Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Informações Para Alunos da FCFRP

Intercâmbio de Alunos de Graduação

A Agência de Cooperação Nacional e Internacional da USP (AUCANI) divulga regularmente vários editais específicos e processos seletivos para a realização de intercâmbio de alunos de graduação da USP em instituições de ensino superior de diversos países. O portal de entrada para as candidaturas é pelo Sistema Mundus. Entretanto, a AUCANI somente intermedeia mobilidade estudantil se a instituição estrangeira possui convênio acadêmico internacional com a USP ou com a FCFRP. Os convênios com a FCFRP são estabelecidos apenas por docentes. Para obter maiores informações sobre os convênios estabelecidos entre a FCFRP-USP e instituições do exterior, entrar em contato com a Seção de Contratos e Convênios.

Os alunos de graduação da FCFRP-USP também podem se candidatar a duas modalidades de intercâmbio internacional: Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) e Bolsas de Intercâmbio Internacional Para Alunos de Graduação da USP. As candidaturas pelo CsF são intermediadas pela AUCANI (Sistema Mundus) com posterior anuência da CRInt-FCFRP. As bolsas de intercâmbio internacional são concedidas pela USP e anualmente é concedida uma quota para a CRInt-FCFRP, que se responsabiliza pelas inscrições e pelo processo seletivo. Para concorrer a uma bolsa de Mérito Acadêmico o aluno deve ler o edital específico para esta finalidade, o qual é publicado anualmente pela CRInt-FCFRP (veja a aba "editais" deste site). O aval final sobre a concessão é dado pela AUCANI.

FAPESP oferece a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) por um período máximo de quatro meses para bolsistas de Iniciação Científica da FAPESP.

 

Intercâmbio de Alunos de Pós-Graduação 

As agências de fomento federais CAPESCNPq oferecem auxílio financeiro para as modalidades doutorado sanduíche e doutorado pleno no exterior, incluindo bolsas pelo Programa Ciências Sem Fronteiras. A FAPESP oferece a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) para mestrado (período máximo de seis meses) e para doutorado (período máximo de 12 meses) para bolsistas FAPESP. Maiores informações podem ser obtidas junto às agências de fomento e à Comissão de Pós-Graduação da FCFRP.

 

Intercâmbio de Pós-Doutorandos

As agências de fomento nacionais CAPES e CNPq oferecem auxílio financeiro para pós-doutoramento pleno no exterior, incluindo o Programa Ciências Sem Fronteiras. A FAPESP oferece a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) por um período máximo de 12 meses para bolsistas FAPESP.

Agências de fomento internacionais de alguns países eventualmente oferecem bolsas para a realização de pós-doutoramento. Uma das mais conceituadas é a Fundação Alexander von Humboldt, a qual regularmente fomenta a realização de estágio de pós-doutoramento em universidades e instituições de pesquisa da Alemanha.