História da Pós-Graduação

11/05/2020
A pós-graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP) tem por objetivo promover formação de pessoal altamente qualificado para docência e pesquisa nas diversas áreas das Ciências Farmacêuticas, podendo atuar em instituições de ensino público ou privado, institutos de pesquisa e na indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos fármacos ou de novos produtos. As atividades da Pós-Graduação na FCFRP-USP tiveram início em 1988, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Fármacos e Medicamentos, Área de Concentração: Química e Biologia.
Em 1999, ocorreu alteração da denominação de “Programa de Pós-Graduação em Fármacos e Medicamentos” para “Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas” (área de concentração: Fármacos e Medicamentos) e em 2001 o programa ganhou duas novas áreas de concentração: Análises Clínicas e Toxicologia.
No ano de 2005, ocorreu uma grande reformulação do ensino de Pós-Graduação na FCFRP-USP, sendo que as áreas de Análises Clínicas e Toxicologia foram transformadas respectivamente em “Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia” (Área de Concentração: Biociências Aplicadas à Farmácia) e “Programa de Pós-Graduação em Toxicologia” (Área de Concentração: Toxicologia). A área de concentração “Fármacos e Medicamentos”, por sua vez, foi desmembrada em três outras áreas: (i) “Química e Física Biológica”, (ii) “Medicamentos e Cosméticos” e (iii) “Produtos Naturais e Sintéticos”.
Em 2008 foi criada a “Rede Brasileira de Nanotecnologia Farmacêutica” na CAPES, que, entre outras atividades, previa a criação do “Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Nanotecnologia Farmacêutica”, constituída por uma rede nacional de pesquisadores com competências em Nanotecnologia e pertencentes a diferentes universidades, a saber: Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Estadual Paulista e a Universidade de São Paulo. A FCFRP-USP foi signatária desta proposta, que resultou na criação do Programa de Pós-Graduação em Nanotecnologia Farmacêutica (Área de Concentração Nanotecnologia Farmacêutica) no ano de 2012, em associação com as instituições envolvidas na criação da rede.
Estes fatos resultaram na configuração atual da Pós-graduação na FCFRP-USP com seus quatro Programas de Pós-graduação: Biociências Aplicadas à Farmácia (Cursos de Mestrado e Doutorado), Ciências Farmacêuticas (Cursos de Mestrado e Doutorado), Nanotecnologia Farmacêutica (Curso de Doutorado) e Toxicologia (Cursos de Mestrado e Doutorado).