Scientific Research

07/07/2020

O QUE É?

O Programa de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI) tem como objetivo a promoção da cultura científica e tecnológica dos estudantes de graduação (da USP ou de outras instituições, públicas ou privadas) por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa sob orientação de docente, pesquisador colaborador ou pós-doutorando da Unidade.
As atividades de pesquisa normalmente envolvem pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo (coleta de dados), atividade em laboratório, análise de dados, redação de relatórios, reuniões com o orientador, participação em seminários e reuniões de grupos de pesquisa.

 

Acesse o Guia para Iniciação Científica e Tecnológica elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

 

NORMAS

Todos os projetos de IC ou ITI vinculados ao programa devem respeitar as regras e exigências da Resolução CoPq n. 7236/2016, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.
Os projetos desenvolvidos com fomento devem respeitar, também, as regras específicas de cada agência de fomento.

 

O acompanhamento do desenvolvimento do projeto é feito através da apresentação e avaliação de relatórios semestrais, procedimentos realizados exclusivamente no sistema Atena, e apresentação dos resultados da pesquisa no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP).

 

Caso cumpridos os requisitos mencionados acima, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação emitirá Atestado de Conclusão com a participação no Programa.

 

CREDENCIAMENTO DE ORIENTADORS DE IC

Conforme previsto no parágrafo 3º do artigo 3º da Resolução CoPq nº 7236/2016 e aprovado pela Comissão de Pesquisa e Inovação em sua 248ª Reunião Ordinária, realizada em
24/09/2024, os orientadores de IC devem seguir os critérios abaixo para credenciamento:
1) Docentes ativos da FCFRP estão automaticamente credenciados.
2) Os demais vínculos seguirão estritamente os critérios estabelecidos na Resolução supracitada, sem critérios adicionais definidos pela Comissão de Pesquisa e Inovação.

 

QUANDO E COMO INSCREVER?

As inscrições são efetuadas pelo orientador no sistema Atena, em fluxo contínuo, e os projetos poderão ser desenvolvidos com ou sem bolsa, com vigência mínima de 3 (três) meses.
1 – PROJETOS SEM BOLSA
As regras para participação, inscrição e avaliação de projetos SEM BOLSA (voluntários) estão disponibilizadas em edital interno. Clique AQUI para acessar.

 

2 – PROJETOS COM BOLSA
As inscrições para o desenvolvimento de projetos com bolsa também são realizadas no sistema Atena e devem respeitar, adicionalmente, as regras da entidade financiadora por meio da apresentação de termo de outorga/termo de concessão.

 

3 – PROJETOS COM BOLSA – COTA INSTITUCIONAL PIBIC-CNPq e PIBITI-CNPq
Anualmente, entre os meses de março e maio, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação publica os editais para a seleção de bolsas PIBIC-CNPq e PIBITI-CNPq. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a secretaria da Comissão de Pesquisa e Inovação.

 

RELATÓRIOS

Devem ser entregues relatórios de acompanhamento a cada 6 (seis) meses de vigência do projeto. Estes documentos Os relatórios devem ser inseridos em até 15 (dias) após a conclusão de cada seis meses.
A não apresentação do relatório implicará no cancelamento do projeto, conforme Artigo 10 da Resolução CoPq – 7236, de 23 de julho de 2016.
Verifique AQUI as regras para confecção e apresentação do relatório.

 

CANCELAMENTO

Os projetos inscritos podem ser cancelados por solicitação do orientador a qualquer momento, através de mensagem eletrônica enviada pelo sistema Fale Conosco (Sistema Atena) com as seguintes informações:
– Nome do aluno;
– Data do cancelamento (data do término das atividades ou a data de início da vigência do projeto caso as atividades não tenham sido iniciadas);
– Motivo do cancelamento (selecionado, necessariamente, dentre as opções abaixo):
– Contemplado com outra bolsa;
– Adquiriu vínculo empregatício/estágio;
– Projeto cancelado;
– Insuficiência de desempenho;
– Concluiu a graduação;
– Desistiu da Iniciação.O cancelamento implica na não emissão de Atestado de Conclusão para o aluno, mas não gera pendências para ele ou seu orientador.
*** Bolsistas do PIBIC ou PIBIT deverão observar também as normas dos respectivos editais a respeito do cancelamento.