Profa. Dra. Sâmia Regiane Lourenço Joca Wegener

 

 

 

 

 
INFORMAÇÕES PARA CONTATOS ACADÊMICOS

 

Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Departamento de Física e Química.

Avenida do Café s/n

Monte Alegre

14040-903 – Ribeirao Preto, SP – Brasil

Telefone: (16) 36024705

Fax: (16) 36024880

e-mail:samia@usp.br

Curriculum Vitae Completo (CV): http://lattes.cnpq.br/5936593571207363

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

Sâmia Joca possui graduação em Farmácia-Bioquímia pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (2004). Fez estágio de pós-doutoramento no Departamento de Farmacologia, Laboratório de Psicofarmacologia, da FMRP-USP (2004-2006). Desde marco de 2007, é professora doutora do Departamento de Física e Química, sendo responsável por ministrar as disciplinas de Farmacologia I e Farmacologia II para os cursos de graduação em Farmácia e Odontologia.

Na pós-graduação, a professora Sâmia Joca é coordenadora da Disciplina de Neurofarmacologia e orienta alunos de mestrado e doutorado, os quais desenvolvem projetos de pesquisa na área de neuropsicofarmacologia.

As principais linhas de pesquisa da professora Sâmia estão centradas no estudo do mecanismo de ação de psicofármos, principalmente antidepressivos. Tais estudos têm como objetivo principal a produção de conhecimento científico sobre a neurobiologia da depressão e sobre o mecanismo de ação de antidepressivos convencionais, bem como a identificação de novos alvos biológicos que possam ter interesse para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. Nesse sentido, os projetos de pesquisa do grupo têm envolvido estudos sobre a participação de neurotransmissores atípicos (NO e endocanabinóides), bem como de fatores epigenéticos na neurobiologia da depressão. Para tanto, o grupo coordenado pela professora Sâmia tem investigado os efeitos comportamentais e moleculares de drogas psicoativas em animais submetidos a modelos pré-clinicos.