PÓS-GRADUAÇÃO
Matrícula
Período: 01 de dezembro de 2017 a 06 de abril de 2018, exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
As matrículas serão recebidas no horário das 14h30 às 17h00min, no Serviço de Pós-Graduação da FCFRP/USP.
Documentos obrigatórios para a matrícula:
- Apresentação da carta de aceite de um potencial orientador credenciado no Programa, explicitando o aceite do aluno como orientado;
- Requerimento de Matrícula Inicial;
-
Programa de Estudo, disciplinas a serem cursadas pelo ingressante. O aluno ingressante não poderá se matricular em disciplinas já iniciadas;
- Cópia simples e legível do protocolo do visto temporário ou permanente realizado na Polícia Federal (para candidato estrangeiro). A cada renovação de visto, o aluno estrangeiro deverá entregar cópia legível do documento ao Serviço de Pós-Graduação;
- Após efetivar sua matrícula, solicitar e-mail institucional através do link http://www.pedidoemail.usp.br e informar o Serviço de Pós-Graduação;
- Atualização de dados pessoais.
- No ato da matrícula ou até 30 dias após a
data da matrícula, deverá ser entregue uma cópia impressa e uma cópia em CD
do projeto de pesquisa, com no máximo 20 páginas contendo: Título (língua
portuguesa e inglesa), Resumo, Introdução, Objetivos, Justificativa, Material e
Casuística e/ou Métodos, Referências Bibliográficas e Cronograma de execução,
juntamente com uma lista de sugestão contendo 03 nomes de docentes para
assessorar o projeto, assinada pelo orientador e pelo aluno;
- Informações a alunos ingressantes.
Documentos específicos para Curso de Mestrado e Doutorado Direto:
- No ato da matrícula, entregar cópia do certificado de conclusão de Graduação obtido em curso reconhecido pelo MEC ou cópia simples e legível do Diploma de Graduação (frente e verso);
- Caso o candidato não tenha entregado o Diploma de Graduação no ato da inscrição do processo seletivo deverá entregar até 12 meses da data de sua matrícula inicial.
Documentos específicos para Curso de Doutorado:
- No ato da matrícula, entregar cópia do certificado de conclusão de Título de Mestrado obtido em curso reconhecido pelo MEC ou cópia simples e legível do Diploma do Título de Mestrado (frente e verso);
- Caso o candidato não tenha entregado o Diploma do Título de Mestrado no ato da inscrição do processo seletivo deverá entregar até 12 meses da data de sua matrícula inicial.
É vedada a matrícula simultânea em mais de um curso de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo.
Não será efetivada a matrícula do candidato cuja documentação estiver incompleta ou com alguma irregularidade. Não será efetivada a matrícula, no curso de Mestrado ou de Doutorado Direto, sem apresentação do diploma devidamente registrado ou certificado de conclusão de Graduação obtido em curso reconhecido pelo MEC. Para o curso de Doutorado, além do diploma de Graduação, é necessária a apresentação do diploma ou certificado de conclusão de Título de Mestre.
A matrícula do candidato estrangeiro aprovado no processo seletivo só poderá ser efetuada pelo interessado, conforme artigo 42, §2º do Regimento de Pós-Graduação da USP: “Artigo 42 – Os candidatos estrangeiros somente podem ser admitidos e mantidos nos cursos de Pós-Graduação oferecidos pela USP quando apresentarem o documento de identidade válido e de visto temporário ou permanente que os autorize a estudar no Brasil. § 2º - A apresentação da documentação a que se refere o caput deste artigo constitui um pré-requisito para a matrícula do candidato estrangeiro”.
Os candidatos aprovados no processo seletivo para ingresso nos Cursos de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto, deverão colar grau ou defender a Dissertação de Mestrado até data anterior à data final para realização da matrícula. Caso a colação de grau ou a defesa e aprovação da Dissertação de Mestrado não tenham ocorrido em data anterior, fica anulado o direito de matrícula do candidato, podendo prestar novo processo seletivo.
Os candidatos não selecionados terão prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicação do resultado final, para retirar os documentos de sua inscrição, no Serviço de Pós-Graduação, após esta data os documentos serão descartados.
No caso de matrícula por procuração, a mesma deverá ser devidamente reconhecida firma da assinatura do aluno em cartório.