EXTENSÃO

Fomento

USP divulga 3º edital de projetos de direitos fundamentais e políticas públicas.

A USP, em conjunto com a Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP) e o banco Santander, abre inscrições para o 3º Edital Santander / USP / FUSP de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas com o objetivo de apoiar financeiramente projetos de cultura e extensão universitária que versem sobre os temas. As inscrições devem ser entregues na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – na Rua da Reitoria, 374, 3º andar, ala sul – até às 16h do dia 24 de outubro de 2017.

O edital destina-se a projetos de docentes ativos da Universidade de São Paulo e deverá conter a carta de anuência do dirigente da unidade do proponente. Assim como nas edições anteriores, o 3º Edital Santander / USP / FUSP aprovará projetos no valor de R$ 5 mil cada e os receberá em duas categorias:

– direitos fundamentais, com ações de direitos humanos para contribuir com a diminuição do preconceito, tais como as relações étnico-raciais, de gênero e de inserção de pessoas portadoras de deficiência;

– políticas públicas, com trabalhos voltados para responsabilidade social, como acesso à informação, acervos e à educação, conservação de patrimônio cultural, campanhas de saúde coletiva e ações educativas que visem à melhoria da qualidade de vida da população.

Cursos de difusão e workshops; ações educativas; campanhas e atividades de divulgação; elaboração de material educativo; conservação e divulgação de acervos; e manutenção de exposição são exemplos de modalidades previstas.

Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, ressaltando-se que não serão analisados projetos que já tenham sido contemplados nos 1º ou 2º editais SANTANDER/USP/FUSP de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas ou no 1º edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária.

Os projetos aprovados pelo presente edital terão o prazo máximo de execução estabelecido de cinco meses, contados a partir de 01 de março de 2018.