Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Programação

Os alunos selecionados irão assistir à palestras teóricas sobre as diversas áreas inseridas em Ciências Farmacêuticas, nas quais os alunos de pós-graduação irão abordar temas de suas linhas de pesquisa. Além disso, os alunos participantes da Escola de Verão terão oportunidade de visitar diversos laboratórios de pesquisa e fazerem experimentos supervisionados pelos alunos responsáveis de cada laboratório.

Os alunos selecionados para a Escola de Verão terão oportunidade de apresentar trabalho realizado em sua instituição de ensino, abrindo espaço para oportunidade de discussão. A proposta é conduzir a semana passando por todos o ciclo de produção dos medicamentos: obtenção, transformação e uso.

No segundo dia de curso, as palestras “Obtenção de fármacos a partir de material vegetal: extração, análise fitoquímica e avaliação biológica”, “Heterocíclicos na descoberta de fármacos: a fronteira  final” e “Produtos naturais antárticos” abordarão diferentes métodos de obtenção de fármacos através de distintas fontes, seus desafios e particularidades.

 No terceiro dia de curso, serão abordados os temas de “Nanotecnologia e aplicações em sistemas de liberação de fármacos”, “Biotecnologia e sua aplicação nas Ciências Farmacêuticas” e “Terapia gênica: uma nova abordagem para o tratamento de doenças cutâneas” relacionados ao uso de sistemas de liberação de fármacos para o tratamento de distintos tipos de doenças. 

No quarto dia de curso, “Segurança Alimentar: Determinação de Resíduos Farmacêuticos em Alimentos empregando a Química Analítica” abordará técnicas analíticas empregadas no controle de qualidade de produtos alimentícios. “Métodos alternativos na avaliação da eficácia e segurança de cosméticos” e “Uso de produtos naturais e percepção do consumidor na área cosmética” abordarão o desenvolvimento e avaliação de formulações cosméticas.

No quinto dia de curso, serão abordados temas relativos ao uso de medicamentos e sua aplicabilidade em pesquisa no Brasil em "Cuidado Farmacêutico: da teoria a prática” e “Estratégias para a prevenção de eventos adversos em idosos: uma revisão sistemática”. Além disso, será abordado o tema de farmacologia relacionado a “Avaliação de novos compostos vasodilatadores”.

No último dia, os alunos terão a oportunidade de dividir experiências acadêmicas e científicas adquiridas em suas instituições de ensino com o restante do grupo, fomentando um ambiente de compartilhamento de inovação. Por fim, o melhor aluno será premiado pela originalidade e excelência condução do projeto de pesquisa.




Para visualizar a programação em qualidade superior, clique aqui.
A Comissão Organizadora se reserva ao direito de alterar a programação sem aviso prévio.