Cromatógrafo líquido de ultra eficiência – UPLC

16/06/2023

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP possui UPLC, cedido pela FAPESP através de Projeto Multiusuário (EMU) Proc. n. 2017/17456-8, vinculado ao Projeto n. 2014/50928-2 (Temático), sob coordenação da Profa. Dra. Maria Vitória Lopes Badra Bentley. Este equipamento é utilizado para análise por cromatografia ultra eficiência.

O UPLC com detector de conjunto de fotodiodos (PDA) e massas (QDa) é um equipamento fundamental para o desenvolvimento de formulações nanoestruturadas e estudos de nanotoxicologia, pois possibilita a quantificação de diferentes fármacos e biofármacos com alta resolução e alta detectabilidade.

Devido a sua alta resolução e sensibilidade, impurezas e concentrações muito baixas de analitos podem ser analisas com exatidão e precisão no UPLC-PDA-QDa inclusive quando em matrizes complexas como em produtos finais (ex, cremes) ou em fluidos biológicos possibilitando a ampliação dos estudos in vivo de eficácia e farmacocinéticas das formulações nanoestruturadas desenvolvidas, assim como de nanotoxicologia.

Usuários

Atende preferencialmente docentes e alunos de pós-graduação da FCFRP – USP e havendo disponibilidade nos horários, também de outras faculdades, institutos de pesquisa e empresas/indústrias de Ribeirão Preto e região.

Pagamento
Os usuários contribuem com o pagamento de uma taxa por análise realizada, recolhida na Tesouraria da FCFRP-USP junto ao centro de despesa LIAREC, para uso específico com a aquisição de reagentes e manutenção do equipamento. Os valores das análises são determinados tendo como base as despesas com reagentes, manutenção do equipamento, tipo e número de amostras/usuário.

Uma vez aprovado o valor e o tempo de entrega dos resultados, o usuário deverá autorizar a análise.

De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 12:00h e das 13:00 às 17:00h.

Agendamento

Para agendamento e solicitação de orçamento entrar em contato com a Sra. Taís Nader Chrysostomo Massaro, e-mail tais.chrysostomo@usp.br , telefone +55 16 3315-4238.
A desistência deve ser comunicada com 24h de antecedência.

Localização

O UPLC está localizado na sala 92, Bloco S da FCFRP no Campus USP de Ribeirão Preto.