Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Aluno Estrangeiro

Prezados alunos,

Abaixo link dos sites do escritório regional da CCInt em Ribeirão Preto e o site do Centro de Apoio ao Visitante Estrangeiro (CAPEE) com os novos conteúdos.

www.ccrp.usp.br/pages/capee e www.ccrp.usp.br/pages/ccin

Informamos também que deverão apresentar proficiência em língua portuguesa no prazo máximo de 365 dias do início da contagem de prazo conforme Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia, descrito abaixo:

"V.6 – O candidato estrangeiro deverá apresentar comprovante de proficiência em língua portuguesa, caso a mesma não seja a língua oficial de seu país de origem, no prazo máximo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias após o início da contagem de prazo. O candidato poderá apresentar como comprovação de proficiência em língua portuguesa:

a) certificado de aprovação no exame CELPE-Bras, no mínimo em nível intermediário superior;

b) REPORTA (Exame de Leitura em Redação para fins Acadêmicos e Profissionais): 70 pontos."


Com o objetivo de facilitar e agilizar a obtenção de documentos por estudantes e pesquisadores estrangeiros que venham ao nosso Campus, gostaríamos de sugerir que, ao orientarem esses estrangeiros acerca dos trâmites para obtenção do visto brasileiro, os orientem também a solicitar o cadastro do CPF diretamente ao Consulado/Embaixada do Brasil no país onde residam.

Quando solicitado no exterior, o cadastro do CPF além de imediato é também gratuito.

O interessado deve preencher um formulário disponível na página da Receita Federal e, em seguida, procurar um Consulado/Embaixada do Brasil no país onde residam, levando o formulário impresso e um documento pessoal que comprove a nacionalidade, data de nascimento e filiação do estrangeiro (em caso de menores de 16 anos, a documentação necessária deve ser confirmada com o consulado brasileiro).

Ao receber os documentos necessários, a Autoridade Consular processará a solicitação de inscrição e informará o número do CPF do estrangeiro imediatamente.

Caso haja alguma incorreção dos dados no CPF, o estrangeiro poderá requerer a retificação no próprio Consulado/Embaixada do Brasil, sem ônus, no prazo de 90 dias. Após este prazo, a solicitação não será mais considerada uma correção, mas sim uma alteração que só poderá ser realizada pela Receita Federal no Brasil.

Formulário eletrônico para inscrição no CPF:



Em espanhol: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/espanhol

Fernanda Almeida
Chefe da Seção Técnica de Apoio ao Visitante Estrangeiro – PUSP-RP
Membro do Grupo Coordenador das Atividades de Relações Internacionais do Campus de Ribeirão Preto da USP – GCARI-RP
 
Universidade de São Paulo – USP
Rua das Paineiras, casa 4 – Campus Universitário
Avenida Bandeirantes, 3900 – CEP 14040-900
Ribeirão Preto/SP
Tel.: (16) 3315-4926 / (16) 3315-4530