Graduación

11/04/2020

O curso de Farmácia da FCFRP/USP acontece em período integral, com duração de 5 anos e possui possibilidades distintas de ingresso (para saber mais clique AQUI). O currículo vigente foi desenvolvido considerando as competências necessárias para o exercício da profissão, por meio de uma grade curricular estabelecida em módulos e permeando conteúdos multidisciplinares. Tal adequação pedagógica inova ao atender o ensino de uma profissão cuja área de atuação é muito vasta, com mais de 70 ramos de atividade existentes. Além disso, auxilia o profissional farmacêutico formado na FCFRP/USP a adquirir características éticas e humanizadas, essenciais ao exercício de profissões da saúde.
O farmacêutico formado aqui poderá atuar em diversas áreas, algumas delas são:
– Fármacos, medicamentos e cosméticos: desde as pesquisas, testes de princípios ativos, fabricação, produção e controle de qualidade, até ao momento da venda ao consumidor final com a devida orientação e acompanhamento ao paciente sobre o uso. Isso pode acontecer em drogarias, indústrias, hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas particulares e outros ambientes.
– Análises clínicas: execução, coordenação e análise dos mais diversos tipos de amostras da área da saúde.
– Alimentos: análise de substâncias provenientes de alimentos no organismo humano e no controle de qualidade dos alimentos.
– Ambiental: controle de da água e do solo.
– Gestão: administração de estabelecimentos da área da saúde, inclusive tendo a oportunidade de abrir a sua própria drogaria, farmácia de manipulação, laboratório de análises clínicas, etc.
– Vendas: comercialização de medicamentos em geral;
– Vigilância sanitária: análise e controle de qualidade de medicamentos, insumos para laboratórios ou alimentos de interesse sanitário.

Matriz Curricular

Atualmente a FCFRP possui 3 estruturas em andamento sendo uma com o código 60012 (integral e noturno) também chamada de estrutura antiga e 2 estruturas chamadas de nova (somente integral para ambas), cuja diferença entre elas basicamente se refere ao nome, carga horária, AACs obrigatórias e algumas disciplinas, pois a partir de 2020 o nome do curso é “Farmácia” e não mais “Farmácia-Bioquímica” e portanto, para elas existem dois códigos diferentes 60014 e 60013, respectivamente.

– 60012 – INTEGRAL (Vigente no 2º Semestre 2020)
– 60012 – NOTURNO (Vigente no 2º Semestre 2020)
– 60013 (Vigente no 1º Semestre 2020)
– 60013 (Vigente no 2º Semestre 2020)
– 60014 (Vigente no 1º Semestre 2020)
– 60014 (Vigente no 2º Semestre 2020)
– Coordenadores dos Módulos 60013 e 60014

 

Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto- FCFRP-USP, elaborado pela Comissão de Graduação e pelo Apoio Pedagógico é construído com base na história e na comunidade da FCFRP-USP e tem como objetivo orientar a comunidade acadêmica com relação às atividades voltadas ao ensino de graduação.

– Projeto Pedagógico a partir do 2º Semestre 2020