Comissão de Ética no Uso de Animais

25/04/2020

Coordenadora

Profa. Dra. Ana Patrícia Yatsuda Natsui

Email: ayatsuda@fcfrp.usp.br
Tel: (16) 3315-4724

 

Secretária

Fernanda Del Campo de Matos

Email: ceua@fcfrp.usp.br
Tel: (16) 3315-8559

 

 

A FCFRP possui desde o dia 10/06/2014 (Portaria 30/2014) uma Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA – própria, em atenção ao disposto na Resolução Normativa nº 16, art. 3º, item IV do CONCEA – Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, órgão integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em comum acordo com os Diretores das diferentes unidades pertencentes à CEUA-PUSP, decidiu-se que a composição da CEUA desta Faculdade respeitará as indicações feitas para composição da CEUA da PUSP-RP, mantendo-se uma filosofia única para os trabalhos realizados pelas CEUAs no Campus de Ribeirão Preto, bem como a integração entre as diferentes unidades. Este formato, chamado de “espelho”, estabelece CEUAs com a mesma composição, porém cada unidade terá seu próprio Coordenador e Vice-Coordenador vinculados. Cumpre salientar que os processos continuarão sendo analisados da mesma forma que já vinham sendo até o momento, ou seja, por membros de várias unidades do campus que compõem a CEUA da PUSP-RP.

 

ATENÇÃO – FUNCIONAMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Em atenção às novas diretrizes do CODAGE divulgadas no dia 17 de março de 2020 comunicamos que:

I) O Biotério I da FCFRP funcionará em esquema de revezamento de seus funcionários a partir de 23 de março de 2020. Dessa forma, informamos que:
1) Todos os experimentos em andamento ou que seriam realizados nos biotérios específicos de cada docente são e continuarão sendo de responsabilidade do respectivo docente. O Biotério I da FCFRP não tem condições de receber nenhum animal neste momento.
2) Os animais que estejam em utilização experimental nesse momento no Biotério I continuarão sendo mantidos até o final dos experimentos.
3) Novos experimentos, que necessitem manter animais no Biotério I, não devem ser iniciados e, o pesquisador deve entrar em contato com o Biotério I, caso tenha animais no biotério.
4) Novos animais não serão recebidos para manutenção no Biotério I, até a normalização do funcionamento do mesmo.
5) Linhagens transgênicas mantidas pelo Biotério I da FCFRP terão sua reprodução reduzida ao mínimo.

 

II) A CEUA-FCFRP permanecerá com sua secretária trabalhando em sistema de teletrabalho a partir de 23 de março de 2020. Dessa forma, informamos que:
1) Todos os novos processos CEUA devem ser enviados por e-mail (ceua@fcfrp.usp.br), contendo os formulários devidamente preenchidos e projeto de pesquisa. Assinaturas serão aceitas de forma digital, porém cada pesquisador deve enviar um e-mail autorizando o uso de sua assinatura no projeto em questão.
2) Respostas de projetos ou pedidos de adendo também devem ser enviados para ceua@fcfrp.usp.br. Assinaturas serão aceitas de forma digital, porém cada pesquisador deve enviar um e-mail autorizando o uso de sua assinatura no projeto em questão.
3) A secretaria da CEUA FCFRP atenderá os pesquisadores no período da tarde pelo e-mail ceua@fcfrp.usp.br e pelo whatsapp 16-33158559.

 

 

Membros

Profa. Dra. Danielle Palma de Oliveira (Vice-Coordenadora)
Profa. Dra. Patrícia Ferreira Monticelli
Prof. Dr. Wilfried Klein
Profa. Dra. Camila de Moraes
Rinaldo Bueno Ferreira
Suplentes
Profa. Dra. Renata Fonseca Vianna Lopez
Prof. Dr. Victor Hugo Aquino Quintana
Prof. Dr. Daniel Junqueira Dorta
Prof. Dr. Wagner Ferreira dos Santos
Prof. Dr. Tiago Rezende Figueira
Alexandre Agreli de Melo

 

Contato

 

Reuniões

03/09/2020 Quinta-Feira 14:00hs
01/10/2020 Quinta-Feira 14:00hs
05/11/2020 Quinta-Feira 14:00hs
03/12/2020 Quinta-Feira 14:00hs
17/12/2020 Quinta-Feira 14:00hs

 

Documentos

– Formulário AULA
– Formulário PESQUISA
– Formulário para Adendo
– Formulário Relatório Final
– Regimento Interno
– Formulário – Material Biológico
– Ofício 05
– Submissão de projetos à CEUA FCFRP
– Submissão de Adendo
– Submissão de Relatório Final
– Legislação do CONCEA – Resumo e acesso
– Cursos de capacitação