Como Estudar na FCFRP/USP

06/05/2020
Existem diversas formas de estudar na FCFRP/USP que possuem características diferentes entre si.
PARA INGRESSAR COMO ALUNO REGULAR NO CURSO DE FARMÁCIA E OBTER O GRAU DE FARMACÊUTICO É PRECISO PRESTAR OS PROCESSOS SELETIVOS/VESTIBULARES:

 

TRANSFERÊNCIAS

Existem dois tipos de ingresso por transferência, sendo TRANSFERÊNCIA EXTERNA (TE) e TRANSFERÊNCIA INTERNA (TI).
A TRANSFERÊNCIA EXTERNA (TE) seleciona alunos de outras instituições para ingresso em cursos da USP e acontece em 2 fases:
1ª fase – Prova de seleção realizada pela FUVEST. Para saber mais sobre essa etapa, acesse AQUI;
2ª fase – Realizada na Unidade do curso desejado e para os quais existem critérios específicos de cada um. Para saber mais acesse a página da Unidade e no caso do curso de Farmácia não haverá seleção para a Transferência Externa para ingresso no 1º semestre de 2022, apenas no 1º semestre de 2023, se houver vaga.

 

A TRANSFERÊNCIA INTERNA (TI) seleciona estudantes da própria USP que desejam mudar de curso e cada Unidade divulga a forma de seleção em suas páginas. Quando há vagas é divulgado um edital com todas as informações sobre o processo seletivo, que no caso da FCFRP é levado em consideração a equivalência entre os conteúdos das disciplinas do curso anterior para o de Farmácia, ou seja, deve existir alguma equivalência entre elas para que o candidato pontue. A previsão é que, se houver vaga, seja divulgado Edital em dezembro de 2021 para ingresso no 1º semestre de 2022.

 

FUVEST

É o ingresso realizado através de aplicação de provas organizado e aplicado pela FUVEST. Atualmente, a FCFRP/USP recebe 62 novos ingressantes pelo Vestibular da Fuvest.
Para participar, obter informações sobre período de inscrição, isenção de taxa, entre outras dúvidas, acesse aqui.

 

SISU

É o Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal e o processo seletivo realizado pelo ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Abaixo estão os sites com as informações sobre este ingresso:
Página do ENEM;
Página do SISU;
Página da Pró Reitoria de Graduação da USP com informações sobre o ingresso pelo Sisu.

 

PORTADOR DE DIPLOMA

É uma forma de ingresso que obedece ao Art. 72 do Estatuto e 67 do Regimento Geral, ambas resoluções da USP. A seleção ocorrerá mediante edital a ser divulgado nesta mesma página, se houver vagas remanescentes.
Não haverá seleção para Portador de Diploma em 2021!

 

PARA CURSAR APENAS ALGUMAS DISCIPLINAS:

ESTUDANTE ESPECIAL E ALUNOS UNESP E UNICAMP

-É permitida a inscrição em até 3 (três) disciplinas/módulos por semestre;
-A aceitação da matrícula dependerá do respectivo professor responsável pela disciplina e será analisada conforme disponibilidade de vagas e solicitação do interessado;
-O estudante especial não tem direito a Cartão USP.

 

COMO SE INSCREVER:
– Existem datas específicas no Calendário da USP para isto e podem ser consultadas no menu “Aulas e Calendários” ao lado;
– As inscrições deverão ser realizadas pelo e-mail jr8@fcfrp.usp.br ;
– Acesse o menu “Formulários” ao lado e baixe o documento “Requerimento de estudante especial”, que deve ser enviado com assinatura;
– No arquivo do requerimento está a lista de documentos necessários;
– A aceitação da inscrição depende do professor responsável.

 

ALUNO OUVINTE

Para ser ouvinte numa disciplina ou módulo, deverá entrar em contato diretamente com o docentes responsável. Acesse AQUI os programas das disciplinas que contém o nome dos professores responsáveis.
O aluno ouvinte não tem direito a certificado por se tratar de um acordo entre interessado e professor responsável.