PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq – Abertura de editais para vigência 2021-2022
As inscrições para os Editais PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq estarão abertas no período de 03/05/2021 (a partir das 8h30) a 21/05/2021 (até 12 h), conforme arquivos abaixo, elaborados com base no edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, das resoluções da Universidade e normativas do CNPq.
Os projetos devem ser submetidos pelos orientadores EXCLUSIVAMENTE no sistema Atena (com exceção do projeto PIBITI/CNPq elaborado por um grupo de alunos, conforme Edital PIBITI/CNPq).
– Edital PIBIC/CNPq 2021-2022
– Edital PIBITI/CNPq 2021-2022
Os projetos devem ser submetidos pelos orientadores EXCLUSIVAMENTE no sistema Atena (com exceção do projeto PIBITI/CNPq elaborado por um grupo de alunos, conforme Edital PIBITI/CNPq).
– Edital PIBIC/CNPq 2021-2022
– Edital PIBITI/CNPq 2021-2022
O QUE É?
O Programa de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI) tem como objetivo a promoção da cultura científica e tecnológica dos estudantes de graduação (da USP ou de outras instituições, públicas ou privadas) por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa sob orientação de docente, pesquisador colaborador ou pós-doutorando da Unidade.
As atividades de pesquisa normalmente envolvem pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo (coleta de dados), atividade em laboratório, análise de dados, redação de relatórios, reuniões com o orientador, participação em seminários e reuniões de grupos de pesquisa.
As atividades de pesquisa normalmente envolvem pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo (coleta de dados), atividade em laboratório, análise de dados, redação de relatórios, reuniões com o orientador, participação em seminários e reuniões de grupos de pesquisa.
Acesse o Guia para Iniciação Científica e Tecnológica elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa.
NORMAS
Todos os projetos de IC ou ITI vinculados ao programa devem respeitar as regras e exigências da Resolução CoPq n. 7236/2016, da Pró-Reitoria de Pesquisa.
Os projetos desenvolvidos com fomento devem respeitar, também, as regras específicas de cada agência de fomento.
Os projetos desenvolvidos com fomento devem respeitar, também, as regras específicas de cada agência de fomento.
O acompanhamento do desenvolvimento do projeto é feito através da avaliação de relatórios (Relatórios Parcial e Final) e controle de frequência, procedimentos realizados exclusivamente no sistema Atena.
Para receber o Atestado de Conclusão, é necessário completar os seguintes requisitos:
– Completar as 480 (quatrocentas e oitenta) horas de carga horária;
– Apresentar relatórios parcial e final;
– Apresentar os resultados do projeto no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica da USP (SIICUSP)
– Completar as 480 (quatrocentas e oitenta) horas de carga horária;
– Apresentar relatórios parcial e final;
– Apresentar os resultados do projeto no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica da USP (SIICUSP)
QUANDO E COMO INSCREVER?
As inscrições são efetuadas pelo orientador no sistema Atena, em fluxo contínuo, e os projetos poderão ser desenvolvidos com ou sem bolsa, preferencialmente dentro do período de 12 meses.
1 – PROJETOS SEM BOLSA
As regras para participação, inscrição e avaliação de projetos SEM BOLSA (voluntários) estão disponibilizadas em edital interno. Clique AQUI para acessar.
As regras para participação, inscrição e avaliação de projetos SEM BOLSA (voluntários) estão disponibilizadas em edital interno. Clique AQUI para acessar.
2 – PROJETOS COM BOLSA
As inscrições para o desenvolvimento de projetos com bolsa também são realizadas no sistema Atena e devem respeitar, adicionalmente, as regras da entidade financiadora por meio da apresentação de termo de outorga/termo de concessão.
As inscrições para o desenvolvimento de projetos com bolsa também são realizadas no sistema Atena e devem respeitar, adicionalmente, as regras da entidade financiadora por meio da apresentação de termo de outorga/termo de concessão.
3 – PROJETOS COM BOLSA – COTA INSTITUCIONAL PIBIC-CNPq e PIBITI-CNPq
Anualmente, entre os meses de março e maio, a Pró-Reitoria de Pesquisa publica os editais para a seleção de bolsas PIBIC-CNPq e PIBITI-CNPq. O edital para a vigência 2020-2021 está em fase de seleção e, desta forma, novas inscrições não são permitidas.
Anualmente, entre os meses de março e maio, a Pró-Reitoria de Pesquisa publica os editais para a seleção de bolsas PIBIC-CNPq e PIBITI-CNPq. O edital para a vigência 2020-2021 está em fase de seleção e, desta forma, novas inscrições não são permitidas.
RELATÓRIOS
O Relatório Parcial deve ser apresentado após os primeiros 6 (seis) meses de vigência do projeto e o Relatório Final deve ser apresentado após os 6 (seis) meses restantes, na conclusão do projeto.
Os relatórios devem ser inseridos em até 15 (dias) depois da conclusão de cada período (6 ou 12 meses).
A não apresentação do relatório implicará no cancelamento do projeto, conforme Artigo 10 da Resolução CoPq – 7236, de 23 de julho de 2016.
Verifique AQUI as regras para confecção e apresentação do relatório.
Os relatórios devem ser inseridos em até 15 (dias) depois da conclusão de cada período (6 ou 12 meses).
A não apresentação do relatório implicará no cancelamento do projeto, conforme Artigo 10 da Resolução CoPq – 7236, de 23 de julho de 2016.
Verifique AQUI as regras para confecção e apresentação do relatório.
FREQUÊNCIA
O controle de frequência deve ser feito pelo aluno e é necessário para a comprovação das 480 (quatrocentas e oitenta) horas de dedicação exigidas pelo programa.
A frequência média mensal é de 40 horas para projetos com duração de 12 (doze) meses. Caso o projeto tenha vigência inferior a 12 (doze) meses, pode ser cadastrada frequência mensal de até 80 (oitenta) horas para cumprir a carga horária total.
A frequência média mensal é de 40 horas para projetos com duração de 12 (doze) meses. Caso o projeto tenha vigência inferior a 12 (doze) meses, pode ser cadastrada frequência mensal de até 80 (oitenta) horas para cumprir a carga horária total.
CANCELAMENTO
Os projetos inscritos podem ser cancelados por solicitação do orientador a qualquer momento, através de mensagem eletrônica enviada pelo sistema Fale Conosco (Sistema Atena) com as seguintes informações:
– Nome do aluno;
– Data do cancelamento (data do término das atividades ou a data de início da vigência do projeto caso as atividades não tenham sido iniciadas);
– Motivo do cancelamento (selecionado, necessariamente, dentre as opções abaixo):
– Contemplado com outra bolsa;
– Adquiriu vínculo empregatício/estágio;
– Projeto cancelado;
– Insuficiência de desempenho;
– Concluiu a graduação;
– Desistiu da Iniciação.
O cancelamento implica na não emissão de certificado para o aluno, mas não gera pendências para ele ou seu orientador.
– Nome do aluno;
– Data do cancelamento (data do término das atividades ou a data de início da vigência do projeto caso as atividades não tenham sido iniciadas);
– Motivo do cancelamento (selecionado, necessariamente, dentre as opções abaixo):
– Contemplado com outra bolsa;
– Adquiriu vínculo empregatício/estágio;
– Projeto cancelado;
– Insuficiência de desempenho;
– Concluiu a graduação;
– Desistiu da Iniciação.
O cancelamento implica na não emissão de certificado para o aluno, mas não gera pendências para ele ou seu orientador.
Bolsistas do PIBIC ou PIBIT deverão observar também as normas dos respectivos editais a respeito do cancelamento.