Infraestructura

18/05/2020

(Português)

Os orientadores do nosso PPG contam com a infraestrutura da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP/USP) que proporciona condições adequadas para o desenvolvimento de suas linhas de pesquisa, com impacto significativo na qualidade do corpo discente formado.

 

BIBLIOTECA

A Biblioteca Central do Campus de Ribeirão Preto-USP, possui área física de 4.243 m². Seu acervo é formado por 126.014 livros, 3.372 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros impressos, 19.907 teses e dissertações, 111.616 trabalhos científicos publicados pelo corpo docente e pesquisadores do campus de Ribeirão Preto. Oferece acesso online a mais de 45.000 publicações periódicas disponíveis no Portal Capes; serviço de comutação bibliográfica que permite ao usuário a obtenção de cópias de artigos científicos não existentes no acervo da biblioteca e promove treinamentos para capacitar graduandos, pós-graduandos e alunos de especialização em acesso às bases de dados e textos completos de revistas científicas (nacionais e estrangeiras) e, em apresentação de trabalhos científicos.
Site: (http://www.bcrp.prefeiturarp.usp.br).

 

BIOTÉRIOS

O Programa Pós-Graduação em Toxicologia contam com o Biotério Central do Campus de Ribeirão Preto além de três unidades na FCFRP-USP, denominadas BIOTÉRIO I (área física de 270m2) para criação e manutenção de camundongos hairless, BIOTÉRIO II (área física de 432 m2 ) para criação de animais SPF e isogênicos e BIOTÉRIO DE TOXICOLOGIA AMBIENTAL (área física de 4,60 m2) utilizado para criação e manutenção de animais livre de patógenos específicos (SPF- Specific Pathogen Free) e peixes da espécie Danio rerio. Estes Biotérios são utilizados pelos orientadores e alunos do programa para desenvolvimento de atividades de pesquisa que envolvem experimentação em animais.

 

INFORMÁTICA

Atualmente a FCFRP-USP conta com 860 microcomputadores e 84 notebooks em uso. Todos os orientadores e alunos do Programa de Pós-Graduação têm acesso à Internet em seus laboratórios de pesquisa e a maioria dos orientadores têm computadores ligados em rede para uso de seus alunos. Como constantemente a FCFRP-USP vem se modernizando e aumentando seus recursos de informática, disponibiliza aos orientadores e alunos 11 servidores, com serviços de e-mail, Websites, DNS, câmeras de segurança, repositório de softwares, backup, sistema de controle wireless, sistema de controle de portas de acesso, sistema online de chamados técnicos, etc. Os usuários podem usufruir do acesso à VPN da USP em microcomputadores próprios a partir de suas residências para realização de consultas aos bancos de dados bibliográficos e também disponibiliza aos pesquisadores visitantes (nacionais e do exterior) e alunos (estagiários de pós-graduação de IES nacionais e do exterior) acesso a rede wireless para seus aparelhos portáteis particulares (notebooks, tablets, smart fones, etc).

 

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

Todos os orientadores do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia possuem infraestrutura física e equipamentos adequados para realizar suas pesquisas, conseguida através da Universidade de São Paulo e das agências de fomento à pesquisa, como FAPESP, CNPq e CAPES. Além dos 14 laboratórios de pesquisa de nossos orientadores (área física de 43,149 m2), contamos também com 7 (sete) Centrais Multiusuários (core Facilities), permitindo o acesso aos equipamentos de alta complexidade e custo, às técnicas e métodos avançados de investigação, além do acesso a especialistas e a serviços voltados a investigação científica de ponta. O ambiente das centrais Multiusuários propicia a maior interação entre os pesquisadores e o aumento da produtividade. Além dos orientadores e alunos do Programa terem acesso a sequenciadores de DNA e microscopia eletrônica e confocal através de colaborações estabelecidas com a FMRP-USP, Hemocentro de Ribeirão Preto e FFCLRP-USP.