Início »

Aluno Especial

Formulário para solicitação de matrícula em disciplina(s)

Anexar ao Formulário de Matrícula:

  • Cópia do Diploma de Graduação;
  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • 01 foto 3 x 4;
  • Declaração de matrícula, se for pós-graduando da UNESP ou UNICAMP.

Para o aluno especial se matricular em disciplina, é cobrada uma taxa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por disciplina referente à matrícula. (Alunos das Universidades Estaduais Paulistas ficam isentos da cobrança de taxas para matrícula em disciplinas). Não haverá devolução do valor pago se o aluno solicitar o cancelamento de matrícula. Se ocorrer indeferimento da matrícula, o valor correspondente será devolvido ao interessado.

 

 

Alunos das Universidades Estaduais Paulistas ficam isentos da cobrança de taxas para matrícula em disciplinas.

Alunos de outras unidades da USP devem ser matriculados como alunos regulares, através das secretarias de seus programas.

Do Aluno Especial

Artigo 57 – Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP.

§ 1º – Os alunos especiais terão direito a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela CPG.

§ 2º – A aceitação do aluno especial deve ser aprovada pela CCP, ouvido o docente responsável pela disciplina.

§ 3º – A critério do orientador, poderão ser aproveitados créditos em disciplinas cursadas na condição de aluno especial, nos 36 meses anteriores à data da matrícula inicial como aluno regular.

Artigo 58 – Podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP, desde que sejam encaminhados por orientadores credenciados em Programa de Pós-Graduação da USP e que estejam participando de atividades de iniciação científica.

Parágrafo único – Os créditos assim obtidos, nos últimos 36 meses, poderão ser computados no conjunto necessário para a obtenção do título de Mestre ou Doutor, desde que o aluno seja admitido, após aprovação no processo seletivo, em um desses cursos.