ImageXpress Micro 4 XL – High Content Screening – HCS

16/06/2023

Este equipamento foi adquirido com verba Fapesp e seu uso está sob a coordenação do Prof. Dr. Sérgio de Albuquerque.

Tem por finalidade realizar de multianálises baseadas em “High Content Screening – HCS”, onde é possível verificar efeitos moleculares e fenotípicos em uma célula por meio de caracterização de morfológica celular, com ou sem a marcação por fluorescência, com riqueza nos dados de imagem extraídos, permitindo também a realização simultânea de mensurações de várias propriedades celulares individuais, além de proporcionar a quantificação de diversos parâmetros predefinidos no equipamento ou por desenvolvimento do analista.

É possível realizar ensaios de angiogênese, ciclo celular, contagem celular e nuclear, testes de granularidade, determinação de necrose e apoptose celular, caracterização de micronúcleos, determinação de vesículas intracelulares, crescimento neuronal, além de outros parâmetros qualitativos e quantitativos, sendo que o equipamento possui 5 feixes de laser, o que permite realizar leituras em diversos comprimentos de onda no espectro fluorescente. A câmara de CO2 acoplada permite capturar imagem de cultivos celulares para realização de ensaios “in vitro” em time-lapse.

Usuários

Atende preferencialmente docentes e alunos de pós-graduação da FCFRP – USP e havendo disponibilidade nos horários, também de outras faculdades, institutos de pesquisa e empresas/indústrias de Ribeirão Preto e região.

Pagamento
Os usuários contribuem com o pagamento de uma taxa por análise realizada, recolhida na Tesouraria da FCFRP-USP junto ao centro de despesa LIAREC, para uso específico com a aquisição de reagentes e manutenção do equipamento. Os valores das análises são determinados tendo como base as despesas com reagentes, manutenção do equipamento, tipo e número de amostras/usuário. Uma vez aprovado o valor e o tempo de entrega dos resultados, o usuário deverá assinar documento autorizando a análise.

De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 12:00h e das 13:00 às 17:00h.

Agendamento

Para agendamento e solicitação de orçamento entrar em contato com a Sra. Cristiana Gonçalez Rotta, e-mail cris_gonzalez@yahoo.com.br, telefone +55 16 3315-4153.

A desistência deve ser comunicada com 24h de antecedência.

Localização

O ImageXpress Micro 4 XL – High Content Screening – HCS está localizado no Bloco S, Sala 72, 3o andar da FCFRP no Campus USP de Ribeirão Preto.