Linhas de Pesquisa e Grupos de Pesquisa

Para atingir esse objetivo geral, o aluno formado neste Programa encontra-se capacitado para avaliar os diferentes aspectos relacionados ao efeito adverso de substâncias químicas, desde sua natureza (incluindo os mecanismos de ação molecular, bioquímica e celular) até a probabilidade de sua ocorrência. A variedade de efeitos adversos e a diversidade de substâncias químicas presentes no meio ambiente tornam a Toxicologia uma ciência de ampla abrangência, um fato que frequentemente induz o Toxicologista a especializar-se em uma de suas três grandes áreas: Experimental, Clínica e Analítica, que constituem as três grandes linhas do nosso PPG e atendem às três finalidades essenciais da Toxicologia: Prevenção, diagnóstico e tratamento de intoxicações.

1. TOXICOLOGIA EXPERIMENTAL. A Toxicologia Experimental desenvolve estudos com o objetivo de elucidar mecanismos e avaliar os efeitos da ação tóxica de substâncias químicas.

2. TOXICOLOGIA CLÍNICA. A Toxicologia Clínica aborda a prevenção e o diagnóstico da intoxicação humana por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou empregadas como medicamentos.

3. ANÁLISE TOXICOLÓGICA. A Análise Toxicologia abrange a monitorização terapêutica, a monitorização biológica, o controle antidopagem, o controle da farmacodependência, assim como análises em substratos não biológicos como ar, alimentos, água, solo, dentre outros. No aspecto forense, as análises toxicológicas são utilizadas em ocorrências de natureza policial-legal para a detecção e/ou a identificação de agentes tóxicos em material biológico e em outros substratos.