Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

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Núcleo de Atividades

Núcleo de Atividades visando a etapa de Preparação Pedagógica do PAE

Objetivo Geral

Dar cumprimento à etapa de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE, destinado a aprimorar a formação de estudantes de pós-graduação para atividade didática de graduação.

Objetivos específicos

O núcleo de atividades tem por objetivos específicos: Colocar os alunos de pós-graduação em contato com as atividades da prática docente no que se refere às características da docência no ensino superior, problematizar aspectos das práticas da educação superior em nível de graduação, proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre os métodos de ensino, discussões de currículos e as diferentes abordagens ao processo de ensino-aprendizagem na universidade. Debater sobre planejamento de cursos e, finalmente, procurar traçar um cenário revelando a complexidade que encerra a educação superior.

Justificativa:

De acordo com a Portaria GR Nº 3588, de 10/5/2005, alterada pelas Portarias GR-4391/2009 e GR-4601/2009, da USP o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) destina-se a aprimorar a formação de pós-graduandos para a atividade didática de graduação. A preparação pedagógica faz-se obrigatória como etapa precedente ao estágio supervisionado em docência. Deste modo, propomos que a preparação pedagógica na FCFRP-USP seja realizada por meio de um núcleo de atividades didático-pedagógicas.

Organização

O núcleo será estruturado por encontros previamente programados para discussão de temas relacionados à docência no ensino superior (atividades descritas no item conteúdo) assim como por atividades extra-sala que poderão ser constituídas por palestras relacionadas ao tema programadas pelo GAP de Ribeirão Preto ou por outras unidades do campus e por atividades à distância envolvendo preparo de material para discussão nos encontros presenciais.

Conteúdo dos Encontros Presenciais:

Tipos de organização de currículos.

A Lei de Diretrizes e Bases – Implicações para o ensino superior

Implicações pedagógicas para o desenvolvimento intelectual e ético em estudantes do ensino superior

Teorias e concepções pedagógicas para o ensino superior

Formação de professores do ensino superior

Práticas didáticas na educação superior.

O projeto de estágio no Programa PAE.

Organização e planejamento de material didático

Estilos e circunstâncias de ensino e de aprendizagem.

Possibilidades de inovações no âmbito das práticas educativas do ensino superior.

Adequação da tecnologia aos objetivos do processo de ensino.  

Interatividade em educação mediada pelos multimeios.

Preparação de material didático usando recursos multimeios.

Carga Horária

Trinta horas distribuídas entre atividades presenciais e palestras.

As atividades deverão ser realizadas em um semestre letivo.

Horas-aula – 15 h

Horas-trabalho – 15 h

Cronograma das aulas presenciais semanais, duração de 2h, exceto para a 8ª aula(1h).

1ª aula

A LDB e o ensino superior

2ª aula

Teorias e Concepções pedagógicas

3ª aula

Formação de professores do ensino superior

4ª aula

Práticas didáticas e o PAE

5ª aula

Estilos de ensino aprendizagem

6ª aula

Planejamento de material didático

7ª aula

Tecnologias e multimeios no ensino superior

8ª aula/1h

Avaliação final das atividades programadas


Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades programadas e pela apresentação de seminários.

Será exigido no mínimo 75% de frequência.

Estará apto para inscrever-se para participar da etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, o aluno que for considerado aprovado pelos docentes responsáveis pelo Núcleo de Atividades.

O aluno que for aprovado receberá certificado emitido pela Comissão Coordenadora do Programa de Biociências Aplicadas à Farmácia, atestando a conclusão de etapa de preparação pedagógica para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.

As inscrições para o Núcleo de Atividades serão divulgadas por meio de edital, uma vez ao ano ou semestralmente, a critério dos docentes responsáveis, com aprovação da Comissão Coordenadora do Programa de Biociências Aplicadas à Farmácia. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas oferecidas, os alunos serão selecionados com prioridade para atender à demanda do Programa de Biociências Aplicadas à Farmácia. A lista de alunos selecionados será divulgada por meio de ofício da Coordenação do Programa de Biociências Aplicadas à Farmácia em até 30 dias corridos após a inscrição para o presente núcleo de preparação pedagógica.

 
Docentes Responsáveis

Elisa Maria de Sousa Russo

Elaine Cristina Pereira De Martinis

 
Bibliografia:

1.      ANATASIOU, Lea das Graças. Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPEX, 1998.

2.      ANATASIOU, Lea das Graças; PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. CHAMLIAN, H. C. Docência na Universidade: Professores Inovadores na USP. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p.41-64, março/2003. CORBUCCI, Paulo Roberto.

3.      Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma. Educ. Soc.; 25(88): 677-701, Oct. 2004.

4.       DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? Educ. Soc.; 29(104): 891-917, Oct. 2008.

5.      FELICETTI, Vera Lucia; MOROSINI, Marília Costa. Equidade e iniqüidade no ensino superior: uma reflexão. Ensaio: aval. pol. públ. Educ.;17(62): 9-24, Mar. 2009.

6.       FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA. Plano estadual de educação: proposta da sociedade paulista. São Paulo: Adusp, 2003. 117 p. (versão eletrônica em http://www.adusp.org.br/PEE/pee.htm)

7.      Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2007.

8.      KRASILCHIK, Myriam. Docência no ensino superior: tensões e mudanças. In: PIMENTA, Selma, ALMEIDA, Maria Isabel (Orgs). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp, 2009. p. 147-164

9.       MARTINS, Maria Angélica. O professor no sistema de educação brasileiro. In: _. Saberes da docência na educação superior: uma aproximação. São Paulo, 2002. p. 6-21. PIMENTA, Selma Garrido, ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp, 2009. 256 p.

10.  RISTOFF, Dilvo Ilvo. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis: Insular, 1999. 240 p.

11.  STEINER, João E. Conhecimento: gargalos para um Brasil no futuro. Estud. av.; 20(56): 75-90, Apr. 2006. 

12.   VEIGA, Ilma Passos Alencastro, CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). Pedagogia universitária: a aula em foco. 5. ed. Campinas: Papirus, 2007. 248 p.

A bibliografia será completada por textos que serão escolhidos com os grupos de alunos participantes.


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