Campanha 5 de Maio: Pelo Uso Racional de Medicamentos

No dia 5 de maio, universitários e docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP mobilizaram-se em prol do "Dia Nacional do Uso Racional do Medicamento". A campanha aconteceu na Praça XV, no centro de Ribeirão Preto e possuiu caráter informativo, no sentido de orientar a população sobre o uso racional do medicamento, ou seja, orientação sobre a utilização adequada dos medicamentos, na dose e frequência corretas, conforme a prescrição por profissional habilitado. Foram fornecidas informações sobre acesso gratuito de medicamentos prescritos pelo médico, os quais são disponibilizados por programas dos governos federal, estadual e municipal. A população também recebeu orientações sobre o descarte e armazenamento dos medicamentos, informações sobre fotoproteção, hábitos saudáveis de vida e cuidados com a saúde, além de informações referentes ao controle das principais doenças crônicas. Foi também realizado o rastreamento de doenças crônicas por meio da pressão arterial e glicemia capilar, sendo que os pacientes detectados foram encaminhados para as Unidades de Saúde de Ribeirão Preto. A Campanha 5 de Maio: Pelo Uso Racional de Medicamentos é uma campanha realizada em todo o País onde os estudantes e os farmacêuticos demonstram à população a importância desse profissional não só na promoção do uso correto de medicamentos, mas em busca da qualidade de vida do paciente.