Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Infraestrutura Multiusuário de Caracterização de Sistemas Micro e Nanoparticulados

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP conta com uma laboratório de caracterização Análise de Tamanho de Partículas e Potencial Zeta para diferentes materiais visando dar suporte técnico à pesquisa de medicamentos e cosméticos micro e nanoestruturados, tanto para a comunidade científica da USP e outras IES, bem como prestar serviços a usuários externos (empresas). Esses equipamentos foram cedidos pela FAPESP através de projetos multiusuário (EMU).

Coordenação: Profa. Dra. Maria Vitória Lopes Badra Bentley.


Equipamentos:

LS 13320 Multi Wavelenght (Marca Beckman Coulter) - Analisador de Partículas por Difração a Laser baseado na teoria de Fraunhofer e Mie

Este equipamento utiliza a técnica por Difração a Laser para caracterização de partículas. O analisador de tamanho de partículas LS13320 é um dos mais versáteis equipamentos de difração de laser atualmente disponível, oferecendo alta resolução, precisão e reprodutibilidade. Ele possibilita o estudo da Distribuição Granulométrica das partículas em uma faixa entre 0,04 e 2000µm, proporcionando análises com amostras secas (pós) e úmidas (emulsões, suspensões, cremes, líquidos), de acordo com o módulo acoplado (Tornado-pó ou ULM). O LS13320 atende a Norma Internacional ISO13320 (Particle Size Analysis – Laser Diffraction Methods). O software LS13320 está de acordo com a Norma CFR 21 Parte 11 da FDA (Food and Drug Administration) no tocante a todos os registros eletrônicos na manipulação do software pelos usuários. Possui múltiplos detectores o que lhe garante maior precisão de medida em todas as faixas granulométricas, facilitando a determinação de distribuições bi-modais e/ou tri-modais, comparativamente a equipamentos possuindo detector simples. O sistema de preparo de amostras do LS13320, tanto para sólidos e líquidos, permite a fácil dispersão de partículas, levando a ótimos resultados quando se trabalha com partículas aglomeradas.



Zetasizer Nano ZS (Marca Malvern Instruments). Analisador de Tamanho de Partícula, PM e Potencial Zeta de partículas e dispersões líquidas, com fonte de luz Laser 633 nm, max 4mW e ângulo de detecção de 173º

O Zetasizer Nano ZS é um analisador de alto desempenho para tamanho molecular e de partículas. Melhor detecção de agregados e medição de amostras pequenas ou diluídas, bem como de amostras com concentrações extremas (alta ou baixa) usando espalhamento de luz dinâmico com óptica "NIBS" cujo desempenho é significativamente melhor em comparação aos sistemas que utilizam espalhamento em ângulo de 90°. Possui também um analisador de potencial zeta que utiliza o espalhamento de luz eletroforético para partículas, moléculas e superfícies; um analisador de massa molecular por espalhamento da luz estática além de um autotitulador MPT-2 que possibilita o estudo do efeito das alterações no pH, na condutividade ou em qualquer outro aditivo de modo automático. Utiliza o Software PSS0012 Malvern Instruments DTS Application.


 

NanoSight NS300 com câmara de alta sensibilidade e Zetasizer Nano Z para a medição do potencial zeta das partículas dispersas e moléculas em solução.

A análise de rastreamento de nanopartículas (NTA) representa uma técnica importante na análise de produtos baseados em Nanotecnologia. O equipamento Nanosight possibilita determinar a complexação de macrolelúculas como DNA e siRNA em nanopartículas, bem como o tamanho e a concentração de partículas nas dispersões que é fundamental para todos os ensaios in vitro e in vivo, já que a dose de nanopartículas é um ponto chave no efeito biológico e pode ser determinada e controlada usando a técnica de NTA.

NanoSight também permite o estudo da aglomeração das NP em diferentes meios biológicos.

Zeta gama potencial> +/- 500mV, Faixa de Mobilidade> +/- 20μ.cm / V.s. O sistema óptico inclui um laser de Hélio Neon (633nm, max 4 mW) com um detector de APD e tecnologia M3-PALS para alta sensibilidade superior. O posicionamento automatizado dentro da célula de medição fornece resultados precisos.

Inclui software aplicativo Malvern, fornecendo uma interface única, fácil de usar para controle de medição e análise de dados. Inclui a capacidade de automatizar medições usando SOPs, juntamente com um designer de relatório de qualidade de dados. O software pode ser executado como uma aplicação stand-alone, para análise de dados off-line.

Acessórios: NTA1301, NS300 488nm azul Módulo Laser, Filtros de fluorescência de 488 nm, 650 nm e 642 nm NTA1303, NS300  Red Módulo Laser, NTA1330, CPH3080US, NTA1012, NTA Syringe Pump NS300. Opção para executar amostra análise com um fluxo constante.




       

Solicitação de análise e pagamento

Para agendamento e solicitação de orçamento contactar o Sr José Orestes Del Ciampo no telefone 16 3315-4302 e email: jociampo@usp.br.

As análises somente serão realizadas após aprovação do orçamento e prazo de entrega dos resultados pelas partes.

Os usuários/solicitantes contribuem com o pagamento de uma taxa de análise/amostra recolhida na Tesouraria da FCFRP-USP junto ao centro de despesa Centro de Análises de Sistemas Particulados – CEANSISPART. Os valores das análises são determinados por consulta e dependem do tipo e número de amostras/usuário.

Horário de Atendimento

De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 12:00h e das 13:00 às 17:00h.