O Laboratório de Toxicologia Analítica e de Sistemas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (ASTox), realiza a determinação de elementos químicos, por injeção direta da amostra ou especiação química utilizando um Espectrômetro de Massas com Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-MS). O ASTox é um dos principais laboratórios de referência na América Latina para determinação de elementos químicos em amostras clínicas e participa de vários Ensaios de Proficiência de Laboratórios no Brasil e exterior.
Equipamentos e Serviços
O ICP-MS está equipado com cela de reação dinâmica, modelo Elan DRC II (PerkinElmer, Sciex, Canadá) hifenado a um sistema de Cromatografia Líquida de Alta Performance (PerkinElmer, Sciex) (N° Patrimônio USP 017.020131). O equipamento foi adquirido pela Fapesp (Equipamentos Multiusuários, E.M.U.) N° PROCESSO FAPESP: 2004 /08774-6).
Todas as soluções utilizadas nas análises são estocadas em tubos de polipropileno Falcon® (Blue Max™ Jr., Becton Dickinson) de 15 e 50 mL ou frascos de polipropileno (Nalgene®) previamente descontaminados e secos em capela de fluxo laminar “classe 100”, também instalada na sala do equipamento.
Dados e Resultados
As amostras devem estar enumeradas e com nome do solicitante, contidas em tubos de polipropileno (tipo Falcon) ou criogênicos, livres de metais. Concentrações de solventes tais como DMSO, metanol, acetonitrila não são permitidos acima de 0,1%.
É necessário preencher nosso formulário (disponível no fim da página) e entregá-lo juntamente com as amostras.
Para outros serviços recomenda-se o contato antes da submissão das amostras para orientações quanto a necessidades científicas especiais.
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta-feira: das 8:00 às 17:00 h
Usuários
A utilização do equipamento é aberta preferencialmente aos docentes e alunos de pós-graduação da FCFRP-USP e demais unidades da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a disponibilidade de horários, a utilização poderá ser expandida para outros usuários externos, como docentes e alunos de outras instituições de ensino e pesquisa, além de laboratórios diversos, empresas ou indústrias interessadas.
Localização
O equipamento está instalado na sala 85 do Bloco A da FCFRP-USP, uma sala limpa classe “1000”, equipada com filtros HEPA de 60×60 cm posicionados no forro, através dos quais é forçado ar filtrado com vazão total de 6000 m3 h-1. A sala possui um transdutor de pressão que garante pressão positiva no seu interior, impedindo a contaminação pelo ar externo não filtrado.
Contato
Pagamentos
Os valores cobrados estão na tabela abaixo.
Documentos
– Formulário de Determinação de Metais para Empresas
– Formulário de Determinação de Metais para Universidades
– Tabela de Valores 2020
- PESQUISA / EXTENSÃO
- Pesquisa
- Normas
- Infraestrutura
- Centrais Multiusuários
- Chromatography and Spectrometry Center (CENACROESP)
- Central Multiusuário de Purificação e Sequenciamento de Proteína e Síntese de Peptídeo (PuSeSin)
- Center of Excellence in Metallomics Applied to Population Health Studies (CEMAESP)
- Center of Excellence in Molecular and Translational Oncology (OncoMoT)
- Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios (CEQIL)
- Laboratório de Farmacotécnica Instrumental (LAFAI)
- Laboratório de P&D em Processos Farmacêuticos (LAPROFAR)
- Laboratório de Toxicologia Analítica e de Sistemas (ASTox)
- Laboratório Multiusuário de Sequenciamento de Ácidos Nucleicos (LMSeq)
- 300MHz Nuclear Magnetic Resonance Center
- LIAREC – Laboratório de Imagens de Alta Resolução e Estudos Celulares
- Grupos de Pesquisa
- Programas
- Oportunidades
- Cultura e Extensão
- Relações Internacionais
- Pesquisa