Formulários

14/05/2020

Matrícula

– Requerimento de Matrícula
– Programa de Estudos – O aluno não poderá se matricular em disciplina iniciada antes da primeira matrícula no programa.
– E-mail institucional, entrar no site da STI/USP, o qual consta o tutorial para criação do e-mail institucional da USP. Logo após a criação, informar a secretaria de pós-graduação para efetivação do e-mail no sistema.

 

Disciplinas

 

Orientadores

 

Créditos

 

Qualificação (Mestrado/Doutorado e Doutorado Direto)

 

Avaliação Adicional (Doutorado e Doutorado Direto)

 

Documentos para Depósito de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado

Conforme Comunicado enviado a todos os pós-graduandos, independente se foram ou não bolsistas da CAPES, deverão colocar nos agradecimentos, a frase descrita abaixo, no idioma do trabalho (português ou inglês):
“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001″, ou
”This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001″

 

Para alunos matriculados a partir 28/05/2019
– Kit Defesa – documentos obrigatórios no ato da defesa – ME
– Kit Defesa – documentos obrigatórios no ato da defesa – DO e DD
– Modelo Apresentação de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Modelo Nova Capa Padrão
– Solicitação para Realização de Defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Autorização de Disponibilização da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Modelo padronização nome arquivos em PDF
– Agendamento da Defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Modelo Procuração para depósito da Dissertação ou Tese de Doutorado
– Modelo carta orientador certificando que o orientando está apto à defesa
– Modelo de ofício para não disponibilização (DOC)
– Ofício de Encaminhamento da Tese ou Dissertação Corrigida (DOC)
– Modelo de Ofício para Solicitação de Prorrogação de Prazo para Disponibilização Portal USP (DOC)
– Confirmação de dados para defesa
– Modelo de Anuência de Depósito pelo Orientador

 

Videoconferência

 

Relatório de Pesquisa e de Desempenho Acadêmico e Científico

Período de entrega: 21 de novembro até as 23:59hs do dia 09 de dezembro de 2022
Endereço de E-mail para envio: ppg.toxrp@usp.br
Informações:
– Todos os relatórios deverão estar assinados pelo aluno e pelo orientador.
– Todos os alunos matriculados no programa: Obrigatório enviar o Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico.
– Alunos que realizaram depósito ou defenderam (qualificação/avaliação adicional ou tese/dissertação) no 2º semestre: Entregar Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico.
– Alunos Bolsistas FAPESP: Entregar Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico e APROVAÇÃO do último relatório de pesquisa da agência.
– Relatório de Pesquisa: deverá conter Título (português e inglês), Resumo, Introdução, Objetivos, Material e Casuística e/Métodos, Resultados, Discussão, Considerações Gerais ou Conclusões, Referência Bibliográfica e Cronograma de atividades, com a descrição das atividades realizadas e do cumprimento das metas planejadas, planejamento ou replanejamento das atividades futuras.
– Relatório de Desempenho acadêmico e científico: deverá conter as seguintes informações: cursos realizados de interesse na pesquisa desenvolvida, trabalhos publicados, participação em Congressos Nacionais e Internacionais, com apresentação de trabalho, realização de doutorado sanduíche e capítulos de livros publicados. O relatório de desempenho acadêmico e científico deverá ser documentado e ser acompanhado da avaliação de seu orientador.
– Instruções para classificação do Estágio de Pesquisa

 

Outros Formulários

 

Aluno Especial

– Requerimento aluno especial
Juntamente com o requerimento, devidamente preenchido, o aluno especial deverá apresentar obrigatoriamente a seguinte documentação:
– Cópia do RG e do CPF (não será aceito CNH);
– Comprovante de aceite do responsável da disciplina (ofício ou email);
– Declaração de matrícula atual e certificada para alunos de graduação da USP;
– Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso), no caso de alunos de pós-graduação.

Para o aluno especial se matricular em disciplina, será cobrada uma taxa de matrícula no valor de R$ 214,00 (duzentos e quatorze reais) por disciplina. Caso o aluno se matricule em mais de 1 (uma) disciplina no semestre, a taxa será cobrada por disciplina. NÃO haverá devolução do valor pago, MESMO se o aluno solicitar o cancelamento de matrícula.
A taxa de matrícula deverá ser paga através de boleto bancário ou transferência bancária ou na Tesouraria da Faculdade, após conferência da documentação. O boleto bancário ou a informação dos dados bancários serão encaminhados por e-mail ao candidato, somente após conferência e validação de toda documentação exigida para aluno especial.
Os requerimentos de matrícula como aluno especial, que optarem pelo pagamento por boleto ou transferência bancária, somente serão efetivadas mediante o encaminhamento do comprovante de pagamento da taxa de matrícula para o e-mail ppg.toxrp@usp.br.
Isenção:
– Alunos de graduação regularmente matriculados na Universidade de São Paulo ficam isentos da cobrança de taxas para matrícula em disciplinas.

 

Aluno Estrangeiro

Site do Escritório Regional da CCInt em Ribeirão Preto e site do Centro de Apoio ao visitante Estrangeiro (CAPEE) com os novos conteúdos.
Solicitar o cadastro do CPF diretamente ao Consulado/Embaixada do Brasil no país onde residam, pois o cadastro do CPF é imediato é também gratuito.
O interessado deve preencher um formulário disponível na página da Receita Federal e, em seguida, procurar um Consulado/Embaixada do Brasil no país onde residam, levando o formulário impresso e um documento pessoal que comprove a nacionalidade, data de nascimento e filiação do estrangeiro (em caso de menores de 16 anos, a documentação necessária deve ser confirmada com o consulado brasileiro).
Formulário eletrônico para inscrição no CPF:
Em Português
Em Inglês
– Em Espanhol

 

Fernanda Almeida
Chefe da Seção Técnica de Apoio ao Visitante Estrangeiro – PUSP-RP
Membro do Grupo Coordenador das Atividades de Relações Internacionais do Campus de Ribeirão Preto da USP – GCARI-RP