Linhas de Pesquisa

10/07/2020
Profa. Dra. Alessandra Vincenzi Jager

• Desenvolvimento e validação de métodos analíticos por LC-MS/MS para a determinação de contaminantes em alimentos (HPAs, Aminas Heterocíclicas Aromáticas e Micotoxinas);
• Avaliação da exposição e caracterização do risco associado ao consumo de contaminante em alimentos com o uso de métodos determinísticos e probabilísticos;
• Determinação de biomarcadores de exposição aos contaminantes em alimentos em amostras biológicas;
• Desenvolvimento e validação de métodos analíticos por Eletroforese Capilar (CE-UV-Vis) e Cromatografia Líquida (HPLC-UV-Vis e HPLC-FLD) para a investigação de conservantes em medicamentos.

Email: alejager@usp.br

Profa. Dra. Ana Lúcia da Costa Darini

• Estudo da genética da resistência a antibióticos, visando tanto à detecção de genes de resistência a antibióticos, quanto o mecanismo genético envolvido, em bactérias gram-negativas;
• Foco no estudo da resistência aos antibióticos beta-lactâmicos, quinolonas, aminoglicosídeos e polimixinas em enterobacterales, Pseudomonas sp e Acinetobacter sp.;
• Diagnóstico e epidemiologia molecular de infecções bacterianas de interesse clínico.

Email: aldarini@usp.br

Profa. Dra. Ana Patrícia Yatsuda-Natsui

• Proteínas envolvidas no ciclo de vida de Neospora caninum: identificação e avaliação de potenciais candidatos para uso profilático, terapêutico e/ou diagnóstico;
• Avaliação da atividade e mecanismos de potenciais fármacos para tratamento de neosporose e toxoplasmose;
• Produção de proteínas recombinantes solúveis em E.coli para uso em diagnóstico e/ou como biofármaco.

Email: ayatsuda@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Andréia Machado Leopoldino

• Estudo molecular e funcional de marcadores tumorais, esfingolipídios e vias de sinalização celular envolvidos na diferenciação celular e no câncer com potencial para novos alvos e estratégias terapêuticas.

Email: andreiaml@usp.br
Homepage do Laboratório de Pesquisa

Prof. Dr. Antonio Caliri

• Processo de folding de proteínas;
• Proteínas virais;
• Processos difusivos em sistemas biológicos;
• Simulação numérica (Dinâmica Molecular e Monte Carlo).

Email: ancaliri@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Antônio Cardozo dos Santos

• Modulação de receptores neurotróficos como estratégia para neuroproteção: esta linha de pesquisa visa investigar os mecanismos moleculares envolvidos nas doenças neurodegenerativas e na neurotoxicidade quimicamente induzida e avaliar o potencial neurotrófico de compostos naturais e sintéticos como estratégia de neuroproteção e tratamento.

Email: acsantos@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Auro Nomizo

• Imunorregulação;
• Avaliação de atividade antitumoral de produtos naturais e sintéticos.

Email: aunomizo@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Carem Gledes Vargas Rechia

• Química de carboidratos de diferentes fontes;
• Biotecnologia Vegetal:
– Culturas de células vegetais como fonte de metabólitos secundários.
– Efeito de elicitores sobre a parede celular e mecanismos de defesa em plantas.

Email: cvrechia@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Carlos Henrique Tomich de Paula da Silva

• Química Medicinal e Computacional no planejamento e validação de novas substâncias bioativas, com especial interesse em Doença de Alzheimer e Leishmaniose.

Email: tomich@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Carolina Patrícia Aires

• Experiência com screening de compostos antibiofilmes, assim como atividades antifúngicas e antimicrobianas de produtos naturais, incorporados ou não em sistemas de liberação sustentada em biofilmes orais, pulmonares e do trato urinário;
• Trabalha com protocolos de extração de polissacarídeos intracelulares bacterianos (seu isolamento e estrutura química);
• Estuda se os carboidratos dos resíduos industriais de manga podem contribuir para a produção de enzimas antibiofilme.

Email: airescp@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Cleni Mara Marzocchi Machado

• Aspectos fisiológicos, patológicos e reguladores das funções efetoras dos neutrófilos e do sistema complemento;
• Busca por substâncias que possam regular fenótipos pró e anti-inflamatórios dos neutrófilos e a atividade do complemento em processos fisiopatológicos.

Email: clenimar@usp.br

Profa. Dra. Cristiane Masetto de Gaitani

• Área de separações, utilizando técnicas cromatográficas e eletroforéticas, com ênfase no desenvolvimento e validação de métodos para aplicação no controle de qualidade físico químico de fármacos e medicamentos e análise de fármacos, metabólitos e biomarcadores em material biológico para monitorização terapêutica, diagnóstico de doenças e estudos farmacocinéticos;
• Preparo de amostras em matrizes biológicas utilizando as técnicas de extração líquido- líquido (LLE, SALLE), extração em fase sólida (SPE) e técnicas miniaturizadas como a microextração em fase líquida (HF-LPME, DLLME) e microextração em fase sólida (SPME).

Email: crisgai@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Cristina Ribeiro de Barros Cardoso

• Experiência em imunologia celular, modulação da resposta imune de mucosas, doença inflamatória intestinal, influência dos hormônios na imunidade de mucosa e imunoendocrinologia;
• Projetos translacionais com experimentação animal e pacientes com Doença de Crohn e recolite ulcerativa (associação com o Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais do HC da FMRP/USP), além de estudos recentes com COVID-19.

Email: cristina@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Danielle Palma de Oliveira

• Avaliação da atividade mutagênica de amostras ambientais;
• Avaliação de corantes genotóxicos e produtos de cloração;
• Pesquisa de contaminantes ambientais emergentes e métodos alternativos à experimentação animal.

Email: dpalma@usp.br

Profa. Dra. Dionéia Camilo Rodrigues de Oliveira

• Isolamento e identificação de produtos naturais e atividades biologicas;
• Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Asteraceae, Mikania, Eupatorieae e Síntese Orgânica.

Email: drolivei@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Elaine Cristina Pereira de Martinis

• Ecologia Microbiana em Alimentos e Saúde. Coordena e participa de projetos sobre:
– Bioinformática aplicada ao estudo de comunidades microbianas;
– Cultura de células eucarióticas 3D para estudos de bactérias patogênicas e probióticas.
• Biofilmes microbianos;
• Peptídeos antimicrobianos.

Email: edemart@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Eliana Guedes Stehling

• Caracterização molecular e estudo dos mecanismos de resistência aos antimicrobianos e metais pesados em isolados bacterianos ambientais;
• Metagenômica para determinação da diversidade microbiana e análise do resistoma, mobiloma e potencial de biodegradação em amostras ambientais.

Email: elianags@usp.br

Profa. Dra. Eliane Candiani Arantes Braga

• Caracterização Bioquímica, Molecular e Funcional de Toxinas Animais.
– Purificação de compostos biologicamente ativos presentes em peçonhas de escorpião, serpentes e formigas, bem como no veneno de sapos, por métodos cromatográficos;
– Análise de transcriptomas e proteomas de peçonhas animais;
– Caracterização bioquímica e molecular das toxinas isoladas pela determinação da sequência em aminoácidos, massa molecular, ponto isoelétrico e ensaios enzimáticos (proteases, hialuronidases, fosfolipases, fosfodiesterases e L- aminoácido oxidases);
– Avaliação de suas ações sobre canais iônicos, sistema hemostático, processo inflamatório e outros sistemas biológicos, visando a identificação de compostos que possam ser utilizados como modelos para o desenvolvimento de novos fármacos ou como ferramentas farmacológicas.

Email: ecabraga@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Elisa Maria de Sousa Russo

• Expressão e Produção de Proteínas Recombinantes de Interesse Farmacêutico e Médico;
• Modificação Gênica de Células-Tronco.

Email: elisa@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Evandro José Cesarino

• Estudos e Pesquisas Clinicas relacionados a Hipertensão Arterial Sistêmica;
• Prevenção, epidemiologia e farmacologia clínica cardiovascular;
• Cadiologia da Mulher e também do Esporte;
• Outros estudos relacionados a cardiologia: coronariopatias, dislipidemias, aterosclerose, valculopatias, miocardiopatias (incluindo Doença de Chagas), insuficiência cardíaca congestiva, cardiopatia e gravidez;
• Cardiogeriatria;
• Cardio-oncologia;
• Métodos Gráficos em Cardiologia;
• Saúde Baseada em Evidências e Avaliação de Tecnologias da Saúde.

Email: cesarino@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Fabiana Rossi Varallo

• Farmacovigilância;
• Farmácia Hospitalar;
• Farmácia Clínica e Terapêutica;
• Segurança do paciente.

Email: frvarallo@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Fabiana Testa Moura de Carvalho Vicentini

• Implementação de uma plataforma de nanovacinologia baseada em sistema de liberação nanoestruturado de origem biológica;
• Uso de nanopartículas de ferritina como base para o desenvolvimento de sistemas de liberação de vacina antitumoral.

Email: fabtesta@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Fabiani Gai Frantz

• Modificadores epigenéticos da resposta imune inata na infecção por HIV e
Mycobacterium tuberculosis.

Email: frantz@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Fabíola Attié de Castro

• Estudo da Fisiopatologia das Neoplasias Mieloproliferativas.
Descrição: estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos no desenvolvimento das neoplasias mieloproliferativas (leucemia mieloide crônica, trombocitemia essencial, policitemia vera e mielofibrose).

Email: castrofa@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Fernando Barbosa Júnior

• Toxicologia de metais e Saúde Pública;
• Participação em Programa de Proficiência de laboratórios do NYS DOH;
• Toxicogenetica;
• Toxicologia e Análises Toxicológicas;
• Estudos experimentais e clínicos em toxicologia e nutrição de elementos químicos;
• Biomonitoramento humano: avaliação de exposição a contaminantes inorgânicos e orgânicos na população brasileira;
• Desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de metais e compostos orgânicos em matrizes biológicas diversas por técnicas analíticas avançadas (ICP-MS, LC-MS/MS);
• Especiação química na toxicologia e nutrição mineral.

Email: fbarbosa@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Fernando Batista da Costa

• Líder do grupo de pesquisas AsterBioChem;
• Emprego de ferramentas de metabolômica e de quimioinformática em Farmacognosia;
• Estudo químico e de propriedades biológicas de plantas da família Asteraceae (família dos girassóis) e de outras famílias botânicas de interesse ecológico e agrícola, incluindo plantas alimentícias;
• Estudos fisiológicos e metabolômicos do lúpulo;
• Desenvolvimento de bases de dados de estruturas químicas de espécies vegetais.

Email: febcosta@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Fernando Luís Barroso da Silva

• Interações biomoleculares (proteína-proteína, proteína-polieletrólito, proteína-ácido nucléico e proteína-nanopartícula): de aspectos físico-químicos a aplicações funcionalizadas em biomateriais, sistemas biológicos e ciências farmacêuticas.;
• Desenvolvimento de metodologias, softwares e serviços web para a simulação e análise de sistemas biomoleculares;
• Virologia Computacional: caracterização de mecanismos moleculares, previsão de epítopos e desenho computacional de anticorpos com alta especificidade.

Email: fernando@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Flávio da Silva Emery

• Projetos nas áreas de química medicinal e síntese de heterociclos;
• Explora alvos moleculares diversos para a descoberta de candidatos a fármacos para o cancêr, doenças infecciosas e doenças do Sistema Nervoso Central (SNC).

Email: flavioemery@usp.br

Prof. Dr. Germán Gustavo Sgro

• Microbiologia, Biologia Molecular e Biologia Estrutural;
• Experiência no uso de técnicas como crio-Microscopia Eletrônica, RMN e cristalografia e difração de raios-X para estudar as estruturas de macromoléculas e suas interações;
• Bioquímica e Genética de microrganismos, com foco em complexos associados às membranas e os processos nos que estes estão envolvidos.

Email: ggsgro@usp.br

Prof. Dr. Gilberto Úbida Leite Braga

• Fotobiologia de fungos;
• Tratamento fotodinâmico antimicrobiano.

Email: gbraga@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Giuliano Cesar Clososki

• Desenvolvimento e aplicação de novos reagentes organometálicos;
• Síntese de fármacos e farmoquímicos;
• Desenvolvimento de Novos Métodos Sintéticos Visando a Preparação de Substâncias Bioativas.

Email: gclososki@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Gustavo Henrique Goldman

• Análise molecular da calcineurina e proteínas quinases ativadas por mitógenos no fungo patogênico humano Aspergillus fumigatus;
• Análise de mecanismos de repressão catabólica ao carbono em Aspergillus nidulans;
• Análise genômica de isolados clínicos de A. fumigatus e A. nidulans.

Email: ggoldman@usp.br

Prof. Dr. Hamilton Cabral

• Produção e secagem de enzimas hidrolíticas;
• Técnicas Ômicas aplicada em fungos filamentosos e entendimento de mecanismos biológicos;
• Biologia Molecular aplicada na produção de enzimas;
• Purificação e Caracterização Bioquímica de Enzimas Hidrolíticas;
• Bioprospecção de Microrganismos produtores de enzimas hidrolíticas;
• Produção de peptídeos e avaliação da atividade biológica;
• Biotransformação utilizando fungos filamentosos;
• Determinação de especificidade de proteases.

Email: hamilton@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Harnôldo Colares Coêlho

• Bioética e ética médica;
• Epidemiologia e controle das grandes doenças endêmicas;
• Saúde Prisional.

Email: harnoldo@usp.br

Profa. Dra. Hosana Maria Debonsi

• Biodiversidade e prospecção química e biológica de cianobactérias, algas/fungos endofíticos de águas tropicais;
• Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCTBioNat);
• Biodiversidade e prospecção de macroalgas e microrganismos extremófilos da Antártica Marítima (Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR).

Email: hosana@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Italo Augusto Cavini

• Interesse na estrutura tridimensional de proteínas e complexos proteicos para elucidação da função biológica (biologia estrutural);
• Proteínas TRIM, septinas, motivo coiled-coil, peptídeos beta-amiloide, fitocistatinas, interação proteína-lipídio;
• Técnicas estruturais: cristalografia de raios-X, ressonância magnética nuclear;
• Técnicas complementares: SAXS, dicroísmo circular, fotometria de massa, MALS e DLS.

Email: italo.cavini@usp.br

Profa. Dra. Ivone Carvalho

• Química de Produtos Naturais;
• Química de Carboidratos e Glicopeptídeos;
• Síntese de Compostos Orgânicos Potencialmente Ativos;
• Relação Estrutura-Atividade de Compostos Bioativos.

Email: carronal@usp.br

Prof. Dr. Jairo Kenupp Bastos

• Metabólitos secundários de plantas superiores e própolis;
• Busca de princípios ativos ostentando, principalmente, as seguintes atividades biológicas: antiparasitária, antimicrobiana, anti-inflamatória, gastroprotetora e citotóxica, dentre outras;
• Estudos fitoquímicos de plantas medicinais brasileiras visando o desenvolvimento de métodos analíticos validados em cromatografia líquida (CLAE) e cromatografia gasosa (CG) para serem utilizados na pesquisa e no controle de qualidade de matérias-primas vegetais e fitoterápicos.

Email: jkbastos@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. João Luís Callegari Lopes

• Isolamento, identificação e avaliação farmacológica de produtos naturais de plantas e de organismos do ambiente marinho;
• Atuante na área de Química Farmacêutica Medicinal, com ênfase em novos processos de obtenção de farmoquímicos.

Email: joaoluis@usp.br

Prof. Dr. Jonas Augusto Rizzato Paschoal

• Métodos analíticos para a determinação de compostos químicos orgânicos de interesse à segurança toxicológica em alimentos para humanos e animais.

Email: paschoal@usp.br

Prof. Dr. José Clóvis do Prado Júnior

• Experiência em Parasitologia com ênfase em doença de Chagas, abordando a inter- relação entre a resposta imune de animais experimentalmente infectados com Trypanosoma cruzi frente a administração de certos hormônios;
• Atua com os seguintes temas: adrenalectomia, ovariectomia, orquiectomia reposição hormonal, stress, interleucinas frente a infecção à diferentes cepas de Trypanosoma cruzi.

Email: jcprado@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Juliana Pfrimer Falcão

• Epidemiologia molecular de bactérias;
• Virulência e genômica de bactérias enteropatogênicas Gram-negativas tais como Salmonella spp., Yersinia spp., Shigella spp. e Campylobacter spp. e outras bactérias de interesse clínico.

Email: jufalcao@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Julieta Ueta

• Gestão da assistência farmacêutica;
• Processo de utilização de medicamentos;
• Atenção farmacêutica;
• Segurança dos pacientes.

Email: julietapurame@gmail.com

Profa. Dra. Kelen Cristina Ribeiro Malmegrim de Farias

• Terapias celulares para doenças inflamatórias, imunológicas e hematológicas: desenvolvimento e monitoramento imunológico;
• Células estromais mesenquimais: papel na imunovigilância e na patogênese de doenças inflamatórias, imunológicas e hematológicas;
• Papel dos nichos hematopoético e tímico no desenvolvimento e/ou progressão de doenças inflamatórias, imunológicas e hematológicas.

Email: kelenfarias@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Leonardo Gobbo Neto

• Química e metabolômica da cerveja e seus processos de produção;
• Ecologia Química;
• Metabolômica vegetal aplicada à Química de Produtos Naturais e à Ecologia Química.

Email: gobbo@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Leonardo Neves de Andrade

• Resistência a antimicrobianos e virulência bacteriana:
– Avaliação fenotípica e molecular das estratégias e mecanismos de sobrevivência bacteriana que contribuem para falha da antibioticoterapia;
– Estudo do fenótipo, genética e epidemiologia molecular da resistência a antimicrobianos (antibióticos, metais e biocidas) e virulência bacteriana;
– Pesquisa de novas drogas antimicrobianas.

Email: leonardo@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira

• Assistência farmacêutica;
• Farmacoepidemiologia;
• Farmacovigilância;
• Farmacoeconomia;
• Cuidado Farmacêutico;
• Farmácia clínica e terapêutica.

Email: lpereira@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Lorena Rigo Gaspar Cordeiro

• Avaliação da fotoestabilidade de fotoprotetores e de produtos multifuncionais;
• Avaliação da fototoxicidade e alergenicidade de fotoprotetores;
• Busca de novos compostos com potencial fotoprotetor.

Email: lorena@fcfrp.usp.br

Profa. Dr. Lucas Tabajara Parreiras e Silva

• Farmacologia Molecular de GPCRs;
• Ações não-canônicas de proteínas G como alvo para desenvolvimento de fármacos;
• Agonismo Tendencioso (Biased Agonism) em GPCRs;

Email: lucastabajara@usp.br

Profa. Dra. Lucia Helena Faccioli

• Modulação da Resposta Imune por Leucotrienos e Prostaglandinas;
• Produtos naturais com atividade anti-inflamatória;
• Pesquisa area de Inflamação e imunologia das parasitoses // Mediadores;
• Quimiotáticos para Granulócitos, Leucotrienos e Prostaglandinas.

Email: faccioli@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Luciane Carla Alberici

• Bioquímica em patologias como câncer, doenças neurodegenerativas e doenças metabólicas, com ênfase:
– na função mitocondrial, metabolismo energético e estresse oxidativo;
– nos mecanismos protetores induzidos pelo exercício físico.

Email: alberici@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Luis Alexandre Pedro de Freitas

•Leitos Fluidizados;
• Spray Dryer;
• Spray Congealing;
• Secagem;
• Granulação;
• Revestimento;
• Dispersões Sólidas;
• Planejamento Fatorial.

Email: lapdfrei@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Lusânia Maria Greggi Antunes

• Análise genotóxica e antigenotóxica de antioxidantes da dieta;
• Análise de alterações do DNA induzida por agentes mutagênicos;
• Epigenética e nutrigenômica.

Email: lusania@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Marcelo Dias Baruffi

• Atua em processos infecciosos e doenças degenerativas;
• Experiência em Glicobiologia, com ênfase em Biociências Aplicada à Farmácia.

Email: mdbaruffi@gmail.com

Profa. Dra. Márcia Eliana da Silva Ferreira

• Estudo dos mecanismos de virulência e patogenicidade do fungo patogênico humano Aspergillus fumigatus;
• Caracterização fenotípica e genotípica de Candida spp. isolados de sangue;
• Genômica e proteômica de microrganismos.

Email: mesfe@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Marcia Regina von Zeska Kress

• O estudo molecular de fungos de importância clínica.

Email: kress@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Marco Antonio Alves da Silva

• Métodos computacionais aplicados a reações físico-químicas e processos difusivos.

Email: maasilva@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Maria Cristina Nonato

• Determinação de estrutura de proteínas por difração de raio-x (Cristalografria);
• Cinética enzimática;
• Caracterização biofísica e bioquímica de proteínas;
• Busca por ligantes por métodos in vitro e in silico como protótipos para o planejamento de fármacos para o tratamento de doenças negligenciadas e doenças raras.

Email: cristy@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Maria José Vieira Fonseca

• Biotransformação de extratos vegetais por enzimas microbianas;
• Avaliação da eficácia de ativos e de formulações cosméticas ensaios in vitro usando cultura de células e pele humana.

Email: magika@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Maria Vitória Lopes Badra Bentley

• Nanotecnologia Farmacêutica; nanodispersões de cristais líquidos e nanopartículas lipídicas sólidas;
• Desenvolvimento de nanocarreadores multifuncionais para veiculação de fármacos na/através da pele para a terapia tópica de várias doenças cutâneas e para cosméticos;
• Terapia gênica antisense empregando siRNA para o silenciamento gênico de diferentes alvos responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cutâneas como câncer de pele, vitiligo, psoríase, dermatite atópica, entre outras;
• Nanopartículas de cristais líquidos para liberação nasal de vacina de mRNA.

Email: vbentley@usp.br

Profa. Dra. Marilisa Guimarães Lara

• Pesquisa e desenvolvimento de produtos de liberação modificada, com ênfase em sistemas líquido cristalinos;
• Pesquisa e desenvolvimento de sistemas mucoadesivos para liberação de fármacos.

Email: mlara@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Mônica Tallarico Pupo

• Química e biologia de produtos naturais de micro-organismos simbiontes;
• Ecologia química envolvida em relações inter-específicas.

Email: mtpupo@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Nadia Monesi

• Expressão gênica regulada no desenvolvimento. Genômica de Diptera. Mecanismos reguladores da transcrição e amplificação gênica em insetos da família Sciaridae.

Email: namonesi@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Nathalia Vieira Porphirio Veríssimo

• Desenho de plataformas integradas e inovadoras para a produção, purificação e aplicação de biofármacos e biomoléculas de interesse farmacêutico.
• Desenvolvimento de formulações para aumento de estabilidade e atividade de biofármacos e biomoléculas de interesse farmacêutico.
• Biomoléculas de interesse: Biofármacos anticâncer e antimicrobianos; colorantes naturais e proteínas fluorescentes para aplicações em medicamentos, alimentos e cosméticos.

Email: nathaliavieira@usp.br

Profa. Dra. Niege Araçari Jacometti Cardoso Furtado

• Bioacessibilidade;
• Transporte intestinal;
• Biotransformações de substâncias bioativas;
• Além de pesquisas com o objetivo de descobrir metabólitos secundários obtidos de plantas superiores, micro-organismos e organismos marinhos com atividade antimicrobiana.

Email: niege@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Norberto Peporine Lopes

• Metabolismo e Distribuiçao de Xenobióticos Naturais e Sintéticos:Da Compreensão dos Processos Reacionais a Geração de Imagens Teciduais;
• Programa da Reitoria de Incentivo à Pesquisa – Nucleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos NPPNS.

Email: npelopes@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Osvaldo de Freitas

• Desenvolvimento e avaliação de complexos de minerais com hidrolisados enzimáticos parciais de proteína;
• Avaliação de Fármacos e Medicamentos;
• Desenvolvimento de sistemas de liberação modificada aplicada à área odontológica;
• Estudo da Assistência Farmacêutica como modelo tecnológico.

Email: ofreitas@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos

• Pesquisa, desenvolvimento e avaliação da eficácia clínica de cosméticos;
• Tem ampla experiência no desenvolvimento e estudos de eficácia clínica de formulações cosméticas por técnicas de biofísica e análise de imagem, como o Microscópio Confocal de Reflectância, técnica avançada na avaliação das características morfológicas e estruturais da pele e eficácia de produtos de forma não invasiva.

Email: pmcampos@usp.br

Prof. Dr. Paulo Cézar Vieira

• Estudo de produtos naturais de plantas e micro-organismos com atividades biológicas:
– Isolamento e identificação de substâncias inseticidas, antimicrobianas, antiparasitárias e inibidoras enzimáticas de catepsinas;
• Estudo de fungos que infectam plantas com reconhecidos altos teores de proteases visando o isolamento de inibidores enzimáticos.

Email: pcvieira@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Pedro Alves da Rocha Filho

• Farmacotécnica, Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos, Tecnologia de Cosméticos;
• Nutricosméticos;
• Análise sensorial de produtos cosméticos;
• Desenvolvimento de produtos cosméticos naturais, orgânicos e veganos.

Email: pedranjo@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Priscyla Daniely Marcato Gaspari

• Desenvolvimento e caracterização de nanoestruturas contendo produtos naturais ou quimioterápicos sintéticos;
• Avaliação biológica em células tumorais de cânceres urológicos em cultura 2D e 3D;
• Produção de nano partículas lipídicas, utilizando lipídeos naturais, como sistema de delivery de antioxidantes naturais com aplicação cosmética.

Email: pmarcato@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Regina Célia Garcia de Andrade

• Simulação Clínica no Ensino Interprofissional e no Cuidado Farmacêutico;
• Atenção Farmacêutica: fundamentação teórica, metodológica e tecnológica;
• Aspectos Regulatórios Sanitários aplicados na Área Farmacêutica;
• Avaliação de tecnologias em saúde (medicamentos) – Farmacoepidemiologia.

Email: randrade@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Regina Helena Costa Queiroz

• Farmacologia Clínica, com ênfase em Análise Cromatográfica aplicada a Estudos Clínicos, principalmente em pacientes hansenianos, depressivos, epilépticos e esquizofrênicos;
• Neurobiologia de doenças psiquiátricas.

Email: rqueiroz@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Renata Fonseca Vianna Lopez

• Sistemas de liberação de fármacos para vias de administração não-invasivas;
• Investiga a permeação cutânea e ocular de fármacos e a influência de sistemas de liberação nanoparticulados e da iontoforese nesta permeação.

Email: rvianna@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Roberto Santana da Silva

• Bioatividade de Compostos de Coordenação: Desenvolvimento de metalo-drogas para uso contra “Câncer, Doença de Chagas e Ação vasodilatatória”;
• Fotoquímica e Fotobiologia: Aplicação da luz como método de tratamento de doenças.

Email: silva@usp.br

Profa. Dra. Rose Mary Zumstein Georgetto Naal

• Estudo da potencialidade de novas moléculas na inibição de processos alérgicos para o descobrimento de novos fármacos;
• Nanotecnologia aplicada à compostos bioativos naturais para o aumento da solubilidade e biodisponibilidade. Como sistemas nanoestruturados são usados lipossomos, ciclodextrinas e nanopartículas para o desenvolvimento de formulações aplicadas na terapia clínica da alergia.
• Desenvolvimento de biossensores baseados na sinalização de mastócitos, úteis na descoberta de novos fármacos e na detecção de doenças como dengue e Zika.

Email: rosenaal@usp.br

Profa. Dra. Sabrina Francesca de Souza Lisboa

• Estudo da neurobiologia de transtornos mentais relacionados ao estresse;
• Envolvimento dos sistemas endocanabinoide, imunológico e mecanismos epigenéticos nas consequências da exposição ao estresse;
• Participação dos sistemas endocanabinoide e nitrérgico em reações defensivas;
• Canabinoides em transtornos mentais relacionados a neoplasias.

Email: sabrinalisboa@usp.br

Profa. Dra. Sandra Regina Costa Maruyama

• Estudo da interação parasito/hospedeiro por meio de genômica comparativa e transcriptômica;
• Bioinformática Translacional: aplicação de abordagens multi-ômicas em doenças infecciosas e inflamatórias para busca de biomarcadores;

Email: sandrarcm@usp.br

Profa. Dra. Sandra Yasuyo Fukada Alves

• Estudo dos mecanismos envolvidos na reabsorção óssea:
• INCT em Dengue e Interações Micro-organismo hospedeiro;
• CPDI – Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias.

Email: sfukada@usp.br

Prof. Dr. Sérgio Akira Uyemura

• Experiência em Bioquímica, com ênfase em Bioenergética e Metabolismo, e Biologia Molecular aplicada à Biotecnologia;
• Atua nos seguintes temas:
– Estudo dos componentes mitocondriais em fungos;
– Estudos do movimento de cálcio em fungos;
– Expressão heteróloga de proteínas em leveduras.

Email: suyemura@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Sérgio de Albuquerque

• Ensaios biológicos tripanocidas de substâncias de origem natural e sintéticas;
• Tropismo tissular de Trypanosoma cruzi – avaliação histopatológica e implicações fisiopatológicas;
• Caracterização biológica de cepas de tripanosomatídeos.

Email: sdalbuqu@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Sérgio Luiz de Souza Salvador

• Utilização Terapêutica de Probióticos em Processos Infecciosos Bucais e na Prevenção e Tratamento de Doenças Alérgicas.
• Controle de Micro-organismos: Aplicação da Biodiversidade na Saúde;
• Terapia Fotodinâmica em Odontologia e Medicina;
• Isolamento e Identificação de Micro-organismos Envolvidos na Etiologia das Doenças Periodontais e Halitose.

Email: dssalv@usp.br

Profa. Dra. Simone de Pádua Teixeira

• Morfologia e Evolução de Estruturas Secretoras em Angiospermas;
• Desenvolvimento Comparado da Flor;
• Embriologia Comparada de Angiospermas.

Email: spadua@fcfrp.usp.br

Profa. Dra. Suely Vilela

• Isolamento e Caracterização funcional e estrutural de proteínas e peptídeos biológicamente ativos de venenos animais.

Email: suvilela@usp.br

Profa. Dra. Vânia dos Santos

• Políticas de Saúde: Atenção Primária a Saúde;
• Assistência Farmacêutica: Dispensação e Gestão;
• Uso Racional de Medicamentos.

Email: vasantos@usp.br

Profa. Dra. Vania Passarini Takahashi

• Estudos Prospectivos (Cenários) e Prospecção Tecnológica;
• Estudos em Estratégias de Marketing; Comportamento do Consumidor;
• Gestão da inovação aplicada aos setores farmacêuticos, cosméticos e veterinários;
• Gestão de projetos inovadores e a transferência de conhecimento e de tecnologia;
• Empreendedorismo Tecnológico Sustentável.

Email: vptakahs@usp.br

Profa. Dra. Vera Lucia Lanchote

• Farmacocinética clínica em doenças infecciosas;
• Farmacocinética materno-fetal;
• Farmacocinética-farmacodinâmica (PK-PD) em doenças inflamatórias;
• Impacto da inflamação crônica e aguda na atividade de enzimas e transportadores de membranas utilizando fármacos marcadores.

Email: lanchote@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Victor Hugo Aquino Quintana

• Virologia:
– Flavivírus;
– Orthobunyavírus;
– Herpesvírus;
– Filogenia viral;
– Diagnóstico;
– Patogênese;
• Avaliação da atividade antiviral de compostos naturais e sintéticos.

Email: vhugo@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Wanderley Pereira de Oliveira

• Micro-nanoencapsulação de bioprodutos;
• Aglomeração e revestimento de partículas em leitos móveis;
• Desenvolvimento tecnológico e padronização de Fitoterápicos;
• Análise e otimização de processos;
• Secagem de plantas aromáticas e medicinais;
• Fluidização.

Email: wpoliv@fcfrp.usp.br

Prof. Dr. Zeki Naal

• Experiência em química, com ênfase em Eletroquímica e Eletroanalítica;
• Atua com os seguintes temas: eletrodos quimicamente modificados, grafite funcionalizada, eletrodo de pasta de carbono, imobilização de proteínas recombinantes para construção de biossensores, bioeletroquímica de fármacos e moléculas de interesse biológico.

Email: zekinaal@usp.br