Scientific Research

07/07/2020

PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq – Abertura de editais para vigência 2021-2022

As inscrições para os Editais PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq estarão abertas no período de 03/05/2021 (a partir das 8h30) a 21/05/2021 (até 12 h), conforme arquivos abaixo, elaborados com base no edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, das resoluções da Universidade e normativas do CNPq.
Os projetos devem ser submetidos pelos orientadores EXCLUSIVAMENTE no sistema Atena (com exceção do projeto PIBITI/CNPq elaborado por um grupo de alunos, conforme Edital PIBITI/CNPq).
– Edital PIBIC/CNPq 2021-2022
– Edital PIBITI/CNPq 2021-2022

 

O QUE É?

O Programa de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI) tem como objetivo a promoção da cultura científica e tecnológica dos estudantes de graduação (da USP ou de outras instituições, públicas ou privadas) por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa sob orientação de docente, pesquisador colaborador ou pós-doutorando da Unidade.
As atividades de pesquisa normalmente envolvem pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo (coleta de dados), atividade em laboratório, análise de dados, redação de relatórios, reuniões com o orientador, participação em seminários e reuniões de grupos de pesquisa.

 

Acesse o Guia para Iniciação Científica e Tecnológica elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

 

NORMAS

Todos os projetos de IC ou ITI vinculados ao programa devem respeitar as regras e exigências da Resolução CoPq n. 7236/2016, da Pró-Reitoria de Pesquisa.
Os projetos desenvolvidos com fomento devem respeitar, também, as regras específicas de cada agência de fomento.

 

O acompanhamento do desenvolvimento do projeto é feito através da avaliação de relatórios (Relatórios Parcial e Final) e controle de frequência, procedimentos realizados exclusivamente no sistema Atena.

 

Para receber o Atestado de Conclusão, é necessário completar os seguintes requisitos:
– Completar as 480 (quatrocentas e oitenta) horas de carga horária;
– Apresentar relatórios parcial e final;
– Apresentar os resultados do projeto no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica da USP (SIICUSP)

 

QUANDO E COMO INSCREVER?

As inscrições são efetuadas pelo orientador no sistema Atena, em fluxo contínuo, e os projetos poderão ser desenvolvidos com ou sem bolsa, preferencialmente dentro do período de 12 meses.
1 – PROJETOS SEM BOLSA
As regras para participação, inscrição e avaliação de projetos SEM BOLSA (voluntários) estão disponibilizadas em edital interno. Clique AQUI para acessar.

 

2 – PROJETOS COM BOLSA
As inscrições para o desenvolvimento de projetos com bolsa também são realizadas no sistema Atena e devem respeitar, adicionalmente, as regras da entidade financiadora por meio da apresentação de termo de outorga/termo de concessão.

 

3 – PROJETOS COM BOLSA – COTA INSTITUCIONAL PIBIC-CNPq e PIBITI-CNPq
Anualmente, entre os meses de março e maio, a Pró-Reitoria de Pesquisa publica os editais para a seleção de bolsas PIBIC-CNPq e PIBITI-CNPq. O edital para a vigência 2020-2021 está em fase de seleção e, desta forma, novas inscrições não são permitidas.

 

RELATÓRIOS

O Relatório Parcial deve ser apresentado após os primeiros 6 (seis) meses de vigência do projeto e o Relatório Final deve ser apresentado após os 6 (seis) meses restantes, na conclusão do projeto.
Os relatórios devem ser inseridos em até 15 (dias) depois da conclusão de cada período (6 ou 12 meses).
A não apresentação do relatório implicará no cancelamento do projeto, conforme Artigo 10 da Resolução CoPq – 7236, de 23 de julho de 2016.
Verifique AQUI as regras para confecção e apresentação do relatório.

 

FREQUÊNCIA

O controle de frequência deve ser feito pelo aluno e é necessário para a comprovação das 480 (quatrocentas e oitenta) horas de dedicação exigidas pelo programa.
A frequência média mensal é de 40 horas para projetos com duração de 12 (doze) meses. Caso o projeto tenha vigência inferior a 12 (doze) meses, pode ser cadastrada frequência mensal de até 80 (oitenta) horas para cumprir a carga horária total.

 

CANCELAMENTO

Os projetos inscritos podem ser cancelados por solicitação do orientador a qualquer momento, através de mensagem eletrônica enviada pelo sistema Fale Conosco (Sistema Atena) com as seguintes informações:
– Nome do aluno;
– Data do cancelamento (data do término das atividades ou a data de início da vigência do projeto caso as atividades não tenham sido iniciadas);
– Motivo do cancelamento (selecionado, necessariamente, dentre as opções abaixo):
– Contemplado com outra bolsa;
– Adquiriu vínculo empregatício/estágio;
– Projeto cancelado;
– Insuficiência de desempenho;
– Concluiu a graduação;
– Desistiu da Iniciação.
O cancelamento implica na não emissão de certificado para o aluno, mas não gera pendências para ele ou seu orientador.

 

Bolsistas do PIBIC ou PIBIT deverão observar também as normas dos respectivos editais a respeito do cancelamento.