INSTITUCIONAL

10/04/2020
A missão da Faculdade de Farmácia de Ribeirão Preto é formar profissionais capacitados para atuar nas áreas de Ciências Farmacêuticas, com valores éticos, críticos, reflexivos e humanistas, comprometidos e integrados com a Sociedade e a cidadania, constituindo-se num centro de excelência nacional e internacional no ensino, pesquisa e extensão universitária. Com ações integradas e complementares com os três Departamentos, a FCFRP continuadamente busca o desenvolvimento científico de ponta e a qualificação do profissional farmacêutico preparando-o para os avanços científicos e as necessidades do País na área farmacêutica e afins, principalmente em aspectos que sejam potencialmente importantes para a Sociedade.

 

Regimento Interno

– Regimento Interno Atual da FCFRP

Projeto Acadêmico

– Projeto Acadêmico Atual da FCFRP
 

Nossa História

No dia 1o de junho de 1924, em uma das salas do “Ginásio do Estado” com a presença de altas personalidades e professores, realizou-se a sessão magna de fundação da FACULDADE DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE RIBERIÃO PRETO, destacando-se entre os presentes o Dr. Joaquim Camilo de Morais Mattos, o Dr. Antônio Pompeu de Camargo, o Prof. Lourenço Roselino, o Dr. Castello Simões, o Dr. Ataliba Amaral de Araújo, o Prof. Antônio Baracchini, o Prof. Antônio Rodrigues da Silva, o Sr. João Palma Travassos e o Sr. Plínio Travassos dos Santos.
Em 5 de março de 1928, por ato do Ministro da Justiça, Viana de Castello, os cursos foram reconhecidos e neste mesmo ano, formava-se a primeira turma de Farmacêuticos e Cirurgiões-dentistas.
Durante anos, os idealizadores desta Faculdade lutaram para que o Governo do Estado tomasse a si o encargo de mantê-la. Com o apoio unânime da Assembléia Legislativa, em 6 de dezembro de 1958, foi sancionada a Lei 5015, agrupando a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto ao Sistema Estadual de Ensino Superior, na qualidade de Instituto Isolado. Assim, após atuar 34 anos como estabelecimento de ensino particular, a Faculdade foi entregue ao Estado, em 1o de janeiro de 1959.

Em fevereiro de 1969, a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto, ainda na qualidade de Instituto Isolado, passou a ser coordenada pela CESESP – Coordenadoria do Ensino Superior do Estado de São Paulo, subordinada à Secretaria de Educação, e sob essa égide permaneceu até dezembro de 1974.
Pelo Decreto n.o 5407, de 30 de dezembro de 1974, deu-se “a incorporação à Universidade de São Paulo o que se efetivou a partir de 1o de janeiro de 1975”. Na ocasião, a Faculdade, já estava localizada no “Campus USP – Ribeirão Preto” que havia sido criado por Portaria Reitoral de 3 de fevereiro de 1972.
Finalmente, em 10 de março de 1983, pelo Decreto n.o 20786 de autoria do então Governador do Estado de São Paulo, José Maria Marim, a Faculdade de Farmácia e Odontologia foi desmembrada em duas Unidades distintas: a FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO – FCFRP e a FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO – FORP, com administrações separadas, vidas autônomas e insígnias próprias, sendo, porém, mantidos vínculos quanto a diversas disciplinas oferecidas por Departamentos, de ambas as Unidades, aos alunos de graduação.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – FCFRP, foi primeiro administrada pelo Prof. Dr. Aymar Baptista Prado (in memorium) seguido pelos Professores Doutores José Norberto Callegari Lopes, por dois mandatos, Zuleika Rothschild (in memorium), Suely Vilela, Maria de Lourdes Pires Bianchi, Augusto César Cropanese Spadaro, Sérgio de Albuquerque, Maria Vitória Lopes Badra Bentley, Osvaldo de Freitas, tendo como atual diretor Sérgio Akira Uyemura.
Desde a sua implantação, até os dias atuais, a Unidade conduz suas atividades com excelência, no ensino, pesquisa e cultura e extensão à comunidade. A FCFRP possui características que as distingue dentro do cenário de Faculdades da mesma área, pela composição de seu quadro de recursos humanos e infraestrutura. Com profissionais de várias áreas do conhecimento, o ensino de graduação está concentrado totalmente dentro da Unidade, desde as áreas básicas até às aplicadas. Os profissionais das diversas áreas que fazem parte de nossa comunidade acadêmica têm permitido a implantação de linhas de pesquisa inovadoras e na fronteira do conhecimento. Conta no seu quadro docente com 87 professores com titulação mínima de Doutor; quadro de 171 servidores técnicos e administrativos especializados, composto por profissionais de nível superior, técnicos e básico, treinados e habilitados; infraestrutura de ensino, pesquisa e administrativa adequadas para o desenvolvimento das atividades.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto está constituída por três Departamentos integrados didática e cientificamente: Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas, Departamento de Ciências Farmacêuticas e Departamento de Ciências BioMoleculares.

 

Graduação

Ao longo destes anos, o curso de Farmácia-Bioquímica passou por profundas alterações, sempre adequando a sua Estrutura Curricular aos progressos científicos das Ciências Farmacêuticas, formando profissionais cuja qualidade tem sido reconhecida pelo seu rápido engajamento ao mercado de trabalho. Atualmente oferecemos o curso de Farmácia, que apresenta um caráter multidisciplinar de formação generalista, possibilitando ao profissional farmacêutico atuar em diversas áreas, dentre elas: Drogarias, Farmácias (Manipulação e Homeopática), Serviço Único de Saúde, Análises Clínicas, Alimentos, Laboratórios de Bioequivalência e Biodisponibilidade (Genéricos), Hospitais, Indústrias Farmacêutica, Cosmética, Química e Produtos Biotecnológicos.
Durante a Graduação, o acadêmico tem a oportunidade de assistir aulas teóricas e práticas, que ocorrem em 13 laboratórios didáticos, realizar estágios, participar de atividades de extensão universitária como congressos e cursos, além de poder desenvolver projetos de pesquisa de Iniciação Científica, sempre sob a orientação de um docente da disciplina de seu maior interesse. Além disso, durante as aulas práticas e estágios, o futuro profissional farmacêutico aprenderá a elaborar medicamentos e cosméticos, e terá contato com produtos naturais, inclusive da Biodiversidade Brasileira, com potencial de aplicação na indústria Farmacêutica e Cosmética.
A FCFRP oferece 80 vagas no curso de graduação em Farmácia – período integral. O curso possui duração mínima de cinco anos e forma profissionais cuja qualidade tem sido reconhecida pela sua inserção no mercado de trabalho. Assim como no restante dos cursos da Universidade de São Paulo, o ingresso se dá anualmente pelo vestibular da FUVEST e pelo ENEM-USP e Provão Paulista. O Curso de Farmácia da FCFRP foi concebido de modo a assegurar aos estudantes uma formação profissional de qualidade, embasada em conhecimentos técnico-científicos, orientação e formação de um profissional farmacêutico comprometido com a saúde em todos os campos de atuação, integrando sistematicamente as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
A FCFRP-USP já formou 4420 alunos de graduação e contará com 481 alunos após a matrícula dos ingressantes em 2024.
A FCFRP implantou, no ano de 2023, a curricularização da extensão, que de acordo com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, entende-se por Extensão na Educação Superior Brasileira “a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”. De acordo com esta resolução, as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.
A matriz curricular vigente (60014) possui 4.800 horas de carga horária total e para cumprir a determinação da Resolução nº 7 do Conselho Nacional de Educação a FCFRP criou a matriz curricular 60015 que oferecerá aos estudantes 480h de carga horária em atividades extensionistas obrigatórias.

 

Pós-Graduação

A FCFRP-USP iniciou as atividades de pós-graduação em 1988, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Fármacos e Medicamentos com as áreas de concentração: Química e Biologia, inicialmente em nível de mestrado e a partir de 1998, com o curso de doutorado.
A primeira grande modificação na Pós-Graduação na FCFRP-USP ocorreu em 1999, alterando o nome do antigo Programa para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, divido em duas áreas de concentração: a) Fármacos e b) Medicamentos. Em 2001, criou-se mais duas novas áreas de concentração: c) Análises Clínicas e d) Toxicologia.
Em meados de 2004, ocorreu a segunda grande reformulação do ensino de Pós-Graduação na FCFRP-USP. A partir de então, manteve-se o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e as áreas de Análises Clínicas e Toxicologia foram transformadas em Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia, atual Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia e Programa de Pós-Graduação em Toxicologia.
A FCFRP oferece curso de Mestrado e curso de Doutorado distribuídos em três Programas de Pós-Graduação atualmente:
a) Ciências Farmacêuticas (conceito CAPES 7): áreas de concentração: I. Medicamentos e Cosméticos; II. Produtos Naturais e Sintéticos;
b) Toxicologia (conceito CAPES 6): área de concentração Toxicologia;
c) Biociências e Biotecnologia (conceito CAPES 6): áreas de concentração: I. Imunologia e Fisiopatologia; II. Bioagentes e Biotecnologia Aplicados à Farmácia.
Os Programas de Pós-Graduação desenvolvem pesquisas na fronteira do conhecimento da área, as quais são reconhecidas nacionalmente internacionalmente.
Ao longo de sua atuação, a Pós-graduação da FCFRP-USP titulou 941 Mestres e 670 Doutores. Atualmente a FCFRP-USP conta com 90 alunos de Mestrado e 144 alunos matriculados nos cursos de Doutorado e Doutorado Direto (dados atualizados em 28/02/2024).

 

Pesquisa

As atividades de pesquisa são estimuladas pela FCFRP-USP, por meio da realização de estágios de iniciação científica e de pós-doutoramento, da criação e consolidação de grupos de pesquisa nas áreas de conhecimento do âmbito farmacêutico e na constante divulgação de questões relacionadas com a produção científica e tecnológica. A FCFRP promove periodicamente eventos científicos de importância, tais como o Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (CIFARP) e o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP, Área Biológicas), além de outros. O corpo docente é altamente qualificado, contando com vários bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq, que coordenam grandes projetos (Projetos temáticos, INCTs, etc), além de projetos individuais de pesquisa, gerando uma alta captação de recursos, importante para o desenvolvimento de pesquisas no estado da arte da ampla área das Ciências Farmacêuticas. Há diversas colaborações internacionais e convênios com universidades de grande prestígio na América do Norte, Europa e América Latina, que permitem o desenvolvimento de pesquisas de grande relevância e intercâmbio de docentes, pós-doutorandos, pós-graduandos e graduandos. A infraestrutura de pesquisa conta com 106 laboratórios bem equipados, além de centrais multiusuários com equipamentos de grande porte para pesquisas multidisciplinares.

 

Cultura e Extensão Universitária

Como terceiro pilar do tripé da Universidade, a FCFRP – USP realiza várias atividades de extensão, tais como: organização de eventos científicos, cursos de difusão e atualização, prestação de serviços por meio dos Laboratórios Clínico, de Toxicologia, de Bioequivalência e de Pesquisa em diferentes áreas. Possui uma Farmácia-Ensino que oferece atendimento à população e estágio profissionalizante aos graduandos.
A FCFRP-USP estimula a participação dos discentes nas campanhas educativas sobre o Uso Racional de Medicamentos e, ainda, a participação em eventos culturais como a Semana de Arte e Cultura e a Feira do Livro, promovidas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, respectivamente. Além disso, possui convênios com Universidades no Exterior, Farmácias, Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas, possibilitando a realização de estágios aos alunos de graduação e pós-graduação, o intercâmbio de informações e a difusão do conhecimento à sociedade.
A Faculdade atenta às mudanças e necessidades da comunidade interna e externa, aprovou em seu Regimento Interno, a criação da Comissão Estatutária de Inclusão e Pertencimento – CIP, que possui as competências estabelecidas no Art. 4º da Resolução CoIP nº 8323, de 21 de setembro de 2022.