INSTITUCIONAL

10/04/2020
A missão da Faculdade de Farmácia de Ribeirão Preto é formar profissionais capacitados para atuar nas áreas de Ciências Farmacêuticas, com valores éticos, críticos, reflexivos e humanistas, comprometidos e integrados com a Sociedade e a cidadania, constituindo-se num centro de excelência nacional e internacional no ensino, pesquisa e extensão universitária. Com ações integradas e complementares com os três Departamentos, a FCFRP continuadamente busca o desenvolvimento científico de ponta e a qualificação do profissional farmacêutico preparando-o para os avanços científicos e as necessidades do País na área farmacêutica e afins, principalmente em aspectos que sejam potencialmente importantes para a Sociedade.

 

Regimento Interno

– Regimento Interno Atual da FCFRP
 

Projeto Acadêmico

– Projeto Acadêmico Atual da FCFRP
 

Nossa História

No dia 1° de junho de 1924, no “Gymnásio do Estado” com a presença de personalidades e professores, realizou-se a sessão magna de fundação da Faculdade de Odontologia e Farmácia de Ribeirão Preto – FOF, época em que Ribeirão Preto vivia de sua riqueza cafeeira.
Em 5 de março de 1928, por ato do Ministro da Justiça, Viana de Castello, os cursos foram reconhecidos e formava-se a primeira turma de Farmacêuticos e Cirurgiões-Dentistas.
A incorporação à Universidade de São Paulo ocorreu em 1° de janeiro de 1975, quando estas Faculdades, como Institutos isolados, já estavam localizadas no “Campus USP – Ribeirão Preto”.

Na década seguinte, no ano de 1983, a Faculdade de Farmácia e Odontologia foi desmembrada em duas Unidades distintas: a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – FCFRP e a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP.
A Unidade oferece o Curso de Farmácia-Bioquímica para os períodos integral e noturno. Em 2002, a criação do curso noturno possibilitou a ampliação de vagas no ensino superior público e gratuito. Visando a adequação e a melhoria do ensino, ao longo destes anos o curso sofreu alterações importantes sempre adequando a sua Estrutura Curricular aos progressos científicos das Ciências Farmacêuticas, formando profissionais cuja qualidade tem sido reconhecida pela sua inserção no mercado de trabalho.
O estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia, promulgadas em 04 de março de 2002 alterou a filosofia do ensino de Farmácia, uma vez que estas preconizam a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Assim, nova Estrutura Curricular foi implantada em 2004.
O Curso de Farmácia – Bioquímica da FCFRP/USP está fundamentado numa concepção pedagógica crítica baseada na participação, no diálogo e na problematização da realidade vivenciada pelos profissionais da área farmacêutica.
A constante atualização do corpo docente, mediante a participação em eventos científicos nacionais e internacionais, a realização de cursos e o desenvolvimento da pesquisa, contribuem, certamente, para a melhoria da qualidade do ensino. A busca pela ampliação e adequação da área física destinada à ministração de aulas teóricas e práticas também contribui para garantir a formação de bons profissionais.
A Unidade possui 13 laboratórios Didáticos, 84 laboratórios de Pesquisa, 11 laboratórios de Serviços de Análises Clínicas, 1 laboratório de Ensino Farmacêutico, 1 laboratório de Destilação de Solvente e Gerenciamento de Resíduos Químicos, 2 Biotérios, 10 salas para Aulas Teóricas, 1 Auditório e 1 sala Pró-Aluno, com acesso gratuito à internet e disponibilidade do uso de ferramentas e programas para trabalhos acadêmicos, numa área total de 22.052,61 m quadrados.
O corpo docente da FCFRP é composto por 103 professores, a maioria em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), o que reflete na qualidade do curso e demonstra a preocupação da Unidade relativa ao engajamento do corpo docente com as atividades acadêmicas. Estes docentes estão alocados em três Departamentos: de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas, de Ciências Farmacêuticas e de Ciências Biomoleculares, os quais estão integrados didática e cientificamente. Conta ainda com 220 servidores não-docentes, que participam direta ou indiretamente das atividades acadêmicas.
O ensino de Pós-Graduação da Unidade iniciou-se em 1988 e hoje é referência nacional e internacional. Conta atualmente, com 3 (três) programas de Pós-Graduação, todos oferecendo cursos de mestrado e doutorado nas áreas de abrangência das Ciências Farmacêuticas, a saber:

Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia (conceito CAPES 6),
Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (conceito CAPES 7) e
Programa de Pós-Graduação em Toxicologia (conceito CAPES 6).

Para saber um pouco mais sobre o histórico da USP e da FCFRP clique aqui.