Matrícula
– Requerimento de Matrícula
– Atualização de dados pessoais
– Programa de Estudos – O aluno não poderá se matricular em disciplina iniciada antes da primeira matrícula no programa.
– Atualização de dados pessoais
– Programa de Estudos – O aluno não poderá se matricular em disciplina iniciada antes da primeira matrícula no programa.
– Informacões aos alunos ingressantes
– Cartilha para orientação sobre o trabalho com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados (ler a cartilha e entregar o termo de ciência assinado no ato da matrícula)
– Termo de Ciência da Cartilha OGM
– E-mail institucional, entrar no site da STI/USP, o qual consta o tutorial para criação do e-mail institucional da USP. Logo após a criação, informar a secretaria de pós-graduação para efetivação do e-mail no sistema.
– Cartilha para orientação sobre o trabalho com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados (ler a cartilha e entregar o termo de ciência assinado no ato da matrícula)
– Termo de Ciência da Cartilha OGM
– E-mail institucional, entrar no site da STI/USP, o qual consta o tutorial para criação do e-mail institucional da USP. Logo após a criação, informar a secretaria de pós-graduação para efetivação do e-mail no sistema.
Disciplinas
– Inclusão de Disciplina
– Solicitação Credenciamento de Disciplina (Presencial)
– Solicitação Credenciamento de Disciplina (Híbrido ou Não Presencial)
– Of. CoPGr 96/2020 de 09/12/2020 – Orientação para criação de disciplinas não presenciais ou hibridas
– Circ. CoPGr 14/2021 de 09/03/2021 – Orientação para descrição de critérios de avaliação nas disciplinas
– Solicitação Credenciamento de Disciplina (Presencial)
– Solicitação Credenciamento de Disciplina (Híbrido ou Não Presencial)
– Of. CoPGr 96/2020 de 09/12/2020 – Orientação para criação de disciplinas não presenciais ou hibridas
– Circ. CoPGr 14/2021 de 09/03/2021 – Orientação para descrição de critérios de avaliação nas disciplinas
Orientadores
– Solicitação Credenciamento de Orientador Pleno
– Solicitação Recredenciamento de Orientador Pleno
– Solicitação Credenciamento de Orientador Específico
– Solicitação Credenciamento de Coorientador
– Solicitação Recredenciamento de Orientador Pleno
– Solicitação Credenciamento de Orientador Específico
– Solicitação Credenciamento de Coorientador
Créditos
– Requerimento de Crédito Especial
– Solicitação de créditos excedentes para o Doutorado, cursados em disciplinas durante o Mestrado após aprovação na qualificação
– Solicitação de créditos realizados como aluno especial
– Solicitação de convalidação de Disciplina cursada fora da USP
– Solicitação de créditos excedentes para o Doutorado, cursados em disciplinas durante o Mestrado após aprovação na qualificação
– Solicitação de créditos realizados como aluno especial
– Solicitação de convalidação de Disciplina cursada fora da USP
Qualificação (Mestrado/Doutorado e Doutorado Direto)
– Solicitação para realização do Exame de Qualificação de Mestrado
– Solicitação para realização do Exame de Qualificação de Doutorado ou Doutorado Direto
– Modelo da Capa do Relatório de Pesquisa para o Exame de Qualificação de Mestrado
– Formulário de Agendamento do Exame de Qualificação
– Solicitação para realização do Exame de Qualificação de Doutorado ou Doutorado Direto
– Modelo da Capa do Relatório de Pesquisa para o Exame de Qualificação de Mestrado
– Formulário de Agendamento do Exame de Qualificação
Avaliação Adicional (Doutorado e Doutorado Direto)
– Solicitação para realização da Avaliação Adicional
– Modelo da Capa do Relatório de Pesquisa para a Avaliação Adicional
– Formulário de Agendamento da Avaliação Adicional
– Modelo da Capa do Relatório de Pesquisa para a Avaliação Adicional
– Formulário de Agendamento da Avaliação Adicional
Documentos para Depósito de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado
Conforme Comunicado enviado a todos os pós-graduandos, independente se foram ou não bolsistas da CAPES, deverão colocar nos agradecimentos, a frase descrita abaixo, no idioma do trabalho (português ou inglês):
“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001″, ou
”This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001″
“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001″, ou
”This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001″
Para alunos matriculados a partir 28/05/2019
– Kit Defesa – documentos obrigatórios no ato da defesa – ME
– Kit Defesa – documentos obrigatórios no ato da defesa – DO e DD
– Modelo Apresentação de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Modelo Nova Capa Padrão
– Solicitação para Realização de Defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Autorização de Disponibilização da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Modelo padronização nome arquivos em PDF
– Agendamento da Defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Modelo Procuração para depósito da Dissertação ou Tese de Doutorado
– Modelo carta orientador certificando que o orientando está apto à defesa
– Modelo de ofício para não disponibilização (DOC)
– Ofício de Encaminhamento da Tese ou Dissertação Corrigida (DOC)
– Modelo de Ofício para Solicitação de Prorrogação de Prazo para Disponibilização Portal USP (DOC)
– Confirmação de dados para defesa
– Modelo de Anuência de Depósito pelo Orientador
– Kit Defesa – documentos obrigatórios no ato da defesa – ME
– Kit Defesa – documentos obrigatórios no ato da defesa – DO e DD
– Modelo Apresentação de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Modelo Nova Capa Padrão
– Solicitação para Realização de Defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Autorização de Disponibilização da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Modelo padronização nome arquivos em PDF
– Agendamento da Defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
– Modelo Procuração para depósito da Dissertação ou Tese de Doutorado
– Modelo carta orientador certificando que o orientando está apto à defesa
– Modelo de ofício para não disponibilização (DOC)
– Ofício de Encaminhamento da Tese ou Dissertação Corrigida (DOC)
– Modelo de Ofício para Solicitação de Prorrogação de Prazo para Disponibilização Portal USP (DOC)
– Confirmação de dados para defesa
– Modelo de Anuência de Depósito pelo Orientador
Videoconferência
Relatório de Pesquisa e de Desempenho Acadêmico e Científico
Período de entrega: 21 de novembro até as 23:59hs do dia 06 de dezembro de 2024
Endereço de E-mail para envio: ppg.toxrp@usp.br
Informações:
1- Todos os alunos matriculados no programa deverão obrigatoriamente entregar o Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico.
2- Os alunos que ingressaram a partir de 01/07/2024 e os que defenderam ou depositaram o projeto de pesquisa para exame de qualificação (mestrado) ou de avaliação adicional (doutorado/doutorado direto) neste período estão dispensados de entregar o Relatório de Pesquisa, ficando com a obrigatoriedade da entrega do Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico.
3- Os alunos que defenderam após 01/07/2024 deverão entregar apenas o Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico.
Instruções:
– Relatório de Pesquisa deverá conter as seguintes informações: Título (português e inglês), Resumo, Introdução, Objetivos, Material e Casuística e/Métodos, Resultados, Discussão, Considerações Gerais ou Conclusões, Referência Bibliográfica e Cronograma de atividades, com a descrição das atividades realizadas e do cumprimento das metas planejadas, planejamento ou replanejamento das atividades futuras.
– Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico deverá conter as seguintes informações: cursos realizados de interesse na pesquisa desenvolvida, trabalhos publicados, com informações dos (co)autores (nome completo, CPF, e-mail), participação em Congressos Nacionais e Internacionais, com apresentação de trabalho, realização de doutorado sanduíche e capítulos de livros publicados. O relatório de desempenho acadêmico e científico deverá ser documentado e ser acompanhado da avaliação de seu orientador.
Endereço de E-mail para envio: ppg.toxrp@usp.br
Informações:
1- Todos os alunos matriculados no programa deverão obrigatoriamente entregar o Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico.
2- Os alunos que ingressaram a partir de 01/07/2024 e os que defenderam ou depositaram o projeto de pesquisa para exame de qualificação (mestrado) ou de avaliação adicional (doutorado/doutorado direto) neste período estão dispensados de entregar o Relatório de Pesquisa, ficando com a obrigatoriedade da entrega do Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico.
3- Os alunos que defenderam após 01/07/2024 deverão entregar apenas o Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico.
Instruções:
– Relatório de Pesquisa deverá conter as seguintes informações: Título (português e inglês), Resumo, Introdução, Objetivos, Material e Casuística e/Métodos, Resultados, Discussão, Considerações Gerais ou Conclusões, Referência Bibliográfica e Cronograma de atividades, com a descrição das atividades realizadas e do cumprimento das metas planejadas, planejamento ou replanejamento das atividades futuras.
– Relatório de Desempenho Acadêmico e Científico deverá conter as seguintes informações: cursos realizados de interesse na pesquisa desenvolvida, trabalhos publicados, com informações dos (co)autores (nome completo, CPF, e-mail), participação em Congressos Nacionais e Internacionais, com apresentação de trabalho, realização de doutorado sanduíche e capítulos de livros publicados. O relatório de desempenho acadêmico e científico deverá ser documentado e ser acompanhado da avaliação de seu orientador.
Lembramos que todos os relatórios deverão estar assinados pelo aluno e pelo orientador (não aceitaremos relatórios sem assinaturas). AS FORMAS DE ASSINATURAS ACEITAS PELO PROGRAMA SÃO:
– ASSINATURA ELETRÔNICA GOV.BR
– USP ASSINA
– ASSINATURA ELETRÔNICA GOV.BR
– USP ASSINA
Outros Formulários
– Solicitação de Mudança de Orientador
– Solicitação Mudança de nível (Mestrado para Doutorado)
– Solicitação de Trancamento de Matrícula
– Solicitação de credenciamento de coorientador
– Formulário Cadastro Docente Visitante Nacional
– Formulário Cadastro Docente Visitante Internacional
– Solicitação Mudança de nível (Mestrado para Doutorado)
– Solicitação de Trancamento de Matrícula
– Solicitação de credenciamento de coorientador
– Formulário Cadastro Docente Visitante Nacional
– Formulário Cadastro Docente Visitante Internacional
Aluno Especial
– Requerimento aluno especial
Juntamente com o requerimento, devidamente preenchido, o aluno especial deverá apresentar obrigatoriamente a seguinte documentação:
– Cópia do RG e do CPF (não será aceito CNH);
– Comprovante de aceite do responsável da disciplina (ofício ou email);
– Declaração de matrícula atual e certificada para alunos de graduação da USP;
– Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso), no caso de alunos de pós-graduação.
Para o aluno especial se matricular em disciplina, será cobrada uma taxa de matrícula no valor de R$ 214,00 (duzentos e quatorze reais) por disciplina. Caso o aluno se matricule em mais de 1 (uma) disciplina no semestre, a taxa será cobrada por disciplina. NÃO haverá devolução do valor pago, MESMO se o aluno solicitar o cancelamento de matrícula.
A taxa de matrícula deverá ser paga através de boleto bancário ou transferência bancária ou na Tesouraria da Faculdade, após conferência da documentação. O boleto bancário ou a informação dos dados bancários serão encaminhados por e-mail ao candidato, somente após conferência e validação de toda documentação exigida para aluno especial.
Os requerimentos de matrícula como aluno especial, que optarem pelo pagamento por boleto ou transferência bancária, somente serão efetivadas mediante o encaminhamento do comprovante de pagamento da taxa de matrícula para o e-mail ppg.toxrp@usp.br.
Isenção:
– Alunos de graduação regularmente matriculados na Universidade de São Paulo ficam isentos da cobrança de taxas para matrícula em disciplinas.
Juntamente com o requerimento, devidamente preenchido, o aluno especial deverá apresentar obrigatoriamente a seguinte documentação:
– Cópia do RG e do CPF (não será aceito CNH);
– Comprovante de aceite do responsável da disciplina (ofício ou email);
– Declaração de matrícula atual e certificada para alunos de graduação da USP;
– Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso), no caso de alunos de pós-graduação.
Para o aluno especial se matricular em disciplina, será cobrada uma taxa de matrícula no valor de R$ 214,00 (duzentos e quatorze reais) por disciplina. Caso o aluno se matricule em mais de 1 (uma) disciplina no semestre, a taxa será cobrada por disciplina. NÃO haverá devolução do valor pago, MESMO se o aluno solicitar o cancelamento de matrícula.
A taxa de matrícula deverá ser paga através de boleto bancário ou transferência bancária ou na Tesouraria da Faculdade, após conferência da documentação. O boleto bancário ou a informação dos dados bancários serão encaminhados por e-mail ao candidato, somente após conferência e validação de toda documentação exigida para aluno especial.
Os requerimentos de matrícula como aluno especial, que optarem pelo pagamento por boleto ou transferência bancária, somente serão efetivadas mediante o encaminhamento do comprovante de pagamento da taxa de matrícula para o e-mail ppg.toxrp@usp.br.
Isenção:
– Alunos de graduação regularmente matriculados na Universidade de São Paulo ficam isentos da cobrança de taxas para matrícula em disciplinas.
Aluno Estrangeiro
Site do Escritório Regional da CCInt em Ribeirão Preto e site do Centro de Apoio ao visitante Estrangeiro (CAPEE) com os novos conteúdos.
Solicitar o cadastro do CPF diretamente ao Consulado/Embaixada do Brasil no país onde residam, pois o cadastro do CPF é imediato é também gratuito.
O interessado deve preencher um formulário disponível na página da Receita Federal e, em seguida, procurar um Consulado/Embaixada do Brasil no país onde residam, levando o formulário impresso e um documento pessoal que comprove a nacionalidade, data de nascimento e filiação do estrangeiro (em caso de menores de 16 anos, a documentação necessária deve ser confirmada com o consulado brasileiro).
Formulário eletrônico para inscrição no CPF:
– Em Português
– Em Inglês
– Em Espanhol
Solicitar o cadastro do CPF diretamente ao Consulado/Embaixada do Brasil no país onde residam, pois o cadastro do CPF é imediato é também gratuito.
O interessado deve preencher um formulário disponível na página da Receita Federal e, em seguida, procurar um Consulado/Embaixada do Brasil no país onde residam, levando o formulário impresso e um documento pessoal que comprove a nacionalidade, data de nascimento e filiação do estrangeiro (em caso de menores de 16 anos, a documentação necessária deve ser confirmada com o consulado brasileiro).
Formulário eletrônico para inscrição no CPF:
– Em Português
– Em Inglês
– Em Espanhol
Fernanda Almeida
Chefe da Seção Técnica de Apoio ao Visitante Estrangeiro – PUSP-RP
Membro do Grupo Coordenador das Atividades de Relações Internacionais do Campus de Ribeirão Preto da USP – GCARI-RP
Chefe da Seção Técnica de Apoio ao Visitante Estrangeiro – PUSP-RP
Membro do Grupo Coordenador das Atividades de Relações Internacionais do Campus de Ribeirão Preto da USP – GCARI-RP
- ENSINO
- Graduação
- Pós-Graduação
- Comissão de Pós-Graduação
- Serviço de Pós-Graduação
- Programa de Biociências e Biotecnologia
- Programa de Ciências Farmacêuticas
- Programa de Toxicologia
- Histórico e Objetivos
- Corpo Docente e Linhas de Pesquisa
- Corpo Discente e Projetos de Pesquisa
- Processo Seletivo e Matrícula
- Teses e Dissertações
- Pós-Doc (PNPD)
- Editais Print USP/CAPES
- Edital Especial: Convênio Moçambique
- Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD/CAPES)
- Disciplinas
- Regulamento do Programa
- Formulários
- Concessão de Bolsas
- Prêmios
- Infraestrutura
- Defesas
- Diplomas
- Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)
- História da Pós-Graduação
- Regimento e Normas
- Colaboradores Internacionais