Infraestrutura Multiusuário de Citometria de Fluxo

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP conta com uma Central de Análise e Fenotipagem de células humanas, de animais ou de microrganismos.  O equipamento foi cedido pela FAPESP através de um projeto multiusuário (EMU-04/09448-5), coordenado pela Prof. Dra. Lúcia Helena Faccioli, e participação de outros docentes da FCFRP-USP. A colaboradora técnica responsável pelo Centro de Citometria de Fluxo é a Sra. Fabiana Rossetto de Morais.

Equipamento abaixo:

Citômetro de Fluxo BD FACSCanto I

Este equipamento possui dois lasers, um azul que excita à 488 nm e outro vermelho que excita à 633nm, além de 6 detectores de fluorescência. Abaixo são mostrados alguns dos fluorocromos e sondas possíveis de serem utilizados.

Citômetro de Fluxo BD LSR Fortessa

Citômetro de Fluxo BD FACSJazz

Usuários

Atende preferencialmente docentes e alunos de pós-graduação da FCFRP – USP, mas quando há disponibilidade nos horários, seu uso é aberto para alunos e docentes de outras Faculdades de Ribeirão Preto e região.

Pagamento

Todos os usuários, independente do número de amostras, contribuem para o pagamento da manutenção preventiva e da manutenção corretiva (caso haja). A cobrança é anual e o valor depende do número de usuários e amostras analisadas em cada período. O pagamento é feito na Tesouraria da FCFRP-USP, junto ao Centro de Citometria de Fluxo, sendo fornecido recibo no ato.

Além do pagamento pelas análises realizadas, o usuário deve trazer um galão de 20 litros de Isogen a cada 400 tubos analisados, papel A4 para a impressão dos resultados, e um CD novo para gravar os dados. Não é permitida a utilização de “pen drive”.

De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 12:00 h e das 13:00 às 17:00h.

Agendamento e Informações

As leituras devem ser agendadas pelo telefone (16) 3315 4276 nos horários de atendimento, com a Sra. Fabiana. A desistência deve ser comunicada com 24 h de antecedência. Mais informações podem ser solicitadas no telefone acima.

Localização

O Citômetro de Fluxo está alocado no Centro de Citometria de Fluxo, localizado no 3º andar, sala nº 093-A do Bloco S da FCFRP no Campus da USP.

Composição do Comitê de Usuários

A Comissão de Usuários do LIAREC atende o Centro de Citometria de Fluxo. É responsável pelo agendamento, atendimento aos usuários e suporte técnico.

Profa Dra Renata Fonseca Vianna Lopez - FCFRP-USP - Presidente

Profa Dra. Priscyla Daniely Marcato Gaspari - FCFRP-USP