de atenção secundária à saúde no município de Franca (SP), onde atuou ainda na Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Atualmente, farmacêutico da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Atua como farmacêutico clínico no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Realiza, nesta Instituição, atividades de assistência, ensino e pesquisa relacionadas à área de Farmácia Clínica que envolvem, principalmente, o manejo de doenças neurológicas e da hepatite C. Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pelo Ministério da Saúde e em Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestrando pelo Programa de Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Membro da Equipe

Lauro Cesar da Silva Maduro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2012). É mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, sendo atualmente doutorando na mesma instituição. Pesquisador no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica - CPAFF.

Membro da Equipe

Lorena Rocha Ayres

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Farmacêuticas/Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus Maruípe/Vitória-ES. Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Alfenas (2007), mestrado pelo programa de Biociências Aplicadas à Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2010) e doutorado pelo programa de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2015) acompanhando mulheres com câncer de mama HER2 positivo em tratamento com trastuzumabe atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi professora Substituta da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), campus Divinópolis-MG de agosto de 2014 a agosto de 2015. Foi tutora do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica, modalidade a distância (GAF-EaD) promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2014/2015. Tem experiência e atua nas seguintes áreas do conhecimento: Assistência Farmacêutica, Farmacoepidemiologia, Saúde Pública, Farmácia Clínica e Terapêutica, Cuidados Farmacêuticos, Farmacologia, Bioética e Deontologia e Legislação Farmacêutica.

Membro da Equipe

Lucas Borges Pereira

Formado em Farmácia-bioquímica pela FCFRP-USP, atualmente ele está concluindo o mestrado no programa de Ciências Farmacêuticas, já com um pé no doutorado após aprovação na prova de seleção.
Integrou-se ao CPAFF em 2011, quando realizou iniciação científica com orientação do prof. Leonardo em um projeto que avaliou o controle do Diabetes mellitus tipo 2 em pacientes após terem participado de um serviço de Atenção Farmacêutica por um ano.
No mestrado, realiza um estudo de utilização de antimicrobianos em todo o Hospital das Clínicas da FMRP. Neste estudo avalia o consumo no ano de 2014 de todos os antimicrobianos por finalidade (profilaxia ou tratamento), dentre as prescrições terapêuticas quanto foi empírico, quanto direcionado, caracteriza este consumo por setor de internação (quais setores consumiram mais antimicrobianos), e relaciona o consumo ao perfil de bactérias mais prevalentes e seu perfil de sensibilidade por meio dos exames microbiológicos.
No ensino participou do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina de Práticas em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, ajudando na condução desta disciplina oferecida à graduação da FCFRP.
Na extensão, sempre que possível colabora com o Projeto Migrar, a Liga de Cuidados Farmacêuticos e Educação em Saúde e a Campanha sobre Uso Correto de Medicamentos desenvolvida pelo Centro Acadêmico Lourenço Roselino.

Membro da Equipe

Manuela Roque Siani Morello

Farmacêutica bioquímica graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP em 2011. Mestra em Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na mesma instituição (2014), com ênfase em Assistência Farmacêutica > Farmacoepidemiologia. Atualmente é colaboradora do Centro de Pesquisas em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF) e tutora do Curso de Capacitação em Dispensação de Medicamentos (2015).

Membro da Equipe

Maria Olívia Barboza Zanetti

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica (2013) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP e Mestrado em Ciências (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da mesma instituição. Durante o mestrado atuou nas áreas de Assistência Farmacêutica, Atenção Primária à Saúde e Saúde da Família. Atualmente é doutoranda do Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, atuando em Farmácia Clínica no Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH).

Membro da Equipe

Maria Ondina Paganelli

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1990), mestrado em Farmacologia cardiovascular pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Farmacologia Cardiovascular pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Farmacologia, Cuidado Farmacêutico. Atuou recentemente como consultora técnica no Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, na coordenação executiva do Projeto Cuidado Farmacêutico no SUS do Programa Nacional de Qualificação de Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS - Qualifar-SUS. Atualmente como Consultora em Assistência Farmacêutica, com ênfase em Cuidado Farmacêutico e Pós-doutoranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP-RP.

Membro da Equipe

Marília Silveira de Almeida Campos

Farmacêutica no Centro de Pesquisas em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF), Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, onde desenvolve trabalhos em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica. Mestre em Assistência Farmacêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (UFRGS-RS).

Membro da Equipe

Maurílio de Souza Cazarim

Formado em Farmácia pela UFJF, no currículo generalista, em 2010, o Maurílio realizou dois anos de iniciação científica contemplando as linhas de pesquisa relativas à Assistência Farmacêutica e Estudo de Utilização de Medicamentos. Em 2013, tornou-se especialista em saúde pública pelo Programa de Atenção Integral à Saúde – FMRP-USP (Residência Multiprofissional).
Junto ao CPAFF, obteve o título de mestre em Ciências pelo departamento de Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP. No mestrado focou seu trabalho na área de farmacoeconomia e cuidado farmacêutico.
Atualmente é aluno de doutorado da FCFRP-USP, no mesmo departamento. Seu trabalho de doutorado engloba a área de farmacoeconomia com aprofundamentos em ensaios clínicos, métodos epidemiológicos, aplicações de modelagens para projeção de custos, avaliação de tecnologias em saúde e aplicações de análises farmacoeconômicas para avaliação de serviços em saúde.

Membro da Equipe

Michelly Martins Nagai

Possui graduação em Farmácia com habilitação em Indústria pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2009) e mestrado em Ciências pelo programa de Ciências Farmacêuticas, área de concentração Produtos Naturais e Sintéticos, trabalhando na área de Farmacologia, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FCFRP - USP (2012). Faz doutorado pela FCFRP-USP, no programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, área de concentração Medicamentos e Cosméticos, trabalhando com estudos de utilização de medicamentos e farmacoepidemiologia, acompanhando gestantes de alto risco em atendimento pré-natal em hospital terciário do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi orientadora de trabalhos de conclusão de curso do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica, modalidade à distância (GAF-EAD) promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Universidade Federal Santa Catarina - UFSC (2015). Foi tutora no Curso de Capacitação em Dispensação de Medicamentos, curso de extensão na modalidade EAD da FCFRP - USP (2015). É colaboradora no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF) da FCFRP-USP, atuando nas seguintes áreas do conhecimento: Farmacoepidemiologia, Farmácia Clínica e Terapêutica, Assistência Farmacêutica e Cuidados Farmacêuticos. É farmacêutica na Prefeitura Municipal de Serrana - SP.

Membro da Equipe

Mônica De Souza Brito Conti

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de Guarulhos (2003). Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2012). Pesquisadora e Farmacêutica no Ambulatório de Investigação de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Mestranda pelo Programa de Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Membro da Equipe

Paulo Roque Obreli Neto

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (2003), especialização em Farmacologia pela Universidade Estadual de Maringá (2009), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2011), doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2013), Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) (2014). Organizador do livro Farmacoterapia. Guia Terapêutico de Doenças mais Prevalentes (1ª e 2ª edição). Farmacêutico Clínico do DMS Salto Grande (gerenciamento clínico de transtornos autolimitados, acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes com doenças crônicas). Docente do curso de farmácia das Faculdades Integradas de Ourinhos. Atua na área de Farmácia, no seguintes temas: Farmacoterapia baseada em eviências, Serviços Farmacêuticos Clínicos, Farmacoepidemiologia.

Membro da Equipe

Rodrigo Rodrigues Silva

Graduado em Farmácia Generalista pela Universidade de Uberaba (2010). Realizou estágio extra-curricular por 9 semestres consecutivos na Drogaria Ponte Alta, em Uberaba - MG, e estágio curricular durante 6 meses (totalizando 430 horas) no laboratório Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda, no PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de Biotecnologia, para o desenvolvimento de proteínas recombinantes com finalidade terapêutica. Exerceu a função de diretor-técnico da farmácia básica da Unidade Regional de Saúde Boa Vista, em Uberaba-MG, de junho de 2012 a dezembro de 2013, e de supervisor de estágio em farmácia pública do curso de farmácia da Universidade de Uberaba (Uniube), de fevereiro a dezembro de 2013. De dezembro de 2013 até os dias atuais, atua como farmacêutico junto ao Programa de Atenção Domiciliar Melhor em Casa (Uberaba-MG) e, desde de setembro de 2014, atua também como Referência Técnica do Programa supramencionado. Em março de 2014, iniciou seu Mestrado Acadêmico junto ao Programa de Pós Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto), ainda em andamento.

Membro da Equipe

Samir Antonio Rodrigues Abjaude

Doutorando em Ciências Farmacêuticas (destaque para Farmácia Clínica e Farmacovigilância) na Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Ciências Farmacêuticas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Especialista em Formação Pedagógica para Profissionais de Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Aperfeiçoamento em Legislação Sanitária de Medicamentos - UNESP. Farmacêutico Generalista formado na Universidade Federal de Alfenas-MG - UNIFAL-MG. Colaborador desde 2009 do Centro de Farmacovigilância da UNIFAL – CEFAL e pesquisador desde 2016 no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica - CPAFF. Experiência com destaque na área de Farmacovigilância no setor industrial e hospitalar.

Membro da Equipe

Tiago Marques dos Reis

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (2011), mestrado em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Trabalhou como consultor técnico no Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Atuou como professor substituto na Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB). Coordenou o Curso de Capacitação em Dispensação de Medicamentos (modalidade à distância). Foi tutor no curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Aberta do SUS/Ministério da Saúde e no PET-Saúde/GRADUASUS. Atualmente, é professor adjunto no Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado Governador Valadares e colaborador no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF/FCFRP-USP). Possui experiência na área de Farmácia Clínica, Assistência Farmacêutica, Deontologia e Legislação Farmacêutica.