Faculdade de Ciências
Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

IDIOMAS: | INTRANET

Programas e Projetos

Visando ampliar sua inserção nos grandes temas regionais e nacionais, promovendo e desenvolvendo projetos sociais,  a FCFRP participa de diversos programas, projetos e campanhas:

Programa Aprender com Cultura e Extensão
  • Constitui-se de um Programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), o qual integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP, fomentando as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Propõe-se, assim, a apoiar projetos desta natureza, em temáticas voltadas para os desafios da realidade intra e extra universidade.

A USP e as Profissões
  • Participante desse programa da PRCEU, a FCFRP promove visita monitorada para alunos do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares com o objetivo de apresentar o curso de Farmácia-Bioquímica e a atuação do profissional farmacêutico. Nesse evento, os alunos visitam a Farmácia-Ensino, os laboratórios, a Sala Pró-Aluno, o Centro Acadêmico, e a Empresa Junior.
 
A Universidade Aberta à Terceira Idade
  • Trata-se de um programa da PRCEU, em que a FCFRP participa visando possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.

Projeto Rondon
  • A FCFRP participa desse projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa do Brasil.

Campanha Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos (5 de Maio)
  • Estudantes de Farmácia de todo o Brasil trabalham pela saúde ao participarem da “Campanha Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos” que acontece no dia 5 de maio. Nessa campanha os estudantes vão às ruas, hospitais, farmácias e postos de saúde, conversam com a população e entregam panfletos com o intuito de alertar sobre os riscos do uso irracional de medicamentos. O Centro Acadêmico Lourenço Roselino, da Faculdade de Ciências Farmacêutica de Ribeirão Preto/USP (FCFRP/USP) realiza a Campanha sempre na Praça XV de novembro, sob a supervisão de docentes da Faculdade e apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que custeia as despesas com a divulgação, preparação e realização de atividades que incrementam a proposta do evento nacional. Há orientação sobre doenças crônicas, aferição de pressão arterial, informações sobre medicamentos genéricos, homeopáticos, fitoterápicos e demais medicamentos. A campanha conta ainda com participação de outro programa desenvolvido na Faculdade, o Programa Assistencialista Sociocultural dos Estudantes de Farmácia (PASCEF), que desenvolve atividades educativas para as crianças como pintura, jogos, teatro que abordam temas de saúde pública (ex. dengue), doenças, hábitos de vida e higiene, entre outros.