Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

GRADUAÇÃO

Matrículas

DATAS PARA AS MATRÍCULAS DISPONÍVEL EM https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupCalendario2017_final.jsp?codmnu=7920

ANTES DE COMEÇAREM O PASSO-A-PASSO DA MATRÍCULA, VOCÊS PRECISAM SABER QUE:
1. Todo o processo de matrícula gira em torno primeiramente do seu período IDEAL CALCULADO (que define sua PRIORIDADE na concorrência pelas vagas);
    O seu período IDEAL CALCULADO será afetado em algum momento do curso porque o cálculo leva em consideração a quantidade de créditos que cursou. Então, alguns podem ter o período calculado diferente do ideal sempre que: 
    - Pegar DP ou tiver equivalências de disciplinas;
    - Estiver chegando ao final do curso e curso todas as disciplinas em seus semestres ideias, mesmo sem ter pego nenhuma DP e nem ter equivalência, pois terá um número cada vez maior de crédito.

2. A concorrência por vagas em disciplinas eletivas é maior porque o número de vagas é limitado, então preste mais atenção quando se tratar de eletivas. 
    Disciplinas práticas com 2 turmas seguem o mesmo princípio das disciplinas eletivas já que há muitas possuem divisão das turmas em 2 e isso “limita” a quantidade de vagas. É possível conseguir os horários e eletivas desejados. Isso dependerá do conhecimento do aluno sobre o processo de matrícula

    O sistema Júpiter faz a seleção levando em conta esta ordem:  
    1º Se o Período IDEAL CALCULADO do aluno é igual ao PERÍODO IDEAL da disciplina;
    2º Média ponderada (como critério de desempate, será utilizada a média “suja” (MS) de cada um. Lembramos que os critérios de desempate serão utilizados na seleção quando houver maior número de alunos com a mesma prioridade, do que vagas.).
    Obs: Essas não as únicas coisas levadas em consideração (leia item 3 do “Fazendo a matrícula”). 

3. No período entre uma interação e o término da consolidação, a situação nas disciplinas não muda (acompanhe o calendário e aguarde o final do período para consultar sua matrícula); 
 
    Após o término da última consolidação, utilize o RESUMO ESCOLAR para a consulta da matrícula, pois as situações TURMA LOTADA E LISTA DE ESPERA já estarão resolvidas, dando lugar apenas ao “P” de pendente às disciplinas em que conseguiu a vaga e que está aguardando apenas a Graduação efetivá-las.

4. Se não realizou matrícula on-line em ao menos uma interação, será considerado um aluno sem matrícula. Terá que que solicitar autorização para Comissão de Graduação, através de um pedido de MATRÍCULA FORA DE PRAZO e desde que tenha uma boa justificativa.
PASSO-A PASSO DA MATRÍCULA

1. ANTES DE FAZER A MATRÍCULA:
Verifique o seu Período Ideal!
PORQUÊ? – Para poder alterá-lo se precisar, e assim não perder prioridade, correndo risco de não conseguir as vagas nas disciplinas e/ou os horários que pretendia. Essa prioridade depende do seu período calculado ser igual ao da disciplina pretendida.
QUANDO? – A Pró-Reitoria encaminhará um e-mail todo semestre informando o período que poderão fazer a alteração. Este semestre já começou e vai até o final da primeira interação de matrícula (até dia 26/06/2017).
IMPORTANTE: Analise sua vida acadêmica, estabeleça objetivos e altere o seu período ideal para o da(s) disciplina(s) que será(ão) seu(s) objetivos quando: 1: QUISER CONSEGUIR VAGA EM UMA ELETIVA EM ESPECIAL: Altere o período ideal para o da eletiva, a outra parte da seleção ficará pela média ponderada. 2: PUDER CURSAR A PARTE PRÁTICA DA DISCIPLINA SOMENTE NA TURMA “X”: 
COMO FAZER? Pelo sistema Júpiter através do menu Gestão da Matrícula >> Período Ideal calculado. A alteração deverá ser feita nesta mesma tela. 
OBS: Os períodos só poderão ser alterados até 2 pra frente ou dois pra trás. Ex: se estiver no do 4º período a alteração poderá ser feita apenas para os períodos 2º, o 6º ou 8º. 
E SE O MEU PERÍODO  IDEAL CALCULADO NÃO FOR O MESMO DA DISCIPLINA, O QUE ACONTECE? Ficará em lista de espera entre uma consolidação e outra e somente mudará para reservado SE sobrar vagas, ao final da última consolidação.

2. FAZENDO A MATRÍCULA:
QUANDO? De preferência fazer na PRIMEIRA INTERAÇÃO (observe o calendário, clicando no link disponível no início da página);
PORQUÊ? A garantia de prioridade (período ideal calculado igual ao da disciplina) existe somente na 1ª interação. Sua prioridade só continuará garantida na 2ª interação, caso ainda haja vagas na disciplina. 
Ex: Aluno Y - período ideal: 6º - período ideal disciplina: 4º - faz matrícula na 1ª interação. Resultado: Reservado, porque fez a matrícula na 1ª interação;
Aluno X - período ideal: 4º - período ideal disciplina: 4º - faz matrícula na 2ª interação. Resultado: Inscrição Preterida porque perdeu a prioridade para o aluno Y. 
MUDANÇA: Aconteceram algumas mudanças na tela de matrícula, acesse aqui o tutorial. 
Dúvidas durante a matrícula:
1. Conflitos de Horário:
Entre Disciplinas Obrigatórias: O sistema DETECTARÁ e não deixará salvar a matrícula. Escolha uma delas (de preferência a do seu período ideal) exclua e salve novamente. 
Entre Disciplinas eletivas: Na nova tela de matrícula, o sistema indicará que há conflito, mas permitirá que salve a matrícula mesmo assim e vocês poderão definir até o final do período de retificação (veja o que acontece depois em “Efetivação de matrículas e as alterações que a Graduação poderá fazer”>> “Conflito de horário”). 

2. Estou de REC em uma disciplina que é pré-requisito para outra que preciso cursar agora e que vai influenciar a minha matrícula toda, o que eu faço?
Faça sua matrícula considerando a APROVAÇÃO. 
Se o resultado for de REPROVAÇÃO terá 2 opções para corrigi-la:
Se a matrícula on-line estiver ENCERRADO: fazer no PERÍODO DE RETIFICAÇÃO;
Se a matrícula on-line NÃO estiver encerrada: acessar o sistema e fazer a correção na tela de matrícula (e neste caso, o aluno deverá entrar na matrícula “excluir” ou “incluir” a matéria que deseja e salvar a matrícula novamente. 

3. Antecipação de disciplina
O QUE SIGNIFICA: Acontece quando o estudante se matricula em disciplina de semestre posterior ao seu Período Ideal.
EM QUAL SITUAÇÃO POSSO SOLICITAR? Se a disciplina não possuir requisito ou o aluno já o tiver cursado.
ATENÇÃO! No caso das disciplinas eletivas terão menor prioridade em relação aos alunos do Período Ideal e atrasados. 
4. Quero fazer matrícula no período inverso (troca de período), como faço?
1. A troca de período acontece quando o aluno do integral solicita matrícula no noturno ou vice-versa.
2. Esse tipo de matrícula somente poderá ser solicitado no período de retificação;
3. Deverá ser feita apenas UMA vez, por requerimento on-line. NÃO realize a matrícula on-line em seu período regular para “GARANTIR” a vaga.  
4. O estudante deverá justificar (Requerimento de Matrícula >> Justificativa) as razões pelas quais está solicitando a troca de período, de acordo com o inciso I, do artigo 8º da Deliberação de Matrícula. Caso seja de seu interesse cursar a disciplina em seu período regular, em caso de indeferimento da solicitação, o mesmo deverá informá-lo neste mesmo campo.
5. O campo Motivo do Requerimento de Matrícula on-line deverá ser preenchido o motivo CURSAR EM OUTRO PERÍODO.

3. ALTERAÇÃO DA MATRÍCULA
QUANDO? Em qualquer uma das interações;
COMO? Fazendo a inclusão ou exclusão de disciplinas e salvando a matrícula novamente;

4. TERMINEI DE FAZER A MATRÍCULA E AGORA?
Acompanhe a matrícula
PORQUÊ? Para CORRIGIR possíveis erros e/ou fazer alterações; 
COMO? São 2 opções: Pela tela de Consolidação de Matrículas: Menu Matrícula >> Resultado das Consolidações. Nela, verá a situação de todas as disciplinas em que se inscreveu, inclusive as turmas práticas; ou pelo Resumo Escolar, mas nele não terá a descrição da turmas;
QUANDO? Após o término do período para consolidação, acompanhe o calendário. Se este período não tiver terminado a situação nas disciplinas será a mesma ou a tela de Consolidação não apresentará resultados. Acompanhe o calendário e aguarde o final do período para realizar a consulta;   

Turma Lotada e Lista de Espera (ocorrerão entre uma consolidação e outra) 
O QUE SIGNIFICA TURMA LOTADA:  que ficou sem vaga na disciplina;
O QUE FAZER SE DER TURMA LOTADA EM:
Turma Prática com divisão de turmas (obrigatória ou eletiva): trocar a matrícula para a turma em que houver vaga;
Obrigatória (teórica ou prática com apenas uma turma): aguarde e consulte novamente após a última consolidação, pois nestes casos, na maioria das vezes, acontece a abertura de vagas para todos os alunos, então provavelmente não haverá problemas;
Eletiva (teórica ou prática): aguarde e consulte novamente após a última consolidação. Nestes casos, a abertura de vagas é mais restrita e a probabilidade de não conseguir a vaga é maior. 
ÚLTIMA TENTATIVA PARA ELETIVA! Por Requerimento dentro do Período de “Retificação de Matrículas”, pois neste período algum aluno poderá pedir exclusão da disciplina de seu interesse e fazendo o requerimento poderá entrar na “disputa”.
 
O QUE SIGNIFICA LISTA DE ESPERA: que o seu período IDEAL CALCULADO não está igual ao PERÍODO IDEAL DA DISCIPLINA. Tenha consciência de que se você se inscreveu em disciplinas com períodos ideais diferentes, isto deve ser considerado normal.
O QUE FAZER SE DER LISTA DE ESPERA? Essencialmente é aguardar, mas se isso acontecer e for com disciplinas com TURMA PRÁTICA com divisão de turmas (obrigatória ou eletiva) e ELETIVAS, para evitar que fique sem vaga, você pode observar sua classificação em relação a quantidade de vagas disponíveis. Se sua classificação estiver boa em relação a quantidade de vagas não altere sua matrícula (leve em consideração que pessoas que não se inscreveram podem se inscrever e alterar a sua classificação). Nos outros casos deixar do jeito que está.  

Efetivação de matrículas e as alterações que a Graduação poderá fazer
IMPORTANTE:
1. É nesse momento que as matrículas passam de “P” (pendentes) para “MA” (matriculado);
2. E são 2 etapas, na 1ª que acontecerá após o término da última CONSOLIDAÇÃO, serão efetivadas somente as disciplinas que não possuem PROBLEMAS (CONFLITOS DE HORÁRIO ou faltando INDICAÇÃO DE CONJUNTO/REQUISITO);
3. A 2ª etapa acontecerá após o período de RETIFICAÇÃO em que as disciplinas com problemas já estarão resolvidas e serão efetivadas;
4. É feita exclusivamente pela Graduação pelo sistema Jupiter;
5. Alterações nas matrículas serão permitidas somente nos casos descritos no item “Retificação de Matrícula”.
6. Ao final de cada efetivação vocês receberão um e-mail da Graduação informando que a efetivação já terminou e que poderão conferir as matrículas, essa etapa é MUITO IMPORTANTE, visto que vocês terão até o final do período de retificação para alterar a matrícula.

1. Conflitos de horário
Serão resolvidos de acordo com a Deliberação de Matrícula da CG da seguinte maneira:
    - Conflito entre ELETIVA e OBRIGATÓRIA – será excluída a eletiva.
    - Conflito entre ELETIVAS – o aluno deverá informar ao Serviço de Graduação qual irá cursar até o final do período de retificação, caso contrário o Serviço procederá a exclusão de ambos.
2. Recuperação
As matrículas das disciplinas cujos requisitos dependam de divulgação de nota de recuperação, ficarão pendentes até que o resultado seja cadastrado no sistema. 
Em caso de reprovação, a Graduação procederá à exclusão da disciplina que necessita do pré-requisito/indicação de conjunto em questão.

3. Indicação de Conjunto
As matrículas em disciplinas que estivem faltando a disciplina INDICAÇÃO DE CONJUNTO serão excluídas. 

4. Matrícula dos alunos que já integralizaram os créditos do curso
O aluno que já tenha integralizado os créditos necessários para a conclusão do curso, somente poderá se matricular nas disciplinas Estágio em Atividades Farmacêuticas I e II. 

5. HORA DE CONSULTAR MINHA MATRÍCULA1. Após cada etapa da efetivação você deverá consultar a sua matrícula pelo"Resumo Escolar" ou pela tela "Grade Horária" para conferir.
2. Lembrando que se conferir a matrícula antes do término do período de retificação ainda terá tempo de realizar alterações.
3. Ao final de cada efetivação, vocês receberão e-mail da Graduação avisando sobre o término e alertando para realizarem a consulta.

6. RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA (ÚLTIMA ALTERAÇÃO)
1. Vocês poderão incluir ou excluir disciplinas neste período. A inclusão é permitida apenas para TROCA DE PERÍODO ou para em casos excepcionais ambos devidamente justificados com situações que PRIORIZEM suas atividades acadêmicas;
2. O sistema aceita requerimento para corrigir a matrícula existente e não para fazê-la a primeira vez;
3. A solicitação de exclusão de disciplinas deverá ser feita manualmente, por meio do preenchimento do REQUERIMENTO PADRÃO (disponível em www.fcfrp.usp.br >> Graduação >> Formulários) e encaminhado para o e-mail matricula@fcfrp.usp.br, pois não é possível fazer este tipo de solicitação por requerimento on-line. 
Nâo serão aceitos requerimentos de solicitação de matrícula encaminhados por e-mail ou pessoalmente, somente on-line, a não ser nos casos de exclusão de disciplinas.
ATENÇÃO! O requerimento não necessita de assinatura, apenas preencha com seus dados pessoais o cabeçalho e na opção “OUTRO” coloque “EXCLUSÃO DE DISCIPLINA” e envie pelo e-mail institucional. Portanto, os alunos que não tiverem acesso regular ao seu webmail da USP deverão providenciá-lo IMEDIATAMENTE.