Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Programação

Os alunos selecionados irão assistir à palestras teóricas sobre as diversas áreas inseridas em Ciências Farmacêuticas, nas quais os alunos de pós-graduação irão abordar temas de suas linhas de pesquisa. Além disso, os alunos participantes da Escola de Verão terão oportunidade de visitar diversos laboratórios de pesquisa e fazerem experimentos supervisionados pelos alunos responsáveis de cada laboratório.


Os alunos selecionados para a Escola de Verão terão oportunidade de apresentar trabalho realizado em sua instituição de ensino, abrindo espaço para oportunidade de discussão. A proposta é conduzir a semana passando por todos o ciclo de produção dos medicamentos: obtenção, transformação e uso.


No segundo dia de curso, as palestras “Obtenção de fármacos a partir de material vegetal: extração, análise fitoquímica e avaliação biológica”, “Evolução e desafios no desenvolvimento de fármacos: a importância da síntese orgânica e a química de compostos heterocíclicos” e “Micro-organismos como fonte de produtos naturais bioativos” abordarão diferentes métodos de obtenção de fármacos através de diversas fontes, seus desafios e particularidades.


No terceiro dia de curso, serão abordadas os temas de “Nanotecnologia e aplicações em sistema de liberação de fármacos “ e “Terapia gênica: uma nova abordagem para o tratamento de doenças cutâneas” relacionados ao uso de sistemas de liberação de fármacos para o tratamento de distintos tipos de doenças. Em seguida, a palestra “Cosméticos: vamos falar sobre análise sensorial?”  abordará os conceitos envolvidos na avaliação das características sensoriais de produtos cosméticos.


No quarto dia de curso, os temas “Secagem de Extratos Vegetais”, “Biotecnologia como ferramenta na inovação farmacêutica” e “Biofármacos: visão de mercado e processamento downstream” abordarão aspectos referentes à importância da biotecnologia e derivados de extratos naturais em processos otimizados e mais eficientes.


No quinto dia de curso, serão abordados temas relativos ao uso de medicamentos e sua aplicabilidade em pesquisa no Brasil em  "Conceitos e prática da atenção farmacêutica" e "Vigilância pós-comercialização para garantir a segurança, qualidade e efetividade do medicamento promovendo a segurança do paciente".


No último dia, os alunos terão a oportunidade de dividir experiências acadêmicas e científicas adquiridas em suas instituições de ensino com o restante do grupo, fomentando um ambiente de compartilhamento de inovação. Por fim, o melhor aluno será premiado pela originalidade e excelência condução do projeto de pesquisa.




A Comissão Organizadora se reserva ao direito de alterar a programação sem aviso prévio.
Para visualizar a programação em qualidade superior, clique aqui.