Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Laboratório de Farmacotécnica Instrumental

O Laboratório de Farmacotécnica Instrumental, LAFAI, foi idealizado e concretizado na FCFRP/USP com o objetivo de oferecer serviços de análises físico-químicas fundamentais para os estudos de pré-formulação e de caracterização de formas farmacêuticas, bem como alimentos, polímeros e produtos químicos de forma geral. Estes serviços oferecidos aos pesquisadores internos e externos à FCFRP/USP incluem análises térmicas por DSC, TGA, DTA, DTG e DTMA, caracterizações reológicas por ensaios de cisalhamento controlado e oscilatórios, determinação de textura em texturômetro, obtenção de atividade de água e isotermas de adsorção de água por DDI.

O LAFAI é coordenado pelo Prof. Dr. Luis Alexandre Pedro de Freitas e tem como Conselheiros os Profs. Drs. Osvaldo de Freitas e Juliana M. Marchetti.

 ANÁLISES TÉRMICAS


LAFAI está equipado com equipamentos de análise térmica da marca Shimadzu (Shimadzu Inc, Tokyo, Japan), modelos DSC50, TGA50, DTA50, DTG50 e DTMA50. O conjunto dispõe de software de aquisição e tratamento de dados TA-50WSI para análise em “real-time”, apresentação gráfica dos dados, definição dos parâmetros de análise e manipulação dos dados por técnicas como “smoothing”, correção de linha base, calibração de temperatura e calor, ajuste de zero, calibração de expansão e integração de derivadas 1ª e 2ª, permitindo ampla flexibilidade na análise dos resultados. O sistema ainda dispõe de diversos acessórios para maior gama de aplicações, como controle de fluxo de gases (nitrogênio, hélio ou oxigênio), resfriamento/aquecimento controlado em faixa de temperaturas desde -150° até 400°C.

 

APLICAÇÕES:

DSC e DTA- estudo térmico e medidas de mudanças físicas como fusão ou transição vítrea ou de reações químicas em diversos materiais e formulações, supercondutores e durante a síntese de compostos a altas temperaturas.

TGA e DTG -   análises de estabilidade térmica (perda de massa) de alimentos, produtos farmacêuticos e químicos, óleos vegetais, análises de misturas, estudos de reações de oxidação e redução, avaliação de blendas poliméricas, aditivos de combustíveis, estabilidade de drogas, atividade antioxidante

DTMA – determinação de temperaturas de transição vítrea e de transições secundárias para polímeros, cinética de relaxação, miscibilidade de polímeros e temperaturas de gelificação e reticulação.


REOLOGIA E TEXTURA

O LAFAI está preparado para uma completa caracterização de viscosidade e comportamento reológico de matérias primas e produtos formulados nas áreas de medicamentos para humanos e animais, alimentos, defensivos agrícolas e diversos outros produtos químicos. Dentre as análises que pode ser executadas estão:

1) viscosidade, com viscosímetros de Ostwald e Hoppler;

2) comportamento reológico por ensaios de cisalhamento em reômetro rotacional Brooksfield R/S Plus com software Rheocalc, determinação de todos os parâmetros de teste e valores das medições; tensão de escoamento, viscosidade (cP, P, mPa·s, Pa·s, cSt, mm²/s), tensão de cisalhamento (dinas/cm², N/m², Pa), taxa de cisalhamento (s-1),  torque (%), velocidade (rpm), em ensaios rotacionais contínuos usando dispositivo placa e cone, controle preciso de temperatura (°C/°F)  por sistema Peltier, plotagem de gráficos das medidas em tempo real. Cálculos nos modelos matemáticos, Casson, Bingham, Power Law e índice de fluxo. Cálculo do índice de Tixotropia.

3) O LAFAI possui um Discovery Hybrid Rheometer HR-2 da TA instruments, que faz análise de toda reologia de fluxo e oscilatória de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios.

 


4) Análise  em Texturômetro.

 O LAFAI possui um TA.XT plus Texture Analyser da Stable Micro Systems, capaz de avaliar propriedades físicas como dureza, adesividade, extensibilidade dentre outras, de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentos. O Equipamento possui diferentes probes para análises de compressão e de tensão e possui células de carga de 5kgF e 50kgF.


 

ATIVIDADE DE ÁGUA E ISOTERMAS DE ADSORÇÃO/DESSORÇÃO

O LAFAI está equipado com equipamento de geração de isotermas de adsorção/dessorção de água pela técnica de DDI (dynamic dewpoint isotherm). Este instrumento da Decagon gera isotermas por medidas de atividade de água e gravimetria em um processo contínuo de aumento/diminuição de umidade da amostra. As isotermas geradas tem ampla aplicação nas áreas de medicamentos, alimentos e produtos naturais, sendo essenciais no desenvolvimento de formulações, estimativa de tempo de prateleira, e controle de qualidade. Dentre as principais aplicações encontram-se as determinações de: 1) umidade no equilíbrio com o ambiente; 2) atividade de água crítica para; 3) parâmetros de ajuste de secagem; 4) tempo de prateleira e estabilidade dos produtos; 5) umidade de equilíbrio para misturas de componentes; 6) grau de   cristalinidade ou conteúdo de amorfos; 7) a relação entre atividade de água e transições vítrea; 8) a relação entre atividade de água e temperatura de cristalização e 9) histerese da adsorção/dessorção.


 

Para agendamento e orçamento, entrar em contato com Áurea Donizete Lanchote pelo telefone (16) 3315-4430 ou no e-mail aurea@fcfrp.usp.br.