Processo Seletivo e Matrícula

13/05/2020

Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Toxicologia estará realizando um Processo Seletivo para ingresso no 1º semestre de 2021 nos Cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.
Serão disponibilizadas 10 (dez) vagas de Mestrado e 10 (dez) de doutorado.

 

Inscrição
Período de inscrição: 07 de outubro a 06 de novembro de 2020 até às 17:00 hs no horário de Brasília
As inscrições enviadas por e-mail após este horário serão indeferidas.
Toda a documentação necessária deverá ser encaminhada para o e-mail do programa ppg.toxrp@usp.br, em um único arquivo em formato PDF com nome do candidato. Os documentos deverão ser digitalizados, de forma legível, e suas cópias simples deverão ser entregues na secretaria do programa de pós-graduação assim que as medidas de distanciamento social devido à Pandemia estiverem terminadas e a secretaria retomar suas atividades presenciais.
Assunto da mensagem do e-mail deverá ser: “Inscrição Edital CPTOX 04/2020”.
O PPG em Toxicologia não se responsabilizará por inscrições não recebidas dentro do prazo em decorrência de eventuais problemas técnicos, de congestionamentos das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
Taxa de inscrição: R$ 128,00 (Cento e vinte e oito reais), paga mediante transferência bancária. Os dados serão enviados após verificação de toda documentação entregue pelo candidato pela secretaria do Programa.
A inscrição somente será deferida após o recebimento do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser enviado para o e-mail: ppg.toxrp@usp.br até o dia 13 de novembro de 2020
Proficiência em língua inglesa: obrigatório no ato da inscrição.
Para inscrição no curso de Doutorado Direto, é obrigatório comprovar pelo menos dois dos seguintes itens:
a) 1 (hum) ano de Iniciação Científica;
b) Participação em Congressos Nacionais e/ou Internacionais e;
c) (Co)-autoria de pelo menos um artigo publicado ou no prelo em revista indexada (JCR/ISI-Web of Science) ou capítulo de livro.

 

Seleção
O processo seletivo será realizado no dia 18 de novembro de 2020, às 09:00hs do horário de Brasília.
A Prova de Conhecimentos Específicos em Toxicologia é obrigatória e de caráter eliminatório e classificatório para os Cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, será realizada pelo Google Forms e o link será disponibilizado aos candidatos no horário de início da prova. Durante a execução da prova, os candidatos participarão de uma reunião por Google Meet e deverão ficar com a câmera ligada ao longo de todo o processo. A reunião por Google Meet será gravada e utilizada para confirmar a presença. O coordenador do Programa, como presidente da Comissão de avaliação, estará presente na reunião por Google Meet durante todo o tempo da prova de conhecimentos específicos.
Caso ocorra algum problema de conexão com a internet do candidato durante a realização da prova de conhecimentos específicos, o candidato terá o prazo de no máximo 15 minutos para se reconectar com a internet e esse tempo será acrescido no final.
Duração: 4 horas
A análise do “Currículo Lattes” (para candidatos brasileiros), do “Curriculum Vitae” (no caso de candidatos estrangeiros) é de caráter classificatório.

 

Resultado
Resultado do exame de seleção: até o dia 24 de novembro de 2020.
Recurso contra o resultado poderá ser impetrado pelo candidato, até às 17:00hs do dia 26 de novembro de 2020, a solicitação deverá ser encaminhada para o e-mail ppg.toxrp@usp.br.
Resultado Final do exame: caso haja recurso e alterações na classificação estará disponível até o dia 30 de novembro de 2020.
Caso não haja alterações na classificação, será considerado resultado final o divulgado em 24/11/2020.
– EDITAL CPTOX 04/2020
– FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
– MODELO DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA
– MODELO CURRICULUM VITAE
– Programa da Prova de Conhecimentos Específicos
– Resultado parcial

 

Matrícula

– Instruções Alunos Ingressantes
Período de matrícula: 13 de janeiro a 30 de abril de 2021, nos dias úteis no horário das 13h00min às 16h30min (Horário oficial de Brasília).
Deverá ser realizada pelo próprio interessado ou caso ainda permaneçam as medidas de distanciamento social devido à Pandemia, a documentação assinada poderá ser enviada para o e-mail: ppg.toxrp@usp.br e quando retomadas as atividades presenciais deverão ser entregues no Serviço de Pós-graduação da FCFRP – USP.
O candidato estrangeiro aprovado somente poderá efetivar sua matrícula presencialmente e apresentarem o documento de identidade válido e visto temporário ou permanente que os autorize a estudar no Brasil, conforme artigo 39 do Regimento da Pós-Graduação da USP, não será aceita matrícula por e-mail.

 

Documentos obrigatórios para a matrícula: disponibilizado no item Formulários.

 

Documentos específicos para os Cursos de Mestrado e Doutorado Direto:
– Cópia simples e legível do Diploma de Graduação (frente e verso) ou certificado de conclusão de Graduação obtido em curso reconhecido pelo MEC;

 

Documentos específicos para Curso de Doutorado:
– Cópia simples e legível do Diploma do Título de Mestrado (frente e verso) ou certificado de conclusão de Título de Mestre;
– Caso o candidato não tenha entregado o Diploma de Graduação, frente e verso, (para o curso de Mestrado ou Doutorado Direto) ou o Diploma do Título de Mestrado, frente e verso, (para o curso de Doutorado) no ato da inscrição do processo seletivo deverá entregar até 12 meses da data de sua matrícula inicial.

 

No ato da matrícula ou até 40 (quarenta) dias após a data da matrícula, deverá ser entregue uma cópia impressa e uma cópia digital do projeto de pesquisa, com no máximo 20 páginas contendo: Título (língua portuguesa e inglesa), Resumo, Introdução, Objetivos, Justificativa, Material e Casuística e/ou Métodos, Referências Bibliográficas e Cronograma de execução, assinada pelo orientador e pelo aluno.
– Os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos deverão vir acompanhados do protocolo de submissão do Comitê de Ética em Pesquisa da Unidade ou comprovante da aprovação da coparticipação da instituição sede do pesquisador responsável. No protocolo de submissão deve constar o título do projeto, nome do aluno e do orientador.
– Os projetos de pesquisa que envolvam animais deverão vir acompanhados do protocolo de submissão junto a Comissão de Ética no Uso de Animais da Unidade onde os animais são mantidos vivos, contendo o mesmo título do projeto apresentado.