Comissão de Ética no Uso de Animais

A CEUA-FCFRP, em conjunto com CEUA-PUSP, CEUA-FFCLRP, CEUA-EEFERP e CEUA-EERP, informam que o sistema de submissão online já está funcionando. Os pesquisadores que forem submeter novos projetos (os quais utilizem animais vertebrados) devem fazer uso desta plataforma. A tramitação será mais rápida, já que os pareceres também serão online, dinamizando a avaliação dos processos. O Sistema deve ser acessado por navegadores como Internet Explorer ou Google Chrome. Na página da CEUA FCFRP há um tutorial de como realizar o cadastro no sistema de submissão online.

É necessário que todos os usuários realizem um curso básico, teórico e online, de capacitação para o uso ético e seguro de animais, que visa ao nivelamento teórico (legislação, orientações de manejo e segurança) e auxílio para capacitação prática fundamental (comportamento, habilidades de manejo, atitudes). Este curso, intitulado “Ética no Uso de Animais e Segurança no Ambiente de Trabalho”, se encontra disponível na plataforma MOODLE e a chave de inscrição é ceua2015. Ao final, o participante receberá um certificado de realização, que será necessário para o cadastro no sistema de submissão de projetos online; entretanto o sistema aceitará por um tempo uma declaração do orientador atestando que o aluno já realizou treinamento no manejo de animais. Sem o certificado ou a declaração, o pesquisador não será cadastrado no sistema.

Qualquer problema que venham se deparar, seja com o sistema CEUA-PUSP ou com o curso de capacitação online, solicitamos que enviem seus relatos para os e-mails ceua.pusprp@usp.br com cópia para ceua@fcfrp.usp.br